Questões de Concursos: Prefeitura de Esmeraldas MG

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Esmeraldas MG de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q903705 | Psicologia, Teorias da Personalidade, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Vários autores do campo da psicologia contribuíram para o estudo das teorias da personalidade. Entre esses autores destaca-se Sigmund Freud que, em seus estudos sobre a personalidade, trouxe um conceito de grande relevância sobre “a energia psíquica”, que pode ser acessado no livro de Hall, Calvin S. (2007) Teorias da Personalidade. Sobre a personalidade e a energia psíquica mencionada por Freud na obra citada, analise as afirmativas a seguir.

I. A dinâmica da personalidade consiste na maneira pela qual a energia psíquica é distribuída e utilizada pelo id, ego e superego. Uma vez que a quantidade de energia é uma quantidade limitada, existe uma competição entre os três sistemas pela energia disponível.
II. Um sistema obtém controle da energia disponível à custa dos dois outros sistemas. À medida que um sistema se torna mais forte, os outros dois necessariamente se tornam mais fracos, a menos que uma nova energia seja acrescentada ao sistema total.
III. Originalmente o id possui toda a energia e a utiliza para a ação reflexa e para a realização do desejo por meio do processo primário. Ambas as atividades estão a serviço direto do princípio do prazer, pelo qual o id opera.

Está correto o que se afirma em

22 Q903708 | Psicologia, Gestalt, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Wolfgang Kohler (1887-1967) foi o porta-voz do movimento da Gestalt. Seus livros, escritos com cuidado e precisão, tornaram-se trabalhos-padrão na psicologia da Gestalt. Os estudos de física realizados com Max Planck convenceram Kohler de que a psicologia devia aliar-se à física e que as Gestalten (formas ou padrões) ocorriam não apenas na física, como também na psicologia. (SCHULTZ, Duane P. & Schultz 2006 p. 324.)
Sobre a teoria da Gestalt mencionada anteriormente, é INCORRETO afirmar que:

23 Q903710 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

A trajetória usual do tratamento, na terapia cognitiva, envolve uma ênfase inicial sobre pensamentos automáticos, as cognições mais próximas à percepção consciente. O terapeuta ensina o paciente a identificar, avaliar e modificar seus pensamentos, a fim de produzir alívio de sintomas. (BECK, Judite S. 1997, p. 32.)
Paciente jovem, 32 anos, sexo feminino, solteira, curso superior completo, atua como arquiteta em uma empresa; atualmente reside sozinha. Afirma durante a entrevista psicológica inicial que está se sentindo muito triste e uma imensa sensação de vazio, relatando que qualquer situação em que eu não entendo algo perfeitamente, eu penso que sou burra” e defino para mim que “eu sou uma pessoa incompetente.
Na perspectiva da terapia cognitiva a frase em destaque se refere à:

24 Q882503 | Serviço Social, Serviço Social no campo sócio jurídico, Educador Social, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

A Lei Maria da Penha, nº 11.340/2006, define que a violência doméstica contra a mulher é crime e aponta as formas de evitar, enfrentar e punir a agressão. Também indica a responsabilidade que cada órgão público tem para ajudar a mulher que está sofrendo a violência. Ao se tratar sobre formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, assim como aquela entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria, têm-se, respectivamente, as violências:

25 Q882469 | Serviço Social, Cuidador da Casa Lar, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Mariana é cuidadora em uma Casa Lar e precisa tomar decisões diárias baseadas nos direitos fundamentais estabelecidos pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Em uma situação específica, uma criança sob os seus cuidados expressou o desejo de ser ouvida pela equipe técnica do abrigo em relação a um incidente que vivenciou. Considerando os princípios constitucionais e o papel de Mariana como cuidadora, qual das ações a seguir é INCORRETA?

