Questões de Concursos: Prefeitura de Palmas TO

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21 Q881212 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Segundo o art. 5º da LDB (1996), “o acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo”. Diante dessa informação, assinale a alternativa CORRETA que corresponda à competência dos Estados e Municípios, em regime de colaboração, e com assistência da União:

22 Q911199 | Física, Física Atômica e Nuclear, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Desde a descoberta dos raios-X, em 1895, a radiação ionizante é aplicada em diversos espaços em nossa sociedade, passando desde a indústria, a medicina, a construção e a engenharia civil, mas, também, no espaço escolar. O professor de Ciências do 9º ano, Cleber, ao lecionar na Escola Municipal Benedito Galvão, quis mostrar a aplicabilidade da radiação ionizante e da energia nuclear no espaço escolar para além do conhecimento de senso comum que as estudantes apresentavam pensando que ambos estavam ligados a bombas nucleares e ao câncer, como fora associado no passado. Professor Cleber lembrou do acidente radiológico de Goiânia/GO causado pela violação do Césio (Cs137). Logo, sobre a radiação ionizante e energia nuclear é INCORRETO afirmar que:

23 Q911190 | Inglês, Plural dos substantivos | Plural of nouns, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso de acordo com o plural dos substantivos.
( ) Similar kinds of analyses can diagnose two other forms of complexity. (Times, Sunday Times, 2009). ( ) The sanctuary needed more humdrum fowl, more farmyard ducks and geese. (Ballard, J. G. Rushing to Paradise, 2002). ( ) The animals closely resemble wolfes, howl, and are more likely to be aggressive. (Times, Sunday Times, 2012). ( ) The iris of their eyes have an unusual lacy appearance. (Wills, C. The Runaway Brain: the Evolution of Human Uniqueness, 1993). ( ) Your older brother has been thrown in jail for his political beliefs. (Times, Sunday Times, 2007).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

24 Q911202 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

“Cartago ficava no litoral mediterrâneo, perto da atual Túnis, defendida por um sólido circuito de muros com perímetro de 35 quilômetros (os muros que Roma construiu após a invasão dos gauleses tinham menos que a metade disso). Apenas quando Cipião Emiliano isolou a cidade do mar, cortando o acesso a suprimentos, foi que, depois de dois anos de cerco, os romanos conseguiram fazer o inimigo se render e então tomaram a cidade de assalto
Fonte: BEARD, Mary. SPQR: uma história da Roma antiga. São Paulo: Planeta, 2023, p. 205.
A partir da conquista de Cartago, Roma expande o seu domínio, contrapondo sua cultura e poderio militar no Mediterrâneo. A conquista final de Cartago ocorreu durante:

25 Q911187 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A sintaxe é uma área da linguística que analisa como as palavras e frases são organizadas para criar sentenças gramaticalmente corretas.
Com base na definição apresentada, analise a sentença a seguir:
John sent me a letter.
Assinale a alternativa que apresenta a estrutura CORRETA da sentença.

26 Q911188 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Analise as sentenças e selecione a opção que apresenta a conjugação INCORRETA do tempo verbal perfeito.

27 Q878335 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre falhas, defeitos, ilicitudes e riscos na fabricação, transporte, estocagem e comercialização de alimentos:


I. contaminação cruzada ocorre quando micro-organismos presentes em utensílios, equipamentos, vestuário ou alimentos contaminados têm contato com alimentos não contaminados. Por exemplo, contato direto ou indireto entre alimentos crus e cozidos.
II. após a abertura da embalagem original de um alimento, caso o produto não seja utilizado em sua totalidade, como a farinha de trigo, esta deve ser transferida para recipientes adequados e limpos como vasilhas plásticas ou de vidro com tampas ou, no caso de produtos cárneos, embalagens plásticas transparentes de primeiro uso. A embalagem deve ser identificada com o nome do produto, data de abertura da embalagem e data de validade após aberto.
III. ao realizar a higienização das instalações, a etapa de desinfecção só será eficiente se a etapa de lavagem for bem feita, porque resíduos de sujeira ou gordura impedem a desinfecção. Os desinfetantes não agem sobre a matéria orgânica ou gordura, agem somente sobre superfícies limpas.
IV. os perigos veiculados pelos alimentos podem ser classificados em físicos, químicos ou biológicos. A contaminação biológica é o grande perigo da cozinha.
V. em uma unidade de alimentação e nutrição, não é permitido utilizar “panos de prato” convencionais. Recomenda-se, portanto, utilizar panos descartáveis, sendo permitida a utilização de panos convencionais apenas para limpeza ambiental.

Assinale a alternativa CORRETA.

28 Q878336 | Direito Sanitário, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a Lei Municipal nº 1.683/2009:


I. criou o Sistema Municipal de Vigilância Sanitária de Palmas - SISVISA, subordinado diretamente à Secretaria Municipal da Saúde.
II. determinou que o SISVISA tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção, embalagem, fracionamento, transporte, armazenamento, distribuição e comercialização dos produtos e dos serviços de interesse da saúde e para a saúde, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados.
III. determinou que as ações de Vigilância Sanitária não necessitam ser executadas em conformidade com as normas federais e estaduais, que regulam a matéria.
IV. determinou que os servidores investidos no cargo de Técnico em Saúde/Agente de Vigilância Sanitária, sob a supervisão do Analista em Saúde/Inspetor Sanitário devem elaborar relatórios, comunicações e outros documentos relacionados com a fiscalização sanitária.
V. determinou que os servidores investidos no cargo de Técnico em Saúde/Agente de Vigilância Sanitária, sob a supervisão do Analista em Saúde/Inspetor Sanitário devem executar outras atividades correlatas à área fiscal, a critério da chefia imediata.

Assinale a alternativa CORRETA.

29 Q911197 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Em uma escola de ensino fundamental no Estado do Tocantins, uma professora do 7° ano precisa abordar, de acordo com o Documento Curricular do Estado do Tocantins (DCT), a unidade Vida e Evolução. Considere a habilidade “Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas”, abordando o objeto do conhecimento “Diversidade de ecossistemas: ecossistemas brasileiros”. Em seu planejamento, a professora pesquisou sobre possíveis metodologias para atender a habilidade e o objeto do conhecimento requeridos. Tendo por base o DCT, assinale a assertiva que não contempla a habilidade e o objeto de conhecimento requeridos:

30 Q911201 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Para a biologia clássica, o que determina o sexo de uma pessoa são seus órgãos reprodutivos. No entanto, um órgão reprodutivo, biologicamente não define o comportamento feminino ou masculino das pessoas, tal fato é marcado por aquilo que chamamos de cultura. Quando pensamos a sexualidade humana ela é formada por 4 elementos (identidade de gênero, expressão de gênero, orientação sexual, e sexo biológico) na luta por re(existência) sem violência e pela obtenção de direitos, pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans ... vêm buscando o direito de existir com mais ênfase na década de 70. Faz-se necessário vários espaços da nossa sociedade o debate deste tema, sendo a escola um deles. Sendo assim, o professor José não abre mão de lecionar em suas aulas de Ciências, nos anos finais do Ensino Fundamental tal tema. Ao explicar os conceitos de identidade de gênero o professor se equivocou de forma proposital em um conceito com o intuito de verificar a atenção dos estudantes. O conceito equivocado foi:
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