Questões de Concursos: Prefeitura de Esmeraldas MG

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Esmeraldas MG de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q903698 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Entre os séculos XIX e XX, a sociedade assistiu à formação de um consenso sobre a alfabetização e os procedimentos mais eficazes para que ela acontecesse, chegando-se à conclusão de que não deveria fragmentar o ensino da leitura e da escrita, pois ambas deveriam ser estudadas concomitantemente para que o aluno pudesse desenvolver a aprendizagem. (Rodrigues, 2024, p. 424.)

Sobre o ensino da leitura e da escrita no ensino fundamental, é correto afirmar que:

32 Q903724 | Psicologia, Transtornos da Ansiedade, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Mariana, 28 anos, procura ajuda psicológica devido a sintomas persistentes de preocupações excessivas com várias áreas de sua vida, como trabalho, saúde e relacionamentos. Além disso, sente-se fatigada, tensa, inquieta e tem dificuldade em relaxar e se concentrar. Em escuta inicial, a psicóloga que a entrevistou levantou como hipótese diagnóstica Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Para que a psicóloga confirme a hipótese diagnóstica de TAG, é necessário um conjunto de sintomas característicos desse transtorno que são:

33 Q903699 | Pedagogia, Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

A avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino-aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre seu trabalho. Os dados relevantes se referem às várias manifestações das situações didáticas, nas quais o professor e os alunos estão empenhados em atingir os objetivos de ensino. (Libâneo, 2013, p. 217.)

Sobre a avaliação da aprendizagem, assinale a afirmativa correta.

34 Q903709 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

A terapia cognitiva baseia-se no modelo cognitivo, que levanta a hipótese de que as emoções e os comportamentos das pessoas são influenciados por sua percepção dos eventos. Nesse sentido, para os autores dessa teoria não é uma situação por si só que determina o que as pessoas sentem, mas, antes, o modo como elas interpretam uma situação. (BECK, Judite S. Apud, Beck, 1964; Ellis, 1962.)
Sobre o modelo de terapia cognitiva, analise as afirmativas a seguir.

I. O modo como as pessoas se sentem está associado ao modo como elas interpretam e pensam sobre a situação.
II. A situação em si não determina diretamente como eles sentem; sua resposta emocional é intermediada por sua percepção da situação.
III. O terapeuta cognitivo está particularmente interessado no nível de pensamento que opera simultaneamente com o nível mais óbvio e superficial de pensamento.

Está correto o que se afirma em

35 Q882504 | Serviço Social, Política Nacional de Assistência Social – PNAS, Educador Social, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

A assistência social, como política pública de seguridade social, vem passando por profundas transformações a partir da Constituição Federal de 1988. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), por exemplo, foi instituído pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS) em 2004, em torno da função da gestão do conteúdo específico da assistência social no campo da proteção social brasileira. Deve-se considerar que a PNAS tem funções como a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos, e organiza-se sob a forma de sistema público:

36 Q903685 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

A aprovação do ECA – Lei nº 8.069/1990 representou uma grande conquista para os movimentos sociais que lutaram pelos direitos da infância e adolescência brasileira. A sociedade organizou-se para garantir na Lei medidas de proteção aos direitos da população infantojuvenil. O ECA buscou no artigo 227 da Constituição Brasileira as bases para a sua elaboração, ou seja, esse artigo é a fonte primária que dá origem ao Estatuto. O ECA constitui-se importante ferramenta de trabalho para os profissionais da educação em suas ações pedagógicas, como também orienta todo o sistema educacional. É um instrumento que garante as políticas públicas tão necessárias à infância e à juventude em situações de risco e de vulnerabilidade social. A escola, além de instruir e educar, deve assumir, junto com a sua comunidade, a função de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, no que se refere ao direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Visando a pleno desenvolvimento da criança e do adolescente, bem como o preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, torna-se necessário assegurar-lhes, EXCETO:

37 Q903706 | Psicologia, Teorias da Personalidade, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Sobre a dinâmica da personalidade, Jung imaginou a personalidade, ou psique, como um sistema de energia parcialmente fechado. Dizemos que é incompletamente fechado porque a energia de fontes exteriores precisa ser acrescentada ao sistema, por exemplo, pela alimentação. (HALL, Calvin S. 2007, p. 93.)
Sobre a energia psíquica na visão de Jung, pode-se afirmar que:

38 Q882505 | Serviço Social, Serviço Social e Direitos Humanos e Sociais, Educador Social, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Considerando que os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre outros, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os direitos humanos são normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos.
( ) Direitos humanos são indivisíveis. Sejam de natureza civil, política, econômica, social ou cultural, eles são todos inerentes à dignidade de toda pessoa humana.
( ) Todos eles têm valores diferentes como direitos, ou seja, a hierarquia de direitos humanos.

A sequência está correta em

39 Q903690 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

A Base Nacional Comum Curricular – a BNCC possui dez competências gerais. As  competências são definidas como “a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho” (Brasil, 2018). De acordo com o documento, o desenvolvimento dessas competências é essencial para assegurar os direitos de aprendizagem de todos os estudantes da educação básica. Um dos destaques dessas diretrizes é a de número seis, que gira em torno de trabalho e projeto de vida. Uma das habilidades necessárias para essa competência geral da BNCC é que o estudante crie a capacidade de gerir e planejar os próprios desejos e objetivos sociais. Sobre o exposto e, ainda, considerando a competência geral que trata de “trabalho e projeto de vida”, assinale a afirmativa correta.

40 Q903691 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

A gestão da educação, entendida como tomada de decisão, organização, direção e participação, acontece em todos os âmbitos da escola. Segundo Ferreira (2008, p. 08), ela se desenvolve “fundamentalmente, na sala de aula, onde concretamente se objetiva o Projeto Político-Pedagógico não só como desenvolvimento do planejado, mas como fonte privilegiada de novos subsídios para novas tomadas de decisões”. Para Libâneo (2004), a concepção democrático-participativa implica a busca de objetivos comuns pela direção, professores e demais profissionais da educação e a tomada coletiva de decisões que orienta cada um a assumir com responsabilidade sua parte na execução do acordo. Sobre a gestão democrática da aprendizagem na sala de aula, analise as afirmativas a seguir.

I. A aprendizagem dos conteúdos científicos e da vivência no contexto da escola prescinde do diálogo e da tomada de decisões pelo conjunto dos sujeitos envolvidos no processo.
II. O ato educativo é um trabalho pedagógico; não pode ser neutro, pois, se assim o for, torna-se uma prática sem compromisso com a promoção do educando, ou seja, reduz-se à mera transmissão de conteúdos de ensino.
III. A disciplina é fator primordial para que os conteúdos sejam assimilados pelos alunos. Isso requer que o professor, ao planejar a aula, selecione e organize de forma intencional e sistemática os procedimentos que irá utilizar.
IV. A organização da sala de aula para a condução do trabalho didático, especialmente no que se refere à relação humana e à produção de conhecimento, exige do professor, além do domínio dos conteúdos programáticos, algumas atitudes, como autenticidade, cooperação, determinação, solidariedade e respeito mútuo.

Está correto que se afirma em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.