Questões de Concursos: Prefeitura de Nova Itaberaba SC

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Nova Itaberaba SC de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q882456 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Agente de Manutenção e Conservação, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Sobre as Eleições Municipais de 2024, assinale a alternativa incorreta:

42 Q911391 | Inglês, Professor de Inglês, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Read.

Teens feel more complex feelings more deeply
Once puberty has started, the characters that make up Riley’s emotions find that pressing any buttons gets a bigger reaction. And psychologically, that makes sense.
“One of the main features of emotional development in adolescence is this easy arousability of both positive and negative emotions,” Steinberg said. Their feelings are stronger than those of either children or adults.
And in adolescence, the brain has developed more of a capacity for abstract thought, bringing with it more complex emotions, said Damour, author of “The Emotional Lives of Teenagers: Raising Connected, Capable, and Compassionate Adolescents.”
They have more anxiety because they can more easily imagine future problems. They become more embarrassed because they better understand what others may be thinking of them. They become envious because they can see comparisons better between themselves and others, she added.
And ennui isn’t just a funny side effect. Acting like they don’t care is often an important escape hatch for teens in a social conundrum, Damour said.
“These are sophisticated emotions that require neurological development to come on the scene,” she said.

Available at: https://edition.cnn.com/2024/06/15/entertainment/teen-emotions-inside-out-wellness/index.html. Accessed: July 23, 2024.


It is possible to affirm that the term “has developed” extracted from the passage above is classified as

43 Q911392 | Inglês, Verbos frasais | Phrasal verbs, Professor de Inglês, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Read the following headline.
“Roma’s friendly with Toulouse called off due to concerns of public order”
Available at: https://romapress.net/romas-friendly-with-toulouse-called-off-due-to-concerns-of-public-order/. Accessed: July 23, 2024.


Identifying phrasal verbs and their meanings when reading a text plays an important role in reading comprehension. A suitable synonym for the PHRASAL VERB presented in the headline above is:

44 Q911394 | Inglês, Professor de Inglês, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Read.
I. ZERO CONDITIONAL: If you don’t study it, you fail. II. FIRST CONDITIONAL: If you don’t study it, you’ll fail. III. SECOND CONDITIONAL: If you didn’t study it, you would fail. IV. THIRD CONDITIONAL: If you hadn’t studied, you would’ve failed.
Now mark the correct option.

45 Q911401 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Sobre os conceitos de língua e ensino da língua, alfabetização e letramento, assinale a alternativa correta:

46 Q911406 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Sobre o Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental, assinale a alternativa correta:

47 Q911412 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

O livro Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica (2018), de José Manuel Moran, explora como as tecnologias digitais podem transformar o processo de ensino e aprendizagem. Morananalisa o impacto das novas ferramentas tecnológicas na prática pedagógica, defendendo que essas tecnologias oferecem oportunidades para uma mediação mais dinâmica e interativa. Sobre o uso de mídias, comunicação e tecnologias na educação, analise as afirmativas abaixo:

I. As mídias digitais podem ser utilizadas para promover a personalização do ensino, permitindo que os alunos aprendam no seu próprio ritmo.

II. A comunicação mediada por tecnologia contribui significativamente para a colaboração entre alunos e professores no que tange a aprendizagem sobre meios de comunicação.

III. As tecnologias educacionais podem facilitar a inclusão de alunos com necessidades especiais, oferecendo recursos adaptados.

IV. O uso de mídias sociais em contextos educativos possui potencial para engajar os alunos em atividades de aprendizagem, bem como, para atividades de pesquisa e entretenimento que favorece o uso de celular nas aulas para encontrar respostas e soluções imediatas.

V. A formação continuada de professores em tecnologias educacionais é essencial para o sucesso da integração dessas ferramentas no ambiente escolar.


Assinale a correta:

48 Q911415 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

A infância é uma fase crucial e singular na educação básica, caracterizada por suas próprias necessidades, capacidades e potencialidades. Diferente de uma mera preparação para a vida adulta, a infância deve ser valorizada como um período de desenvolvimento integral, onde as experiências, brincadeiras e interações sociais desempenham papéis fundamentais. As práticas pedagógicas devem respeitar e promover a autonomia, criatividade e individualidade das crianças, criando um ambiente acolhedor e estimulante que favoreça o crescimento emocional, cognitivo e social. Essa abordagem reconhece a infância como uma etapa essencial e distinta, com características próprias que requerem atenção e métodos educativos específicos. Sobre a infância e sua singularidade na educação básica, assinale a alternativa correta:

49 Q911418 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor Educação Física, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

No contexto da Educação Física Escolar, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a Dança como uma prática corporal significativa. A Dança é valorizada não apenas como uma atividade física, mas também como uma forma de expressão artística e cultural. A BNCC considera a dança uma ferramenta para o desenvolvimento da consciência corporal, da coordenação motora, da musicalidade e da expressão de sentimentos e ideias. Nesse sentido, considerando o que trata a BNCC (2017), referente a Unidade Temática Danças, assinale a alternativa que contempla o objeto de conhecimento correto para o 7º ano do ensino fundamental:

50 Q911423 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor Educação Física, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Considere as afirmações abaixo sobre o desenvolvimento das habilidades motoras em crianças e identifique a alternativa correta:

I. O desenvolvimento das habilidades motoras segue uma sequência previsível e uniforme, sendo igual para todas as crianças independentemente de suas experiências e contexto social.

II. As habilidades motoras grossas, como correr e pular, geralmente se desenvolvem depois das habilidades motoras finas, como segurar um lápis e abotoar uma camisa.

III. Intervenções pedagógicas específicas podem acelerar o desenvolvimento de habilidades motoras, especialmente quando iniciadas em idades pré-escolares.

IV. O desenvolvimento motor é linear e constante, sem períodos de aceleração ou desaceleração significativos ao longo da infância.


Assinale a alternativa correta:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.