Início

Questões de Concursos Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC

Resolva questões de Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q324362 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

o interesse e a curiosidade das crianças pela linguagem escrita, despertados pelo seu convívio com os símbolos gráficos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q324941 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Analise as seguintes afirmações.

I – A Didática contribui para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais.

II – A Didática se realiza por meio de ação consciente, intencional e planejada, no processo de formação humana, estabelecendo-se objetivos e critérios socialmente determinados.

III – Não compete à Didática refletir acerca dos objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ao selecionar os conteúdos e métodos de ensino.

Assinale a opção correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q335907 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Agente de Serviços Gerais, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Uma lanchonete localizada no centro da cidade de Faxinal dos Guedes (SC), vende suas pizzas em pedaços de um quarto (quatro partes) de pizza. Em um certo dia restam cinco pizzas e meia, quantos pedaços ainda poderão ser vendidos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q359134 | Enfermagem, Técnico, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Com relação à verificação dos sinais vitais, ligada às atividades rotineiras de enfermagem, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q651154 | Códigos de Ética, Código de Ética de Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Segundo o Código de Ética da Enfermagem, dentre as proibições aos profissionais estão algumas ações, EXCETO

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q328125 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Muito se tem discutido a respeito do compromisso da escola com a formação de leitores e a alfabetização dos cidadãos. Com relação ao papel da escola para o aprendizado da leitura e escrita, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q322676 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Diante do ambiente de letramento em que vivem, as crianças podem fazer uma série de perguntas, como "O que está escrito aqui?", ou "O que isto quer dizer?", a partir de dois ou três anos de idade. Tais perguntas NÃO pressupõem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q481318 | Geografia, Globalização, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

As estatísticas mundiais mostram que as desigualdades na distribuição da riqueza estão a esforçar-se e que, apesar da intensificação dos fluxos mundiais de capital e de trabalho, da extensão dos mercados, da globalização das políticas e dos progressos nas comunicações, as oportunidades para melhorar os padrões de vida são cada vez mais inacessíveis à maioria da população.

(Hespanha, P. Mal-estar e risco social num mundo globalizado: novos problemas e novos desafios para a teoria social. In: SANTOS, Boaventura de Souza. A Globalização e as Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 2002, p. 161).

Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

1 – O autor, ao afirmar que as desigualdades na distribuição de riqueza estão a esforçar-se, isto é, estão aumentando, refere-se ao continente sulamericano e à África, já que em países desenvolvidos, como os da Europa, esse problema não existe.

2 – A falta de empregos como fruto da globalização gera, em muitos países, uma nova ordem, que compreende o aumento da informalidade, comum no caso brasileiro.

3 – Com a globalização, países que não respeitam os direitos trabalhistas vêm sendo obrigados a aumentar a fiscalização para serem competitivos.

4 – O processo de globalização centra-se nas nações ricas. Já os países pobres, como os da África e alguns da América Central, não se ajustam às exigências do capital.

Assinale a alternativa correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q482614 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

"Do mesmo modo que não há um tempo global, único mas apenas um relógio mundial, também não há um espaço global, mas, apenas, espaços da globalização, espaços mundializados reunidos por redes... as redes são mistas, elas incluem materialidade e ação. A rede técnica mundializada atual é instrumento da produção, da circulação e da informação mundializadas."

(SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo, 2004)

De acordo com o posicionamento do quadro apresentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), assinale a alternativa que relaciona, respectivamente, o conceito, a concepção norteadora e os elementos de aprofundamento da base estrutural da Geografia com o texto descrito acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q368609 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Acerca das vias de administração de medicamentos, assinale a única assertiva incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

21Q320192 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

A equipe do conselho de classe de uma escola de Ensino Fundamental — composta por representantes da direção, da orientação educacional, da coordenação pedagógica e pelo professor regente da turma — resolveu fazer as seguintes recomendações para um aluno da 4.ª série, que apresentava dificuldades de aprendizagem na área de leitura e escrita, e para sua família:

I – procurar um professor particular para reforçar o trabalho realizado em sala de aula;

II – maior empenho do aluno nas tarefas a serem realizadas em casa;

III – retirada da televisão e de sua diversão predileta, pelos pais, até que as dificuldades sejam sanadas pelo aluno.

Com base nessas recomendações, conclui-se que o conselho de classe concebe que a avaliação deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q387782 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Assinale V para verdadeiro e F para falso, de acordo com as proposições a seguir, sobre a arte teatral.

(  ) As fontes de estudo do teatro podem ser encontradas na história do teatro, na encenação, na dramaturgia, na cenografia, além dos métodos de ensino e aprendizagem teatral.

(  ) O teatro no espaço escolar promove oportunidade para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos.

