Considere a atividade a seguir, usualmente conhecida
como “Teste das quatro palavras e uma frase”:
PROVA DAS QUATRO PALAVRAS E UMA FRASE
1. Fase de preparação: escolha quatro palavras de
mesmo valor semântico. Formule (ou peça para a
criança criar) uma frase com uma dessas palavras
escolhidas.
2. Fase de aplicação: incentive o/a entrevistado/a para
a escrita (pedir para que ele/ela escreva do jeito que
sabe).
Dite as quatro palavras. Depois, dite a frase
formulada com uma das quatro palavras.
Durante a aplicação você deve ir perguntando e
anotando as respostas dadas:
- De quantas letras você acha que vai precisar para
escrever a palavra (antes dele/dela escrever a
palavra solicitada)?
- Quantas vezes você abre a boca para dizer a palavra
(também antes dele/dela escrever)?
- O que você escreveu?
- Como você lê essa palavra? (pedir para ler
apontando – mostrando com o dedo – o que
escreveu).
3. Fase de análise: procure verificar os seguintes
aspectos:
- Se a escrita se relaciona à grafia e ao som
convencional das letras;
- Se uma letra ou sinal gráfico escrito corresponde a
uma palavra inteira;
- Se, na escrita, há a interferência do tamanho do
objeto (se o objeto for pequeno, usa letra pequena
ou poucas letras etc.);
- Se, para cada sílaba da palavra ditada, o(a)
entrevistado(a) escreve uma letra ou um sinal
gráfico;
- Se, para cada palavra da frase, o(a) entrevistado(a)
escreve uma única letra ou um sinal gráfico;
- Se, na escrita, existe correspondência entre som e
letra e entre som e sílaba;
- Se o(a) entrevistado(a) distingue a letra da sílaba e
da frase;
- Se o(a) entrevistado(a) percebe que as letras se
diferenciam entre si;
- Se o(a) entrevistado(a) percebe que cada sílaba
pode possuir uma, duas, três, quatro ou cinco letras. Fonte: Emilia Ferreiro e Ana Taberosky (1986) adaptada por
Ana Iorio Dias (2001) O teste acima pode ser aplicado para o desenvolvimento de
habilidades atreladas ao Ensino de Língua Portuguesa nos
anos iniciais do Ensino Fundamental, definidas no âmbito
da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Considerando
essas habilidades, analise os seguintes itens: I. Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras
e frases de forma alfabética – usando
letras/grafemas que representem fonemas;
II. Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas,
partes de palavras) com sua representação escrita;
III. Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas
imprensa e cursiva;
IV. Declamar poemas, com entonação, postura e
interpretação adequadas.
Faz parte das habilidades desenvolvidas no “Teste das
quatro palavras e uma frase” o que consta em
a) I, III e IV apenas.
b) II e IV apenas.
c) I, II, III e IV.
d) I, II e III apenas.