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Questões de Concursos Prefeitura de Palmas TO

Resolva questões de Prefeitura de Palmas TO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q893488 | Enfermagem, COFEN, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

De acordo com a Resolução do Cofen 713/2022, a atuação do Técnico de Enfermagem na assistência pré-hospitalar móvel engloba as práticas assistenciais já reconhecidas para o Suporte Básico de Vida (SBV) nos agravos de origem clínica, traumática, cirúrgica, psiquiátrica, pediátrica e obstétrica e outros, em todo ciclo vital.

Considerando o tema acima, assinale a alternativa INCORRETA.
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62Q881223 | Pedagogia, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

O Censo Escolar é uma pesquisa estatística declaratória realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Assinale a alternativa CORRETA sobre o censo escolar:
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63Q911212 | História, Fundamentos da História Tempo, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

“Memória, história: longe de serem sinônimos, tomamos consciência que tudo opõe uma à outra. A memória é a vida, sempre carregada por grupos vivos e, nesse sentido, ela está em permanente evolução, aberta à dialética da lembrança e do esquecimento (...). A história é a reconstrução sempre problemática e incompleta do que não existe mais”
Fonte: NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, dez., 1993, p.9.
O debate pontuado no campo da historiografia sobre os conceitos de memória e história, adverte que:
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64Q911274 | Pedagogia, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre identidade e alteridade as pesquisas educacionais demonstram que há situações de discriminação que envolvem crianças, professores, profissionais de educação e famílias. Isso é prova de que a concepção de que na Educação Infantil não há problemas raciais é um equívoco. No que se refere às práticas pedagógicas na Educação Infantil como promotoras da igualdade racial, analise as afirmativas a seguir:
I. Numa proposta de trabalho para a igualdade racial é importante lembrar que os artefatos culturais das creches e nas pré-escolas podem oferecer imagens distorcidas, muitas vezes preconceituosas e estereotipadas dos diferentes grupos raciais. II. Educar para a igualdade racial na Educação Infantil significa ter cuidado não só na escolha de livros, brinquedos, instrumentos, mas também cuidar dos aspectos estéticos, como a eleição dos materiais gráficos de comunicação e de decoração condizentes com a valorização da diversidade racial. III. Um centro de educação infantil com paredes repletas de desenhos fixos pintados por adultos, com personagens infantis de origem europeia ou norte-americana, exortações religiosas de uma única religião, ou ainda letras e números com olhos, bocas e roupas etc., há geralmente uma concepção de infância explicitada: uma visão de criança homogênea, infantilizada e branca. IV. A escolha das imagens de um centro de educação infantil pode incluir a questão racial com belas imagens de negros em posição de prestígio, motivos da arte africana, reproduções de obras de artistas negros, fotos das crianças negras e de suas famílias. V. Ter em mãos bonecas e bonecos negros, instrumentos musicais usados nas manifestações afro-brasileiras e livros que contemplem personagens negros representados de modo positivo é fundamental para o desenvolvimento de uma educação para a igualdade racial.
Assinale a alternativa CORRETA.
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65Q911282 | Pedagogia, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos de idade. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros. Essas mudanças impõem desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização, de modo a superar as rupturas que ocorrem na passagem não somente entre as etapas da Educação Básica, mas também entre as duas fases do Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais. Sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental, assinale a alternativa INCORRETA.
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66Q893440 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Assinale a alternativa CORRETA. “Número de casos da doença acima do esperado, afetando vários países e continentes (ampla área geográfica). ” Esta definição se refere ao conceito epidemiológico de:
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67Q893456 | Odontologia, Código de Ética Odontológica, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Para o exercício profissional, os Auxiliares em Saúde Bucal (ASB), devem atender às determinações do Código de Ética Odontológica. Qual das seguintes atividades NÃO é permitida para o ASB conforme as resoluções do CFO?
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68Q911251 | Serviço Social, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre o paradigma educativo do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), analise as afirmativas.
I. A construção do SINASE concentra-se num tema que tem mobilizado a opinião pública, a mídia e diversos segmentos da sociedade brasileira em relação ao enfrentamento de situações de violência que envolvem adolescentes enquanto autores de ato infracional ou vítimas de violação de direitos no cumprimento de medidas socioeducativas. II. O SINASE reafirma a diretriz do ECA sobre a natureza pedagógica da medida socioeducativa, priorizando as medidas em meio aberto (prestação de serviço à comunidade e liberdade assistida) em detrimento das restritivas de liberdade (semiliberdade e internação em estabelecimento educacional, haja vista que estas somente devem ser aplicadas em caráter de excepcionalidade e brevidade). III. A implementação do SINASE objetiva primordialmente o desenvolvimento de uma ação socioeducativa sustentada nos princípios dos direitos humanos. IV. A realidade dos adolescentes em conflito com a lei é demonstrada nas estatísticas, todavia, estes também têm sido submetidos a situações de vulnerabilidade, o que demanda o desenvolvimento de política de atendimento integrada com as diferentes políticas e sistemas dentro de uma rede tambémintegrada de atendimento, e, sobretudo, dar efetividade ao sistema de garantia de direitos. V. As atribuições dos socioeducadores deverão considerar o profissional que desenvolva tanto tarefas relativas à preservação da integridade física e psicológica dos adolescentes e dos funcionários, quanto às atividades pedagógicas. Este enfoque indica a necessidade da pre
Assinale a alternativa CORRETA.
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69Q893448 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Assistente de Serviços em Saúde, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