(  ) O jogo teatral é um jogo de construção em que a consciência do "como se" é gradativamente trabalhada, em direção à articulação de uma linguagem artística.

(  ) O teatro favorece aos jovens e adultos estabelecer relação do indivíduo com o coletivo a desenvolver a socialização.

A seqüência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q366340 | Enfermagem, Técnico, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Ao cuidar do paciente é necessário saber que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q325588 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Esse caráter polivalente demanda uma formação bastante ampla do profissional que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q482007 | Geografia, Santa Catarina SC, Agente de Serviços Gerais, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Faxinal dos Guedes é um Município que se destaca no cenário catarinense pelo seu eficiente sistema de saneamento básico urbano. Outra característica importante de Faxinal do Guedes é seu potencial econômico, especialmente, por sua agropecuária e parque industrial. Sobre o Município de Faxinal dos Guedes, analise, sob o enfoque histórico, geográfico, político e econômico, as alternativas seguintes e assinale a opção ERRADA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q388563 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

O Oriente Médio foi uma das regiões mais conflituosas do mundo durante o século XX. Sobre essas guerras, conflitos e interesses, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q325133 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Uma professora planejou ensinar os números a um grupo de crianças com cerca de 4 anos de idade, pois percebeu que elas não contavam usando a seqüência correta dos números. Para favorecer esse aprendizado, começou a ensinar as menores quantidades. Estipulou que a cada dia da semana focalizaria um número (de 1 a 10). Assim, no dia do 2, por exemplo, ela proporia que as crianças contassem a quantidade em diversas atividades diferentes. Posteriormente, ela apresentaria ao grupo um cartaz com o número 2 escrito.

Analisando esse planejamento, é correto definir que a atividade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q321542 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Apresentar ao grupo a conta de dividir e registrá-la no quadro, aproveitando assim para mostrar a todos essa operação e seus procedimentos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q388686 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

"As polêmicas sobre as políticas públicas de ação afirmativa na América Latina remetem-se apenas ao fato dessas terem sido articuladas e implementadas, de maneira coerente e global, nos EUA nos anos 60, como conseqüência da longa luta pelos direitos civis dos negros norte-americanos. O debate, portanto, desconsidera os parâmetros históricos fundantes da adoção dessas políticas, assim encobrindo o fato de que esse tipo de política corretiva surgiu das dinâmicas do processo que conduziu à independência dos países da África, da Ásia, do Caribe e do Pacífico Sul, antes colonizados pela Europa, popularizando-se após a Segunda Guerra Mundial."

(SANTOS, Sales Augusto dos. (org.) Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação, 2005, p. 313.)

Sobre a relação entre as políticas públicas de ação afirmativa e o desenvolvimento social, considere as afirmativas a seguir:

1 – O texto destaca um aspecto pouco explorado no debate sobre a implementação de ações afirmativas nos países periféricos: a articulação dessas políticas públicas de Estado com os processos históricos de descolonização por eles vivenciados.

2 – A aquisição dos direitos civis pelos afro-norte-americanos se tornou possível em função da cordialidade entre as etnias, característica da formação social dos EUA.

3 – No contexto estratégico da definição de políticas de ação afirmativa, sobretudo em países asiáticos e africanos, foi fundamental determinar cotas e medidas específicas para garantir o rápido acesso dos nativos às funções até então monopolizadas pelos europeus.

4 – Nos países que adotaram ações afirmativas para a ocupação de vagas no ensino ou em cargos públicos, percebe-se uma ampliação da dificuldade dos beneficiados pelas cotas em conseguir a sua ascensão social.

 Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q327100 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

A partir de discussões ocorridas em um curso de formação continuada, uma professora, coerente com suas novas concepções construídas no curso, elaborou uma estratégia de trabalho de equipe, a ser desenvolvida com seus alunos, para integrar aspectos afetivos e cognitivos na relação ensinoaprendizagem. Nesse sentido, solicitou que seus alunos escrevessem uma qualidade que percebiam em si mesmos. Depois, distribuiu cartões coloridos para os alunos e formou grupos por cores. Pediu que os alunos observassem as qualidades reunidas em seu grupo e comentassem rapidamente por que se percebiam daquela maneira. Então, distribuiu uma tarefa que envolvia resolução de problemas, para que executassem usando aquelas qualidades que haviam destacado. Em seguida, a turma se organizou em um grande círculo e cada grupo apresentou sua tarefa e as qualidades que haviam utilizado para sua realização. Ao final, houve um debate com a turma, que procurou avaliar a atividade considerando as sensações, os sentimentos e as capacidades cognitivas dos alunos, bem como as dificuldades encontradas ao participar dessa tarefa.

Na estratégia desenvolvida na situação hipotética descrita, a professora não

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.