Início Questões de Concursos Prefeitura de Patos PB Resolva questões de Prefeitura de Patos PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Prefeitura de Patos PB Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 11Q40716 | Legislação Municipal, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBLeia as afirmativas abaixo e assinale a(s) alternativa(s) CORRETA(S): I - O Poder Executivo é exercido pelo Prefeito Municipal, auxiliado pelos Secretários Municipais e Assessores subordinados, ocupantes de cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração. II- As atribuições do Chefe do Poder Executivo Municipal são definidas na Constituição da República, Constituição do Estado da Paraíba e na Lei Orgânica do Município. III - As atribuições dos auxiliares diretos do Prefeito Municipal são aquelas estabelecidas pela Lei nº 3.816/2009, que dispõe sobre a Criação de Cargos, Funções e Remunerações de Servidores no Quadro Efetivo da Prefeitura de Patos. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) I. ✂️ b) III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q40722 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBNuma perspectiva critica, a estratégia de ensino-aprendizagem possibilita, EXCETO: ✂️ a) A passagem dos alunos da situação em que se encontram até alcançarem os objetivos fixados. ✂️ b) Atingir os objetivos fixados, tanto os de natureza técnico-profissional como os de desenvolvimento individual. ✂️ c) Atingir os objetivos de desenvolvimento individual do aluno, como pessoa humana. e como agente transformador de sua sociedade. ✂️ d) Atingir os objetivos de desenvolvimento individual do aluno, como agente transformador de sua sociedade. ✂️ e) A passagem dos alunos da situação anterior para a situação ao gosto da liberdade e criatividade do professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q40711 | Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBUma lesma está no fundo de um poço, tentando subir a parede desse poço, ela consegue a cada dia subir o equivalente a dois terços do que subiu no dia anterior. Sabendo que no primeiro dia ela subiu 1 metro, determine a altura mínima do poço para que ela não consiga sair ✂️ a) 3 m. ✂️ b) 3,5 m. ✂️ c) 4 m. ✂️ d) 4,5 m. ✂️ e) 5 m. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q40720 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBNuma perspectiva progressista, é coerente afirmar que a didática tem como compromissos: ✂️ a) A democratização da escola e a construção do saber. ✂️ b) A construção de saberes e o trabalho burocrático. ✂️ c) O planejamento e o movimento escolar. ✂️ d) Uma síntese definitiva sobre a aprendizagem e um plano revolucionário. ✂️ e) Sugestões para o ensino ativo e para o ensino passivo, quando pertinentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q40733 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBO papel da avaliação decorre das próprias metas estabelecidas para uma proposta educativa. Assim a avaliação se destina a ✂️ a) obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento dos alunos. ✂️ b) dispondo dos principais elementos relativos a ela, evitar coerentemente o redirecionamento do trabalho no cotidiano escolar. ✂️ c) ser um aspecto fundamental de algumas propostas curriculares. ✂️ d) avaliar os alunos, em detrimento das demais pessoas que participam do processo avaliativo. ✂️ e) analisar arbitrariamente a prática escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q40724 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBAo selecionar os conteúdos de ensino, o professor deve ✂️ a) Imprimir aos temas uma visão inflexível e ao mesmo tempo reducionista. ✂️ b) Garantir a criticidade e a criatividade no tratamento dos temas. ✂️ c) Favorecer o acesso ao conhecimento do senso comum e da experiência cotidiana. ✂️ d) Desdobrar um tema em subtemas para facilitar a memorização no dia da avaliação final. ✂️ e) Esquadrinhar as mesmas áreas do conhecimento para possibilitar a assimilação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q40736 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBDe acordo com os PCN de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental, a resolução de problemas, como eixo organizador do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, pode ser resumida em alguns princípios, dentre os quais encontra-se ✂️ a) a situação-problema é o ponto de chegada da atividade matemática e a definição é o ponto de partida. ✂️ b) o problema é um exercício em que o aluno sempre aplica uma fórmula ou um processo operatório. ✂️ c) um conceito matemático deve ser algo que se constrói sempre em resposta a um problema particular que não esteja articulado com outros conceitos. ✂️ d) a resolução de problemas é uma atividade para ser desenvolvida como aplicação da aprendizagem, e não como uma orientação para a aprendizagem. ✂️ e) no processo de ensino e aprendizagem, conceitos, ideias e métodos matemáticos devem ser abordados mediante a exploração de problemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q40709 | Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBSe um vídeo de 45 segundos de duração tem um tamanho de 1,45 Mb, determine o tamanho de um vídeo de 2 horas de duração. ✂️ a) 232 Mb. ✂️ b) 242 Mb. ✂️ c) 252 Mb. ✂️ d) 262 Mb. ✂️ e) 272 Mb. