Do mesmo modo que a produção textual em jornais, revistas, emissoras de rádio e
de televisão, a redação em assessoria de imprensa também possui parâmetros próprios, os quais são
delimitados de acordo com necessidades específicas (Kopplin; Ferraretto, 2001). O release é uma
ferramenta de comunicação que se destaca nesse contexto. Sobre o release, analise as assertivas
abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É um texto escrito em linguagem e conforme critérios jornalísticos, embora não se espere que
seja aproveitado na íntegra, como texto pronto.
( ) Pode ser redigido em diferentes tipos, como padrão, de opinião, dirigido, especial, artigo,
convocação, cobertura, nota oficial e comunicado.
( ) Tem por função básica levar às redações dos veículos de comunicação notícias que possam servir
de apoio, atração ou pauta, instigando a solicitação de entrevistas ou de informações
complementares.
( ) Trata-se de material de divulgação produzido por assessoria de imprensa e destinado a veículos
de comunicação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) F – V – F – F.
b) V – F – V – V.
c) F – F – V – V.
d) V – V – F – F.
e) V – V – V – V.