Segundo Libâneo, em seu livro "Didática", o planejamento do professor é essencial para a
organização e efetividade do processo de ensino-aprendizagem. Ele defende que um bom
planejamento permite ao educador estabelecer objetivos claros, selecionar conteúdos relevantes,
definir métodos e estratégias didáticas adequadas e avaliar continuamente o progresso dos alunos.
Sobre o planejamento do professor, é correto afirmar que:
a) O planejamento da rotina diária do professor deve ser flexível, permitindo ajustes conforme a
necessidade dos alunos e imprevistos que possam surgir.
b) A sequência didática deve ser flexível, sem possibilidade de alterações, para garantir a
linearidade do ensino, pois já prevê a imprevisibilidade.
c) O projeto didático deve ser construído de forma única, obedecendo uma sequência didática pelo
professor, com a necessidade de interação com outros docentes ou a comunidade escolar.
d) A rotina de aula deve ser mantida exatamente igual todos os dias, para garantir a previsibilidade
e estabilidade para os alunos, pois já prevê a imprevisibilidade.
e) O planejamento da rotina diária do professor deve ser flexível e a sequência didática deve
sempre seguir uma abordagem de construção de conhecimento, onde todas as etapas são seguidas,
independentemente das necessidades dos alunos.