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q40730 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBAcerca de métodos e técnicas de ensino, é coerente afirmar, EXCETO, que: ✂️ a) significam um ordenamento do ensino, implicando recusa à improvisação. ✂️ b) são bússolas a guiar, teórica e praticamente, o ensino e a aprendizagem. ✂️ c) significam um ordenamento do ensino, implicando na improvisação ✂️ d) estão vinculados ao como ensinar. ✂️ e) se organizam em torno de objetivos que refletem preocupações com a veiculação sistemática e crítica de uma ciência ou de uma área do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q40714 | Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBUm vendedor deseja vender um produto tendo um lucro de pelo menos 10% em relação ao preço de venda. Sobre esse preço de venda, ele pagará 15% de impostos. Se o custo de produção do produto é R$ 150,00, qual o preço mínimo de venda? ✂️ a) R$ 160,50. ✂️ b) R$ 165,00. ✂️ c) R$ 174,00 ✂️ d) R$ 187,50. ✂️ e) R$ 200,00. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 21Q40721 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBA democratização da escola significa, essencialmente: ✂️ a) A construção de um saber erudito e elitista. ✂️ b) O acesso das classes menos favorecidas da sociedade à escola e a permanência nela o maior tempo possível. ✂️ c) O acompanhamento da política educacional, para um posicionamento crítico. ✂️ d) O regresso da autocracia tardia para o interior da escola, tendo em vista a autoridade e não o autoritarismo. ✂️ e) O retorno dos alunos à escola para resolver o problema dos déficits e das estatísticas educacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q40732 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBQualifique o paradigma que concebe a avaliação como oportunidade de ação-reflexão, formando seres críticos e participativos. ✂️ a) Tradicional. ✂️ b) Clássico. ✂️ c) Emancipatório. ✂️ d) Psicologizante. ✂️ e) Autoritário. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q40712 | Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBDuas máquinas de fazer papel, trabalhando juntas, fabricam 800 metros quadrados de papel em duas horas. Se uma das máquinas fabrica, por hora, 2/3 da quantidade de papel que a outra fabrica, quais as taxas de fabricação de papel de cada máquina?. ✂️ a) 130 m2 /h e 270 m2 /h. ✂️ b) 140 m2 /h e 260 m2 /h. ✂️ c) 150 m2 /h e 250 m2 /h. ✂️ d) 160 m2 /h e 240 m2 /h. ✂️ e) 170 m2 /h e 230 m2 /h. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q40725 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBPara trabalhar conteúdos acerca do aluno e do contexto social mais amplo, é coerente afirmar que o professor deve se preocupar com o (a): ✂️ a) Valorização do trabalho manual em detrimento do trabalho intelectual. ✂️ b) Reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociais em relação à etnia e à cultura. ✂️ c) Identificação das especificidades da vida particular do aluno. ✂️ d) Minimização do conhecimento da ação do homem sobre a natureza. ✂️ e) Percepção da existência de modelos únicos de família. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q40735 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBOs critérios de avaliação do terceiro ciclo do Ensino Fundamental explicitam as expectativas de aprendizagem, considerando objetivos e conteúdos propostos para a Matemática neste ciclo, e apontam as experiências educativas a que os alunos devem ter acesso e que são consideradas essenciais para o seu desenvolvimento e socialização. Qual dos itens abaixo não é um desses critérios, de acordo com os PCN? ✂️ a) Decidir sobre os procedimentos matemáticos adequados para construir soluções num contexto de resolução de problemas numéricos, geométricos ou métricos. ✂️ b) Utilizar as diferentes representações dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais e das operações envolvendo esses números, para resolver problemas apenas em contextos da própria matemática. ✂️ c) Utilizar a linguagem algébrica para representar as generalizações inferidas a partir de padrões, tabelas e gráficos em contextos numéricos e geométricos. ✂️ d) Analisar, classificar e construir figuras geométricas bidimensionais e tridimensionais, utilizando as noções geométricas como ângulos, paralelismo, perpendicularismo, estabelecendo relações e identificando propriedades. ✂️ e) Construir, ler e interpretar tabelas e gráficos e escolher o tipo de representação gráfica mais adequada para