Questões de Concursos: Prefeitura de Macaparana PE

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Macaparana PE de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q700001 | Direito Administrativo, Princípios das licitações, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Macaparana PE, IDHTEC

Texto associado.
Analise as proposições e faça a associação correta.

I. Princípio da Legalidade
II. Princípio da Impessoalidade
III. Princípio da Supremacia do Interesse Público
IV. Princípio da Publicidade
V. Princípio da Economia
VI. Princípio da Eficiência
VII. Princípio da Autotutela


( ) Determinado servidor público, no exercício de suas funções, tem a oportunidade de agilizar determinada demanda de certo cidadão por quem tem muito apreço, em detrimento de outros cidadãos. Todavia, essa conduta lhe é vedada, sobretudo por força de qual princípio que rege a administração pública? 

( ) Determinado servidor público, em atuação em determinado processo de licitação para aquisição de material de escritório, com o objetivo de beneficiar determinada empresa, pretende suprimir as publicações do edital de convocação para a referida licitação. Essa conduta do servidor público, além de estar em desobediência à Lei de Licitações, fere principalmente qual princípio da administração pública?
( ) O prefeito de determinado município comprou um carro novo para seu uso pessoal, tendo usado os seus recursos próprios, sem qualquer ilegalidade. O referido prefeito gostou tanto do modelo de seu carro que pretende determinar que toda a frota da prefeitura seja substituída exclusivamente pelo referido modelo. Ocorre que, apesar de o prefeito, em sua seara privada, poder escolher que modelo de carro utilizar, na seara pública, os agentes públicos só poderão praticar atos que sejam autorizados por lei. Qual o princípio da administração pública que determina esta distinção?

( ) O prefeito de determinado município resolve desapropriar um imóvel em determinado bairro da cidade para utilizá-lo para construção de uma escola municipal, já que naquele bairro ainda não havia nenhuma escola. Qual o principal princípio da administração pública que fundamenta esta decisão do prefeito?

Assinale a única alternativa que indica os princípios que respondem as proposições corretamente:

22 Q701408 | Direito Administrativo, Princípios das licitações, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Macaparana PE, IDHTEC

Com relação às licitações, não se pode a

23 Q704403 | Português, Verbo, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Macaparana PE, IDHTEC

Leia o trecho e depois assinale a sequência correta:

“Colégios e universidades fazem parceria para aulas optativas no Ensino Médio. Com metodologia parecida ___________ da graduação, disciplinas extras funcionam como um primeiro contato com o ensino superior e atrai os alunos. Esse tipo de tarefa já ___________parte de vestibulares modernos, como o do INSPER. A dificuldade hoje é que ___________ um leque de opções maior, e isso implica ter mais dúvidas. Na mídia ___________ havendo bombardeios diários de que daqui ___________ 20 anos nenhum curso de graduação que ___________ hoje vai continuar existindo, o que cria um clima de ansiedade nos alunos.” (Estadão, 01/04/2019)

24 Q698827 | Português, Pontuação, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Macaparana PE, IDHTEC

Em qual dos trechos a seguir a vírgula foi empregada em desacordo com a norma culta da língua:

25 Q699082 | Direito Administrativo, Licitações Públicas Lei 8666 93, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Macaparana PE, IDHTEC

Texto associado.
Sobre os procedimentos licitatórios, julgue os itens a seguir. 
I. Em regra, as licitações devem ser realizadas no local onde se situar a repartição interessada. 
II. É possível a habilitação de licitantes cuja sede seja situada em locais diversos daquele onde será realizada a licitação. 
III. Numa licitação para construção de creche municipal financiada com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deverá ocorrer a publicação do aviso contendo o resumo do edital no Diário Oficial da União, no mínimo por uma vez. 
IV. No aviso de licitação deverá constar o local onde os interessados poderão ter acesso ao edital da licitação. 
V. Quando a licitação for realizada no mesmo local da repartição interessada, não há exigência legal de publicação do aviso em jornal de grande circulação ou diário oficial, bastando para a divulgação a fixação do aviso nos quadros da própria repartição. 


Quanto aos itens anteriores, é correto a

26 Q706260 | Português, Interpretação Textual, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Macaparana PE, IDHTEC

Texto associado.
OMS divulga relatório sobre mortes no trânsito e sugere redução de velocidade em áreas urbanas
Os acidentes de trânsito matam cada vez mais pessoas em todo o planeta, com 1,35 milhão de óbitos por ano, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS), preocupada com a falta de medidas de segurança nos países mais pobres. 
Em seu relatório mundial sobre segurança nas estradas, a OMS afirma ainda que os acidentes de trânsito são atualmente a principal causa de morte entre crianças e jovens com idades entre 5 e 29 anos. 
"Estas mortes representam um preço inaceitável para a mobilidade", afirmou o diretor geral da OMS, dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, em um comunicado. 
"Não há desculpa para a passividade. Este relatório é um apelo aos governos e seus sócios para que adotem medidas muito mais importantes", completou. 
A OMS destaca, no entanto, que "as taxas de mortalidade em relação ao tamanho da população mundial estabilizaram nos últimos anos", o que sugere que "os esforços em segurança de trânsito em alguns países de renda média e alta mitigaram a situação". 
Analistas atribuem os resultados positivos em grande parte a legislações mais severas relacionadas aos principais riscos no trânsito, como a velocidade, o consumo de álcool, a direção perigosa e a ausência de cintos de segurança, capacetes de motociclistas ou cadeirinhas para crianças. 
A OMS também ressalta a importância de infraestruturas mais seguras, como pistas reservadas para ciclistas e motociclistas, assim como de reforçar as condições de segurança dos veículos, como o controle eletrônico da estabilidade e dos freios.
O risco de morte nas estradas continua sendo três vezes maior nos países pobres em comparação às nações mais ricas, com as taxas mais elevadas de mortalidade na África (26,6 para cada 100.000 habitantes) e as menores na Europa (9,3 para cada 100.000 habitantes). 
Brasil e redução de velocidade 
O relatório faz importantes atribuições ao Brasil, como a redução de mortes no trânsito após a instauração de leis mais rígidas contra a união de álcool e direção (Lei Seca) e o início da obrigatoriedade de freios ABS em todas as motos do mercado a partir de 2019. 
Por outro lado, coloca o país na pior classificação referente ao limite de velocidade em áreas urbanas. A Organização sugere que todas as cidades do mundo adotem velocidades máximas de 50 km/h nas áreas urbanas e 30 km/h em áreas residenciais e/ou com grande circulação de pessoas. 
(France Presse e G1 07/12/2018 11h10 in: https://g1.globo.com/carros/noticia/2018/12/07/oms-divulga-relatorio-sobre-mortes-no-transito-e-sugere-reducao-de-velocidade-em-areas-urbanas.ghtml)
"Estas mortes representam um preço inaceitável para a mobilidade" Segundo a mensagem contida no trecho:

27 Q701329 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Macaparana PE, IDHTEC

No tocante aos pareceres, assinale a alternativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.