Questões de Concursos: Prefeitura de Duas Estradas PB

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81 Q916414 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Texto associado.
A leitura do Texto 3 é necessária para responder à questão.

TEXTO 3

Muito romântica

Por Rosa Amanda Strausz

Comparar seus olhos com um lago não só seria um lugar-comum como uma mentira enorme. Ausentes a placidez, a capacidade de refletir sem deturpar, a calma pantanosa — mãe dos mosquitos e da estagnação, o que restaria ali de lago?
A comparação era um blefe.
Entretanto, estávamos ali, à beira do lago. E entardecia. Eu o amava e julgava finalmente compreender o panteísmo dos poetas românticos. Claro que o mundo era feito à imagem e semelhança do amado e seus olhos eram o lago, porque o mundo era a suprema metáfora dele.
Só muitos anos mais tarde, quando me deparei com a fria realidade das duas pedrinhas emolduradas por grossos aros de plástico, lamentei: infelizmente, amado, você não era a metáfora que eu perseguia.


Fonte: STRAUSZ, Rosa Amanda. Mínimo do mínimo: mais alguns contos de nariz sutil. Rio de Janeiro: Ventania Editorial, 2020.
No texto “Muito romântica”, de Rosa Amanda Strausz, qual é o sentimento da narradora em relação à comparação dos olhos do amado com um lago?

82 Q916416 | Português, Tipologia Textual, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Texto associado.
A leitura do Texto 3 é necessária para responder à questão.

TEXTO 3

Muito romântica

Por Rosa Amanda Strausz

Comparar seus olhos com um lago não só seria um lugar-comum como uma mentira enorme. Ausentes a placidez, a capacidade de refletir sem deturpar, a calma pantanosa — mãe dos mosquitos e da estagnação, o que restaria ali de lago?
A comparação era um blefe.
Entretanto, estávamos ali, à beira do lago. E entardecia. Eu o amava e julgava finalmente compreender o panteísmo dos poetas românticos. Claro que o mundo era feito à imagem e semelhança do amado e seus olhos eram o lago, porque o mundo era a suprema metáfora dele.
Só muitos anos mais tarde, quando me deparei com a fria realidade das duas pedrinhas emolduradas por grossos aros de plástico, lamentei: infelizmente, amado, você não era a metáfora que eu perseguia.


Fonte: STRAUSZ, Rosa Amanda. Mínimo do mínimo: mais alguns contos de nariz sutil. Rio de Janeiro: Ventania Editorial, 2020.
A partir da leitura estrutural dos elementos dessa narrativa, qual é o foco narrativo predominante no texto “Muito romântica”?

83 Q916417 | Português, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

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A leitura do Texto 3 é necessária para responder à questão.

TEXTO 3

Muito romântica

Por Rosa Amanda Strausz

Comparar seus olhos com um lago não só seria um lugar-comum como uma mentira enorme. Ausentes a placidez, a capacidade de refletir sem deturpar, a calma pantanosa — mãe dos mosquitos e da estagnação, o que restaria ali de lago?
A comparação era um blefe.
Entretanto, estávamos ali, à beira do lago. E entardecia. Eu o amava e julgava finalmente compreender o panteísmo dos poetas românticos. Claro que o mundo era feito à imagem e semelhança do amado e seus olhos eram o lago, porque o mundo era a suprema metáfora dele.
Só muitos anos mais tarde, quando me deparei com a fria realidade das duas pedrinhas emolduradas por grossos aros de plástico, lamentei: infelizmente, amado, você não era a metáfora que eu perseguia.


Fonte: STRAUSZ, Rosa Amanda. Mínimo do mínimo: mais alguns contos de nariz sutil. Rio de Janeiro: Ventania Editorial, 2020.
No texto “Muito romântica”, a autora utiliza figuras de linguagem para enriquecer a expressão dos sentimentos da narradora. Qual das alternativas abaixo identifica a figura de linguagem empregada na frase: “Claro que o mundo era feito à imagem e semelhança do amado e seus olhos eram o lago”?

84 Q896506 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

A normatização de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) encontra respaldo legal na Lei nº 13.005/14 que aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2024. Em 2014, já havia se iniciado no Ministério da Educação a elaboração de documentos com vistas a definir “direitos e objetivos de aprendizagem”, conforme assevera a lei do PNE (Silva, 2018). Desse modo, sobre a versão vigente da BNCC, marque a alternativa CORRETA.