expressar dados estatísticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q40739 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBDentre as alternativas abaixo, qual NÃO corresponde a uma das diretrizes que devem ser observadas pelos conteúdos curriculares da educação básica, levando em consideração o artigo 27 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional? ✂️ a) A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática. ✂️ b) Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento. ✂️ c) Orientação para o trabalho. ✂️ d) Fortalecimento dos vínculos de família. ✂️ e) Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q40737 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBSegundo o Artigo 18 da lei 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases), qual(is) dos itens abaixo é compreendido pelos sistemas municipais de ensino? I – as instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal; II – as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; III – os órgãos municipais de educação. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) I. ✂️ b) III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q40717 | Legislação Municipal, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBSegundo a Lei nº 3.816/2009, “Preencher de forma clara e complexa as fichas dos doentes atendidos a domicílio, entregando -os a quem de direito, bem como registrar em livro especial ou dar destino adequado ao espólio ou pertences dos doentes ou acidentados em estado de inconsciência ou que venham a falecer durante o atendimento.”, é competência de que profissional constante no quadro de servidores do Município de Patos-PB? ✂️ a) Médico Classe II (Plantonista). ✂️ b) Enfermeiro Classe II (Plantonista). ✂️ c) Enfermeiro Classe III (Administrativo). ✂️ d) Técnico em enfermagem Classe II (Plantonista). ✂️ e) Recepcionista do USF. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q40718 | Legislação Municipal, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBDe acordo com a Lei 3.816/2009, compete ao arquiteto municipal: ✂️ a) Planejar, organizar, executar e controlar projetos na área da construção civil, bem como realizar investigações e levantamentos técnicos, definir metodologias de execução, desenvolver estudos ambientais, revisar e aprovar projetos, especificar equipamentos, materiais e serviços. ✂️ b) Planejar, organizar, analisar e interpretar as imagens e aspectos geográficos do município de Patos. ✂️ c) Inserir na base cartográfica digital do município meio-fios, eixo de logradouros, lotes, edificações, hidrografia, ferrovias e outros dados correlatos. ✂️ d) Realizar o levantamento periódico dos imóveis do município para embasar o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano – PTU. ✂️ e) Coordenar e coletar dados referentes aos aspectos físicos, econômicos e outros fatores e realizar estudos de urbanização que determinam a natureza, amplitude de ritmo de crescimento e desenvolvimento urbano da cidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q40715 | Legislação Municipal, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBDe acordo com a Lei nº 3.809/2009, compete à secretaria de finanças: ✂️ a) Coordenar a elaboração e a execução do Plano de Governo Municipal. ✂️ b) Acompanhar a elaboração e a execução do Plano Plurianual de Investimentos da Prefeitura e do Orçamento Anual. ✂️ c) Gerenciar as feiras e mercados. ✂️ d) Coordenar e executar o Plano de Obras, Infraestruturas e Urbanização da Administração Municipal. ✂️ e) Implementar o planejamento nas ações administrativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
11Q40716 | Legislação Municipal, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBLeia as afirmativas abaixo e assinale a(s) alternativa(s) CORRETA(S): I - O Poder Executivo é exercido pelo Prefeito Municipal, auxiliado pelos Secretários Municipais e Assessores subordinados, ocupantes de cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração. II- As atribuições do Chefe do Poder Executivo Municipal são definidas na Constituição da República, Constituição do Estado da Paraíba e na Lei Orgânica do Município. III - As atribuições dos auxiliares diretos do Prefeito Municipal são aquelas estabelecidas pela Lei nº 3.816/2009, que dispõe sobre a Criação de Cargos, Funções e Remunerações de Servidores no Quadro Efetivo da Prefeitura de Patos. