Leia o trecho a seguir, referente as Abordagens da Educação Física:
“Atualmente coexistem na área várias abordagens do ensino de Educação Física, todas elas tendo
em comum a tentativa de romper com o modelo anterior, fruto do esforço de estudiosos pós década
de 1980. Essas abordagens resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e
concepções filosóficas. Todas essas correntes têm ampliado os campos de ação e reflexão para a
área, o que a aproxima das ciências humanas. Embora contenham enfoques diferenciados entre si,
com pontos por vezes divergentes, muitas têm em comum a busca de uma Educação Física que
articule as múltiplas dimensões do ser humano.”
Freitas, M.C., Rinaldi, I.P.B. ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PÓS
DÉCADA DE 1970. Caderno Técnico – Educação Física. Governo do Estado do Paraná. 2008.
Tendo por base o texto acima, assinale a alternativa correta referente como as abordagens
contemporâneas no ensino de Educação Física diferem dos modelos e práticas anteriores:
a) As abordagens contemporâneas enfatizam exclusivamente o desenvolvimento físico, enquanto o
modelo anterior focava no desenvolvimento holístico do ser humano.
b) As abordagens contemporâneas buscam integrar as dimensões física, social e emocional do ser
humano, enquanto o modelo anterior era mais completo devido ao desenvolvimento técnico em
esportes específicos.
c) As abordagens contemporâneas priorizam atividades recreativas, enquanto o modelo anterior era
centrado apenas em esportes competitivos.
d) As abordagens contemporâneas são baseadas em teorias psicológicas e sociológicas, enquanto o
modelo anterior era puramente filosófico e espiritual.
e) As abordagens contemporâneas buscam integrar as dimensões física, social e emocional do ser
humano, enquanto o modelo anterior era mais restrito ao desenvolvimento técnico em esportes
específicos.