A discussão pedagógica acerca da inclusão tem
pontuado a importância dos currículos não estarem
apenas centrados na diversidade, mas na diferença,
concebida como processo, com uma pedagogia e
currículo que não se limitam apenas a celebrar a
identidade e a diferença, mas que buscam
problematizá-las. Dessa função social a escola não
pode se furtar porque:
a) é um problema pedagógico e curricular,
exclusivamente pelo fato das crianças em uma
sociedade atravessada pela diferença forçosamente
interagirem com o outro no espaço escolar.
b) propõe um novo arranjo pedagógico, com as
mesmas dinâmicas e estratégias de ensino para todos.
c) a organização do espaço escolar, a eliminação das
barreiras arquitetônicas (escadas, depressões, falta de
contraste e iluminação inadequada), mobiliários, a
seleção dos materiais, as adaptações nos brinquedos e
jogos são instrumentos fundamentais para a prática
educativa inclusiva com qualquer criança pequena.
Apesar de não serem condições prioritárias, são
essenciais na educação e no processo de inclusão de
crianças com necessidades educacionais especiais.
d) em um mundo heterogêneo, o encontro com o outro,
com o estranho, com o diferente é inevitável.