Questões de Concursos: Prefeitura de Lagoa Seca PB

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Lagoa Seca PB de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q904243 | Química, Interações Atômicas: Ligações Iônicas, Professor de Ciências Físicas e Biológicas, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Átomos se combinam para formar moléculas e compostos iônicos, compartilhando ou transferindo elétrons de valência. A partir deste contexto, analise as proposições a seguir.


I- Nos organismos, as ligações químicas mais fortes são majoritariamente covalentes, que unem os átomos para formar as moléculas da célula.


II- Ligações covalentes são aquelas em que há o compartilhamento, por dois átomos, de um par de elétrons de valência, como no caso da molécula de hidrogênio.


III- Ligações iônicas são aquelas em cátions e ânions se atraem, como no caso do cloreto de sódio.


É CORRETO o que se afirma em:

22 Q882232 | Noções de Informática, Nuvem "cloud computing" e "cloud storage", GSF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Qual das seguintes alternativas descreve CORRETAMENTE uma vantagem do armazenamento de dados na nuvem em relação ao armazenamento local?

23 Q904561 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Raja Gabaglia e Delgado de Carvalho desempenharam um papel fundamental na Geografia escolar. Uma das participações foi a elaboração do currículo do Colégio Pedro II. Sobre o papel de Raja Gabaglia e Delgado de Carvalho na Geografia escolar, assinale a alternativa CORRETA:

24 Q904245 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Professor de Ciências Físicas e Biológicas, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A poluição causada pela queima do combustível fóssil, além de causar problemas de saúde pública em humanos, pode gerar desequilíbrio em ecossistemas aquáticos. A partir deste contexto, analise as proposições a seguir.


I- O processo de acidificação dos oceanos é resultante do processo em que o dióxido de carbono lançado na atmosfera se dissolve e reage com a água para formar ácido carbônico, diminuindo o pH dos oceanos.


II- Uma vez que o pH interno da maioria das células vivas é próximo a 7, uma mudança provocada por este tipo de poluição, ainda que pequena, pode ser prejudicial aos seres que habitam os oceanos.


III- Ácidos são substâncias que aumentam a concentração do íon hidrogênio de uma solução, já que quando os ácidos se dissolvem na água doam H adicionais para a solução.


IV- Este tipo de poluição faz com que os íons carbonatos fiquem menos disponíveis nos oceanos para a calcificação de organismos marinhos, tais como os corais e animais produtores de conchas.


É CORRETO o que se afirma em:

25 Q904281 | Pedagogia, Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A avaliação da aprendizagem escolar mediadora exige o uso de instrumentos que sejam pertinentes a esta proposta. Dentre os instrumentos de avaliação, os registros de acompanhamento adquirem seu real sentido quando:

26 Q904284 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A avaliação da Educação Básica no Brasil se realiza por meio de exames, a cargo do INEP. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que contempla os exames destinados a avaliar competências do público do Ensino Fundamental:

27 Q903702 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Texto associado.

Para responder a questão, leia o texto II.


TEXTO II


Uma professora, após definir os objetivos educacionais de uma unidade didática para ser implementada na escola, passou a se dedicar ao planejamento e elaboração das atividades e provas que deveriam ser realizadas para viabilizar a avaliação dos processos de ensino e aprendizagem que aconteceria nesse contexto. No sentindo de realizar essas atividades docentes de maneira mais segura, ela se apoiou nas ideias de Libâneo (2014), de modo a relembrar o conceito e as funções da avaliação na prática escolar. Com essa proposta, a professora além de pensar em atividades e provas que seriam aplicadas no início, durante e no final da unidade didática, também aprimorou os objetivos educacionais anteriormente definidos. Dessa forma, ela ficou mais confiante de que a avaliação que pretendia realizar cumpriria com as suas funções.

A partir do contexto do Texto II, uma recomendação inequívoca para a professora sobre a avaliação na prática escolar é:

28 Q882228 | Sistemas Operacionais, GSF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Qual das seguintes alternativas descreve CORRETAMENTE a função do kernel em um sistema operacional?

29 Q904279 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

As proposições contraditórias que porventura possam surgir no processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico, assentado no método de planejamento participativo, podem ser:

30 Q905568 | Psicologia, Transtornos Neurocognitivos, CAPS, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) surgiu no século XX, como o primeiro transtorno psiquiátrico a ser diagnosticado e tratado em crianças. A manifestação do TDAH é acompanhada do surgimento de um quadro sintomático que é interpretado como critério para a formulação do diagnóstico. Esse quadro sintomático é dividido topologicamente em três subdivisões pelo DSM-5 (APA, 2014).

Fonte: American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5 (5a ed.). Porto Alegre, RS: Artmed, 2014.

I- A primeira faz referência à apresentação conjugada que se assinala com o preenchimento da desatenção e hiperatividadeimpulsividade. A segunda refere-se ao aspecto predominante desatento que se alude ao aspecto da falta de atenção, que muitas vezes não se associa à hiperatividade-impulsividade. A terceira, apresentação predominante-hiperativa/impulsiva que se distingue com o aparecimento da particularidade da hiperatividade-impulsividade, apresentando a desatenção.


II- A primeira faz referência ao transtorno bipolar. A segunda se refere ao pânico constante. Na terceira, predomina o estresse póstraumático.


III- A primeira se refere à desatenção. A segunda faz referência à depressão, ansiedade, desordens obsessivo-compulsivas e somatização.


IV- A primeira se refere a desordens de comportamento disruptivo. A segunda faz referência a transtornos de conduta-agressividade a pessoas e animais, e comportamento transgressor. A terceira apresenta transtornos do desenvolvimento, como, por exemplo, problemas de aprendizagem.


É CORRETO o que se afirma em:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.