“Miguel (15 meses), segurando uma latinha pequena em altura, apanhou uma bola
de pingue-pongue, colocou-a na lata e fez com ela um movimento circular que produzia um zunido,
observando com atenção a maneira como a bola girava. Aumentou a velocidade do movimento circular
e a bola saltou da lata. Ele recuperou a bola e repetiu o processo” (Goldschmied e Jackson, 2006).
Essa descrição ilustra como a criança tem tempo e espaço para brincar. Nesse sentido, analise as
assertivas abaixo:
I. Além do prazer que a criança tem com os materiais para brincar, o brincar heurístico pode ter um
papel muito importante no desenvolvimento da habilidade de concentração.
II. O docente deve criar espaço e tempo para fomentar o brincar heurístico, oportunizando que a
criança, com os diferentes objetos disponíveis, selecione, compare, discrimine, arrume em série,
faça diferentes movimentos com habilidade de manipulação crescente e satisfação.
III. É importante que o docente entenda o objetivo que ampara esse tipo de brincar, que propõe
enriquecer e desenvolver habilidades na criança, bem como oportuniza substituir o seu trabalho
por alguns momentos.
IV. O papel do docente é muito importante no momento em que o brincar heurístico está
acontecendo, pois, mesmo que surja algum conflito entre as crianças, a sua inatividade nesse
momento precisa ser preservada.
Quais estão corretas?
a) Apenas III.
b) Apenas I e II.
c) Apenas III e IV.
d) Apenas I, III e IV.
e) I, II, III e IV.