O Programa Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (PNI-SUS) regula toda a vacinação em território nacional para todo o ciclo de vida. De acordo com o calendário vacinal, assinale a alternativa CORRETA.
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70Q911187 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A sintaxe é uma área da linguística que analisa como as palavras e frases são organizadas para criar sentenças gramaticalmente corretas.
Com base na definição apresentada, analise a sentença a seguir:
John sent me a letter.
Assinale a alternativa que apresenta a estrutura CORRETA da sentença.
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71Q911237 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Música, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A criação de jingles é mencionada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular do Tocantins como atividade no campo da expressão de ideias musicais de maneira individual ou coletiva e colaborativa, na etapa do Ensino Fundamental II.
Assinale a alternativa que define CORRETAMENTE o jingle:
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72Q878332 | Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Sobre a transmissibilidade das doenças, assinale a alternativa CORRETA.
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73Q893472 | Odontologia, Saúde Bucal Coletiva, Protético Dentário, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

De acordo com a Lei nº 8.080, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, organização e funcionamento dos serviços correspondentes no Sistema Único de Saúde (SUS), analise as seguintes afirmativas referentes aos princípios fundamentais que regem a atuação dos profissionais de saúde no SUS:

I. a integralidade de assistência é um princípio que obriga os profissionais de saúde a considerarem o indivíduo em sua totalidade, abordando não apenas as doenças, mas também promovendo a saúde de forma ampla, incluindo ações preventivas e de reabilitação.
II. a equidade na assistência à saúde garante que todos os profissionais de saúde devem tratar os cidadãos de forma igualitária, sem favorecimento ou preconceitos baseados em condição social, econômica, racial ou de gênero.
III. a participação popular é incentivada no SUS, mas não se aplica diretamente aos profissionais de saúde, cujas práticas são determinadas exclusivamente por critérios técnicos e científicos, independentemente da opinião ou demanda da comunidade.
IV. os profissionais de saúde devem promover a autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral, garantindo o direito à informação clara sobre diagnósticos, tratamentos e prognósticos, respeitando sempre as decisões dos pacientes.

