Questões de Concursos: Prefeitura de Divinópolis MG

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Divinópolis MG de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q896533 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Instituto Consulplan, 2024

Diversos fatores influenciam a tomada de decisão para a escolha em conhecer um destino turístico. Podemos citar condições econômicas, promoção e divulgação do destino, acessibilidade ao destino, infraestrutura do local e, nos dias atuais, muito fortemente, as tendências sociais. Em uma pesquisa de demanda turística realizada pelo Observatório de Turismo de Minas Gerais, publicada em 2022, a principal motivação entre os entrevistados na cidade de Divinópolis foi:

42 Q896534 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Instituto Consulplan, 2024

O Plano Nacional de Turismo (PNT) é o instrumento que estabelece diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Turismo. O objetivo principal desse documento é ordenar as ações do setor público, orientando o esforço do Estado e a utilização dos recursos públicos para o desenvolvimento do turismo. Dentro das linhas de atuação do plano tem-se marketing e apoio à comercialização, que trouxeram por iniciativa à promoção, em âmbito nacional e internacional, os destinos e os produtos turísticos brasileiros. Sobre as estratégias empregadas para essa promoção, segundo o PNT 2018-2022, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Redefinir os destinos brasileiros prioritários para a promoção nacional e internacional.
( ) Incentivar eventos geradores de fluxo turístico e fortalecer a cooperação na promoção do turismo.
( ) Desenvolver novas ferramentas para armazenamento e divulgação de informações turísticas e mercadológicas dos destinos brasileiros.
( ) Ampliar a utilização da inteligência de mercado no turismo para fins promocionais e promover projetos de relacionamento com a imprensa.

A sequência está correta em

43 Q896535 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Instituto Consulplan, 2024

A Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento elaborado pelo Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento, previsto como uma estratégia de implementação do Programa de Regionalização do Turismo, permite tomar decisões mais acertadas e implementar políticas que respeitem as peculiaridades dos municípios brasileiros.
(Ministério do Turismo – Programa de Regionalização do Turismo.)

A categorização é estabelecida pela Portaria MTUR nº 41/2021, e pode servir para:

1. Otimizar a distribuição de recursos públicos. 2. Orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria de municípios. 3. Auxiliar na atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que é realizada periodicamente. 4. Auxiliar na reflexão sobre o papel de cada município no processo de desenvolvimento turístico regional. 5. Aperfeiçoar a gestão pública, na medida em que fornece aos gestores do Ministério e dos Estados mais um instrumento para subsidiar a tomada de decisão.

Conforme a Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro, o município de Divinópolis está classificado na categoria:

44 Q896552 | Farmácia, Farmacologia Cardiovascular, Farmacêutico, Prefeitura de Divinópolis MG, Instituto Consulplan, 2024

Em Divinópolis, o cardiologista prescreveu isoproterenol para um paciente de 58 anos com arritmia cardíaca. Esse medicamento foi selecionado devido à sua capacidade de ativar diretamente os receptores β1 e β2-adrenérgicos, induzindo uma resposta cardíaca máxima similar à provocada pela epinefrina. Considerando os princípios gerais de farmacologia, um composto que se une a um receptor e desencadeia a máxima resposta biológica possível, replicando a ação de um ligante endógeno, trata-se de agonista:

45 Q870537 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente Funerário, Prefeitura de Divinópolis MG, Instituto Consulplan, 2024

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos após turnê em 2025 Gilberto Gil se despedirá dos palcos em 2025.
A aposentadoria em shows foi confirmada pela assessoria de imprensa de Gil ao Estadão na tarde deste sábado, 29. Gil, de 82 anos, deverá fazer apresentações no Brasil, Estados Unidos e Europa para depois, a exemplo do que já fez Milton Nascimento, continuar na música, mas longe dos shows. O cantor começou a carreira na Bahia, nos anos 1960. A partir de 1965, projetou-se para o Brasil por meio dos festivais de música.
(Disponível em: https://www.folhavitoria.com.br/entretenimento/noticia. Acesso em: junho de 2024.)
Ao longo de mais de 50 anos de carreira, Gilberto Gil lançou discos fundamentais para a música brasileira, entre eles, “Expresso 2222”, “Refavela”, “Refazenda” e “Realce”. Seu último trabalho com músicas inéditas, “Ok, Ok, Ok” foi lançado em 2018. Ao lado de Caetano Veloso, Gal Costa, Tom Zé e Os Mutantes, foi um dos cérebros:

46 Q916403 | Conhecimentos Gerais, Motorista de Veículos Leves, Prefeitura de Divinópolis MG, Instituto Consulplan, 2024

Texto associado.

Trem das onze


Quais, quais, quais, quais, quais, quais

Quaiscalingudum

Quaiscalingudum

Quaiscalingudum


Não posso ficar

Nem mais um minuto com você

Sinto muito amor

Mas não pode ser

Moro em Jaçanã

Se eu perder esse trem

Que sai agora às onze horas

Só amanhã de manhã


Não posso ficar

Nem mais um minuto com você

Sinto muito amor

Mas não pode ser

Moro em Jaçanã

Se eu perder esse trem

Que sai agora às onze horas

Só amanhã de manhã


E além disso mulher

Tem outra coisa

Minha mãe não dorme

Enquanto eu não chegar

Sou filho único

Tenho minha casa pra olhar


(Adoniran Barbosa, 1964.)

