Considerando as competências específicas de
Matemática para o Ensino Fundamental de acordo com a
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise os
seguintes itens:
I. Construir argumentos com base em dados,
evidências e informações confiáveis e negociar e
defender ideias e pontos de vista que promovam a
consciência socioambiental e o respeito a si próprio
e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade
de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos
de qualquer natureza.
II. Fazer observações sistemáticas de aspectos
quantitativos e qualitativos presentes nas práticas
sociais e culturais, de modo a investigar, organizar,
representar e comunicar informações relevantes,
para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente,
produzindo argumentos convincentes.
III. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem,
sobretudo, questões de urgência social, com base
em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários, valorizando a diversidade de opiniões de
indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de
qualquer natureza. IV. Interagir com seus pares de forma cooperativa,
trabalhando coletivamente no planejamento e no
desenvolvimento de pesquisas para responder a
questionamentos e buscando soluções para
problemas, de modo a identificar aspectos
consensuais ou não na discussão de uma
determinada questão, respeitando o modo de
pensar dos colegas e aprendendo com eles.
Corresponde a competências específicas da Matemática
somente o que consta em
a) I, II e IV.
b) II, III e IV.
c) I, III e IV.
d) I, II e III.