26 Q882474 | Serviço Social, Cuidador da Casa Lar, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

A Política Nacional para a População em Situação de Rua tem como objetivo garantir os direitos fundamentais da população em situação de rua, promovendo a cidadania, o acesso a serviços públicos e a inclusão social. Essa política é baseada em princípios como o respeito à dignidade da pessoa humana, a valorização da vida, a cidadania e a participação social. Segundo a legislação, tal normativa deve ser articulada entre os diferentes níveis de governo e com a sociedade civil para implementar ações integradas de acolhimento, atendimento, promoção de direitos e reinserção social. Sônia é uma assistente social que atua como assessora técnica no Conselho Municipal de Assistência Social. Recentemente, a Prefeitura identificou um aumento significativo da população em situação de rua no município. A situação se agravou devido à falta de moradia, desemprego e ausência de redes de apoio. Sônia foi encarregada de desenvolver uma proposta de ação que atenda a essa necessidade urgente. Considerando os princípios e diretrizes da Política Nacional para a População em Situação de Rua e a situação identificada no município, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Conselho Municipal de Assistência Social deve colaborar com os órgãos governamentais no planejamento e na execução das políticas para a população em situação de rua, visando à sua efetividade.
( ) A proposta de Sônia pode incluir a celebração de instrumentos de cooperação com organizações locais para desenvolver programas de acolhimento, capacitação profissional e reinserção social.
( ) O foco do Conselho Municipal de Assistência Social deve ser exclusivamente a construção de abrigos temporários, sem se preocupar com a promoção de direitos e reintegração social.

( ) Promover a realização de estudos sobre o aumento da população em situação de rua é uma das atribuições do Conselho Municipal de Assistência Social para subsidiar o planejamento das políticas públicas.
( ) A elaboração de políticas públicas que permitirem a integração e a participação da população em situação de rua no processo social, econômico, político e cultural é um dos objetivos do Conselho Municipal de Assistência Social.

A sequência está correta em

27 Q903723 | Psicologia, CID10 e DSM, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Em um centro de atendimento especializado em autismo, o psicólogo coordena um grupo de apoio para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O grupo reúne pais que enfrentam desafios relacionados à educação, comunicação e adaptação de seus filhos. Essa profissional utiliza estratégias de intervenção em grupo para apoiar os pais. Trata-se de uma característica comum dos grupos vivenciais nesse contexto:

28 Q882476 | Serviço Social, Cuidador da Casa Lar, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Na esteira dos movimentos sociais, o Brasil avançou de forma significativa no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, com a aprovação, pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) em 2000, do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil. Ao aprovar o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, o país reafirma o compromisso de defesa intransigente dos direitos de crianças e adolescentes, sobretudo daqueles que se encontram circunstancialmente em situação de ameaça ou violação ao direito fundamental de desenvolvimento de uma sexualidade segura e saudável. São documentos nacionais e internacionais que compõem o marco normativo do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, EXCETO:

29 Q882477 | Serviço Social, Norma Operacional Básica – NOB/SUAS, Cuidador da Casa Lar, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

As Convenções nº 138 e nº 182 da OIT são importantes instrumentos jurídicos internacionais de prevenção e erradicação do trabalho infantil. Nelas, além da definição das formas de trabalho infantil, recomenda-se a elevação progressiva dos limites de idade mínima para o trabalho e são estabelecidos esforços para que, por meio de políticas públicas, seja garantida a efetiva prevenção e erradicação do trabalho infantil. De acordo com as orientações técnicas de gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no SUAS, são considerados tipos de trabalho infantil, EXCETO:

30 Q882486 | Pedagogia, Educação, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Na vivência escolar, os processos de socialização, interação, cultura, múltiplas linguagens e práticas sociais de educação desempenham um papel central na formação dos estudantes. Esses elementos são essenciais para promover um ambiente de aprendizado inclusivo e dinâmico, onde os alunos não apenas adquirem conhecimentos acadêmicos, mas também desenvolvem habilidades sociais e culturais. Sobre esses temas no contexto escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A socialização na escola é um processo pelo qual os alunos internalizam normas, valores e práticas culturais da sociedade, sendo crucial para sua integração social e desenvolvimento pessoal.
( ) A interação social na escola ocorre apenas entre alunos que compartilham a mesma cultura e valores, sendo limitada por barreiras culturais.
( ) A cultura escolar abrange todos os aspectos da vida social dos alunos, incluindo crenças, costumes, artes, regras e conhecimentos transmitidos no ambiente escolar.
( ) As múltiplas linguagens na escola referem-se apenas aos diferentes idiomas ensinados e falados pelos alunos, não englobando outras formas de comunicação, como a linguagem corporal ou as artes visuais.
( ) As práticas sociais de educação na escola envolvem não apenas as atividades em sala de aula, mas também a participação da família, da comunidade e outras instituições sociais na formação dos alunos.

A sequência está correta em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.