85 Q896511 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

De acordo com Bossa (2007), a Psicopedagogia no Brasil possui dois campos de atuação, a Instituição e a Clínica. Nessas duas áreas, “o psicopedagogo, atua intervindo como mediador entre o sujeito e sua história traumática, ou seja, a história que lhe causou a dificuldade de aprender” (Porto, 2006, p. 109). Apesar deste objetivo comum, a prática dentro de cada uma dessas áreas se diferencia consideravelmente. Nesse contexto, a Psicopedagogia enquanto campo do conhecimento científico, pode atuar nas seguintes situações:

I- Estudar a aprendizagem humana de forma interdisciplinar, potencializando e atendendo às necessidades individuais no decorrer do processo.
II- A prática psicopedagógica partiu inicialmente de médico-pedagógico para identificar os problemas de aprendizagem.
III- O trabalho psicopedagógico é de natureza psicométrica e institucional, de caráter preventivo e/ou remediativo.
IV- A intervenção psicopedagógica é sempre da ordem do conhecimento relacionado com o processo de afetividade.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

86 Q897279 | Nutrição, Lipídeos, Nutricionista, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Assinale a seguir o principal local de absorção de nutrientes, tendo sua área absortiva atribuída a seu grande comprimento e à organização do revestimento da mucosa:

87 Q897033 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Muitos produtos naturais são fonte de matérias-primas farmacêuticas, sejam elas utilizadas como adjuvantes farmacêuticos ou como o próprio insumo ativo.
Sobre os produtos naturais de uso farmacêutico, julgue as proposições a seguir:

I- A capsaicina e a pilocarpina são fármacos obtidos de matéria-prima vegetal.
II- Muitos fármacos que não ocorrem na natureza tiveram sua obtenção facilitada a partir de substâncias que puderam ser usadas como precursores na sua síntese, como foi o caso dos fármacos esteroidais.
III- Um exemplo de precursor natural na síntese de fármacos foi o sildenafil, que é um composto da classe dos taxanos.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

88 Q896524 | Direito do Consumidor, Princípios Gerais do Direito do Consumidor, Assessor Jurídico, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Com base nas disposições do Código de Defesa do Consumidor - CDC (Lei nº 8.078/1990) e nas súmulas do Superior Tribunal de Justiça (STJ), analise as assertivas abaixo e identifique a CORRETA.

89 Q916418 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões Sinônimos e Antônimos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Texto associado.
A leitura do Texto 3 é necessária para responder à questão.

TEXTO 3

Muito romântica

Por Rosa Amanda Strausz

Comparar seus olhos com um lago não só seria um lugar-comum como uma mentira enorme. Ausentes a placidez, a capacidade de refletir sem deturpar, a calma pantanosa — mãe dos mosquitos e da estagnação, o que restaria ali de lago?
A comparação era um blefe.
Entretanto, estávamos ali, à beira do lago. E entardecia. Eu o amava e julgava finalmente compreender o panteísmo dos poetas românticos. Claro que o mundo era feito à imagem e semelhança do amado e seus olhos eram o lago, porque o mundo era a suprema metáfora dele.
Só muitos anos mais tarde, quando me deparei com a fria realidade das duas pedrinhas emolduradas por grossos aros de plástico, lamentei: infelizmente, amado, você não era a metáfora que eu perseguia.


Fonte: STRAUSZ, Rosa Amanda. Mínimo do mínimo: mais alguns contos de nariz sutil. Rio de Janeiro: Ventania Editorial, 2020.
No texto “Muito romântica”, as palavras são escolhidas cuidadosamente para expressar as nuances dos sentimentos da narradora. Considerando o contexto, qual das alternativas abaixo apresenta um sinônimo CORRETO para a palavra “placidez” e um antônimo CORRETO para a palavra “fria”?

90 Q896504 | Pedagogia, Práticas Avaliativas: Sujeitos, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

De acordo com Pereira (2005, p. 91), “os desafios no processo de avaliação ainda convergem para a centralidade da concepção classificatória, apesar dos discursos dos professores simularem, muitas vezes, tendências inovadoras.” e segundo Luckesi (2013), esses professores têm diversas possibilidades de utilização dos resultados da aferição do aproveitamento escolar, tais como:

I- Registrá-los, simplesmente, no diário de classe ou caderneta, para que fique claro os estudantes que foram aprovados ou reprovados.
II- Oferecer ao estudante, caso ele tenha obtido uma nota ou conceito inferior, uma oportunidade de melhorar a nota ou conceito, permitindo uma nova aferição, visando à possibilidade de sua aprovação.
III- Atentar para as dificuldades e desvios da aprendizagem dos estudantes e decidir trabalhar com eles para que, de fato, aprendam aquilo que deveriam aprender.
IV- Fazer uma revisão dos conteúdos, na busca de favorecer uma aprendizagem ainda não realizada ou o aprofundamento de determinada aprendizagem.

As possibilidades de utilização dos resultados das avaliações que estão fortemente centradas na concepção classificatória são aquelas descritas apenas nas afirmativas:
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