Adoniran Barbosa (1910-1982) foi um cantor e compositor brasileiro. “Saudosa maloca” foi seu primeiro sucesso como compositor. “Trem das onze” é mais uma de suas músicas que retrata o cotidiano das camadas mais pobres da população urbana. Foi um dos expoentes do gênero musical brasileiro conhecido como:

47 Q900337 | Enfermagem, Fiscal de Saúde Enfermeiro, Prefeitura de Divinópolis MG, Instituto Consulplan, 2024

Durante a investigação epidemiológica em uma comunidade, o fiscal de saúde enfermeiro identifica um aumento significativo de casos de uma doença transmitida por água contaminada. Qual a ação mais urgente que o fiscal deverá realizar?

48 Q916230 | Texto associado, Ortografia, Agente Funerário, Prefeitura de Divinópolis MG, Instituto Consulplan, 2024

Texto associado.
A última receita

A viúva Lemos adoecera; uns dizem que dos nervos, outros que de saudades do marido. Fosse o que fosse, a verdade é que adoecera, em certa noite de setembro, ao regressar de um baile. Morava então no Andaraí, em companhia de uma tia surda e devota. A doença não parecia coisa de cuidado; todavia era necessário fazer alguma coisa. Que coisa seria? Na opinião da tia um cozimento de alteia e um rosário a não sei que santo do céu eram remédios infalíveis. D. Paula (a viúva) não contestava a eficácia dos remédios da tia, mas opinava por um médico. Chamou-se um médico.
Havia justamente na vizinhança um médico, formado de pouco, e recente morador na localidade. Era o dr. Avelar, sujeito de boa presença, assaz elegante e médico feliz. Veio o dr. Avelar na manhã seguinte, pouco depois das oito horas. Examinou a doente e reconheceu que a moléstia não passava de uma constipação grave.
Uma única razão haveria para que ela aborrecesse o mundo: era se tivesse realmente saudades do marido. Mas não tinha. O casamento fora um arranjo de família e dele próprio; Paula aceitou o arranjo sem murmurar. Honrou o casamento, mas não deu ao marido nem estima nem amor. A ideia de morrer seria para ela não só a maior de todas as calamidades, mas também a mais desastrada de todas as tolices.
Não quis morrer nem o caso era de morte.
A tia era surda, como sabemos, não ouvia nada da conversa entre os dois. Mas não era tola; começou a reparar que a sobrinha ficava mais doente quando se aproximava a chegada do médico. Além disso nutria dúvidas sérias acerca da aplicação exata dos remédios. O certo é porém que Paula, tão amiga de bailes e passeios, parecia realmente doente porque não saía de casa.
Choviam convites de jantares e bailes. A viuvinha recusava-os todos por causa do seu mau estado de saúde.
Foi uma verdadeira calamidade.
Três meses correram assim, sem que a doença de Paula cedesse uma linha aos esforços do médico. Os esforços do médico não podiam ser maiores; de dois em dois dias uma receita. Se a doente se esquecia do seu estado e entrava a falar e a corar como quem tinha saúde, o médico era o primeiro a lembrar-lhe o perigo, e ela obedecia logo entregando-se à mais prudente inação.
Gostavam um do outro sem se atreverem a dizer a verdade, simplesmente pelo receio de se enganarem. O meio de se falarem todos os dias era aquele.
Casaram-se os dois daí a quarenta dias.
Tal é a história da última receita.

(Texto-fonte: Obra Completa, Machado de Assis, vol. II, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. Publicado originalmente em Jornal das Famílias. Em: setembro de 1875.)
Quanto às ideias do texto e estruturas linguísticas, assinale a afirmativa INCORRETA.

49 Q871528 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Motorista de Veículos Leves, Prefeitura de Divinópolis MG, Instituto Consulplan, 2024

“É o chefe do Executivo Municipal, ou seja, a principal autoridade política do município. Cabe a ele administrar os serviços públicos locais, decidindo onde serão aplicados os recursos provenientes dos impostos e dos repasses do estado e da União, quais obras devem ser executadas e programas a serem implantados.” O texto refere-se à função de:

50 Q870525 | Matemática, Razão e Proporção e Números Proporcionais, Agente Funerário, Prefeitura de Divinópolis MG, Instituto Consulplan, 2024

Rafael e Juliana são casados e resolveram sair para comer pizza com um amigo. A despesa total com a noite da pizza foi de R$ 195,00 e, como o amigo do casal comeu apenas 2/5 da pizza, Rafael propôs que ele pagasse apenas a parte da conta que fosse proporcional ao que consumiu. Dessa forma, o amigo do casal deverá pagar a quantia de:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.