Assinale a alternativa CORRETA.
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74Q911236 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Música, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes e objetivos para o ensino de Música nas escolas brasileiras. Um dos objetivos principais é desenvolver a percepção e a apreciação musical dos alunos. Analise as seguintes afirmativas em conformidade com as diretrizes da BNCC para o ensino de Música no Ensino Fundamental:
I. A prática musical deve ser voltada para a execução instrumental, sem considerar a criação ou apreciação de diferentes estilos musicais. II. A Educação Musical deve promover a compreensão e o respeito pelas diversas manifestações culturais e musicais presentes no Brasil. III. O ensino de Música deve ser centrado em repertórios musicais eruditos, descartando os populares. IV. O processo de ensino-aprendizagem musical deve incluir atividades de improvisação, composição e interpretação, valorizando a criatividade dos alunos.
Assinale a alternativa CORRETA.
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75Q911247 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A Constituição Federal Brasileira de 1988 preconiza no artigo 205 que a educação é direito de todos. Mas, será que todos têm garantia de acesso, de permanência e de conclusão da educação básica com qualidade? A educação é um direito humano fundamental amparado por ordenamentos jurídicos nacionais e internacionais. O discurso em torno dessa temática evoca, por sua vez, uma concepção formativa que transcende a uma mera instrução cognitiva. Nas últimas décadas, tem-se observado um aumento na demanda social sobre o direito à educação e por mais tempo na escola para as camadas populares. Assim, cabe ao Estado assegurar tempos e espaços decentes para o desenvolvimento pleno. Essa responsabilidade demanda a estruturação das escolas, o planejamento cuidadoso dos espaços e tempos, a identificação de territórios educativos além da escola. Com esta perspectiva, o Programa Escola em Tempo Integral (2023) constitui estratégia importante para impulsionar a qualidade da educação, promover a equidade e o desenvolvimento social. Em se tratando da educação, da escola de tempo integral e da proteção social, o Programa assim define:
I. O programa é uma estratégia do governo federal com fomento financeiro e apoio técnico da união para os estados, distrito federal e municípios para viabilizar o alcance da meta 6 do plano nacional de educação 2014-2024 (Lei N.º 13.005/2014), política de estado construída pela sociedade. II. A criação de matrículas na educação básica em tempo integral considera imprescindível priorizar matrículas nas escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. III. É um dos princípios do programa a integração e articulação da educação escolar com as demais políticas sociais, na perspectiva da proteção e promoção do conjunto de direitos humanos e do combate às múltiplas manifestações da exclusão social. IV. Também, é um dos princípios do programa a integração e articulação da educação escolar com políticas sociais implicadas com a educação integral promovida em ambientes externos à escola como espaços comunitários, institucionais e territórios etnoeducacionais. V. É uma das diretrizes do programa a articulação intersetorial com políticas e órgãos públicos de áreas e esferas diversas, bem como com organizações da sociedade civil, famílias e demais integrantes da comunidade local para a efetiva promoção intersetorial da educação integral e proteção de direitos dos bebês, das crianças, dos adolescentes, jovens e adultos.
Assinale a alternativa CORRETA.
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76Q911280 | Pedagogia, PCN's, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Na unidade temática curricular “a noção de espaço público e privado”, podem ser desenvolvidas várias habilidades com os alunos como:
I. Mapear os espaços públicos no lugar em que vivem (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da prefeitura e da câmara de vereadores etc.) e identificar suas funções. II. Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção. III. Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos. IV. Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços. V. Entender criticamente o lugar em que vivem.
Assinale a alternativa CORRETA.
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77Q911215 | Geografia, Geografia, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Milton Santos, ao analisar a globalização, o faz sob diversas características. Analise as seguintes afirmativas:
I. Globalização com a ideia de aldeia global como se todos soubessem o que se passa no mundo, bem como a informação do encurtamento das distâncias no qual o mundo se tornou ao alcance de nossas mãos. II. Globalização se apresenta como um processo que aumenta o desemprego crônico, a pobreza, assim como a fome e a falta de abrigo que se generaliza em todo o mundo.
Assinale a alternativa CORRETA. As afirmativas I e II correspondem, respectivamente a:
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78Q911245 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – N.º 9.394/1996), a função social da escola pública, gratuita e laica em todos os níveis consiste em:
I. Ser um espaço de garantia de direitos. II. Garantir o pleno desenvolvimento do educando. III. Preparar o educando para o exercício da cidadania. IV. Qualificar o educando para o trabalho. V. Socializar o saber científico aliando-o ao saber prévio dos alunos.
Assinale a alternativa CORRETA.
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79Q911271 | Pedagogia, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de palavras, frases e textos em sala de aula, analise as afirmativas a seguir:
I. O processo de compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita desenvolve nas crianças mecanismos de leitura e de escrita de palavras. II. Um conjunto de atividades de leitura e escrita de palavras e frases deve fazer parte do planejamento pedagógico das professoras desde o primeiro ano do Ensino Fundamental. III. A criança reconhecer o próprio nome e o de alguns colegas em fichas ou listas de nomes é um dos eixos do plano didático das habilidades da leitura e da escrita relacionadas ao processamento de palavras e frases. IV. Um dos eixos do plano didático das habilidades da leitura e da escrita relacionadas ao processamento de palavras e frases é a criança reconhecer palavras de uso frequente em sala de aula. V. A criança realizar a leitura em voz alta, com relativa fluência, de palavras e frases e leitura silenciosa de palavras e frases, se constitui no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de palavras, frases e textos em sala de aula.
Assinale a alternativa CORRETA
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80Q893451 | Odontologia, Equipamentos e Instrumentos Odontológicos, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

O isolamento absoluto, procedimento utilizado para proporcionar um melhor isolamento do campo de trabalho e controle de umidade em procedimentos odontológicos, inclui o uso de um lençol de borracha esticado e montado em um arco, como o de Young ou Ostby. Considerando este método, qual das seguintes etapas é essencial para sua CORRETA utilização?
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