Atente para o seguinte enunciado:
“Oferecer literatura às crianças desde a mais tenra idade é,
pois, colaborar para interações de qualidade e para o seu
desenvolvimento cultural, uma vez que nela podemos ver
materializadas muitas das nuances do ser humano. Ler
para um bebê ou para uma criança pequena se constitui
como uma oportunidade para a criação e fortalecimento de
vínculos”.
BELMIRA; BAPTISTA; GALVÃO, 2017, p. 45, em artigo intitulado: “O
texto ficcional e a experiência literária dos bebês”.
As autoras problematizam a experiência literária dos bebês.
Com base nesse tema, analise as afirmações abaixo: I. Os bebês e crianças bem pequenas não
desenvolvem relação direta com o objeto livro para
a aprendizagem da leitura e decodificação,
compreendendo o recurso apenas como brinquedo
e distração, sem desenvolvimento da linguagem.
II. Os bebês se apropriam do mundo
predominantemente por meio de experiências
corporais. Por isso, é correto afirmar que é pelo
corpo que se inicia a “leitura” do mundo, sendo ele
o primeiro espaço de narração dos bebês. III. Os bebês precisam de narrativas que ampliem sua
imaginação e sua capacidade de atribuir sentidos.
O equilíbrio entre o que a criança pode perceber
sozinha e o que ela pode inferir, adivinhar ou
imaginar é fundamental para a qualidade literária
dos livros para essa faixa etária.
IV. A experiência literária dos bebês se dá,
exclusivamente, por meio das interações entre
adultos e bebês, sons, expressões, gestos,
direcionados ou não por falas.
É correto o que se afirma somente em
a) I e IV.
b) II e III.
c) I e II.
d) III e IV.