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) I. ✂️ b) III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q40722 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBNuma perspectiva critica, a estratégia de ensino-aprendizagem possibilita, EXCETO: ✂️ a) A passagem dos alunos da situação em que se encontram até alcançarem os objetivos fixados. ✂️ b) Atingir os objetivos fixados, tanto os de natureza técnico-profissional como os de desenvolvimento individual. ✂️ c) Atingir os objetivos de desenvolvimento individual do aluno, como pessoa humana. e como agente transformador de sua sociedade. ✂️ d) Atingir os objetivos de desenvolvimento individual do aluno, como agente transformador de sua sociedade. ✂️ e) A passagem dos alunos da situação anterior para a situação ao gosto da liberdade e criatividade do professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q40711 | Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBUma lesma está no fundo de um poço, tentando subir a parede desse poço, ela consegue a cada dia subir o equivalente a dois terços do que subiu no dia anterior. Sabendo que no primeiro dia ela subiu 1 metro, determine a altura mínima do poço para que ela não consiga sair ✂️ a) 3 m. ✂️ b) 3,5 m. ✂️ c) 4 m. ✂️ d) 4,5 m. ✂️ e) 5 m. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q40720 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBNuma perspectiva progressista, é coerente afirmar que a didática tem como compromissos: ✂️ a) A democratização da escola e a construção do saber. ✂️ b) A construção de saberes e o trabalho burocrático. ✂️ c) O planejamento e o movimento escolar. ✂️ d) Uma síntese definitiva sobre a aprendizagem e um plano revolucionário. ✂️ e) Sugestões para o ensino ativo e para o ensino passivo, quando pertinentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q40733 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBO papel da avaliação decorre das próprias metas estabelecidas para uma proposta educativa. Assim a avaliação se destina a ✂️ a) obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento dos alunos. ✂️ b) dispondo dos principais elementos relativos a ela, evitar coerentemente o redirecionamento do trabalho no cotidiano escolar. ✂️ c) ser um aspecto fundamental de algumas propostas curriculares. ✂️ d) avaliar os alunos, em detrimento das demais pessoas que participam do processo avaliativo. ✂️ e) analisar arbitrariamente a prática escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q40724 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBAo selecionar os conteúdos de ensino, o professor deve ✂️ a) Imprimir aos temas uma visão inflexível e ao mesmo tempo reducionista. ✂️ b) Garantir a criticidade e a criatividade no tratamento dos temas. ✂️ c) Favorecer o acesso ao conhecimento do senso comum e da experiência cotidiana. ✂️ d) Desdobrar um tema em subtemas para facilitar a memorização no dia da avaliação final. ✂️ e) Esquadrinhar as mesmas áreas do conhecimento para possibilitar a assimilação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q40736 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBDe acordo com os PCN de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental, a resolução de problemas, como eixo organizador do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, pode ser resumida em alguns princípios, dentre os quais encontra-se ✂️ a) a situação-problema é o ponto de chegada da atividade matemática e a definição é o ponto de partida. ✂️ b) o problema é um exercício em que o aluno sempre aplica uma fórmula ou um processo operatório. ✂️ c) um conceito matemático deve ser algo que se constrói sempre em resposta a um problema particular que não esteja articulado com outros conceitos. ✂️ d) a resolução de problemas é uma atividade para ser desenvolvida como aplicação da aprendizagem, e não como uma orientação para a aprendizagem. ✂️ e) no processo de ensino e aprendizagem, conceitos, ideias e métodos matemáticos devem ser abordados mediante a exploração de problemas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q40709 | Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBSe um vídeo de 45 segundos de duração tem um tamanho de 1,45 Mb, determine o tamanho de um vídeo de 2 horas de duração. ✂️ a) 232 Mb. ✂️ b) 242 Mb. ✂️ c) 252 Mb. ✂️ d) 262 Mb. ✂️ e) 272 Mb. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q40730 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBAcerca de métodos e técnicas de ensino, é coerente afirmar, EXCETO, que: ✂️ a) significam um ordenamento do ensino, implicando recusa à improvisação. ✂️ b) são bússolas a guiar, teórica e praticamente, o ensino e a aprendizagem. ✂️ c) significam um ordenamento do ensino, implicando na improvisação ✂️ d) estão vinculados ao como ensinar. ✂️ e) se organizam em torno de objetivos que refletem preocupações com a veiculação sistemática e crítica de uma ciência ou de uma área do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q40714 | Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBUm vendedor deseja vender um produto tendo um lucro de pelo menos 10% em relação ao preço de venda. Sobre esse preço de venda, ele pagará 15% de impostos. Se o custo de produção do produto é R$ 150,00, qual o preço mínimo de venda? ✂️ a) R$ 160,50. ✂️ b) R$ 165,00. ✂️ c) R$ 174,00 ✂️ d) R$ 187,50. ✂️ e) R$ 200,00. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
21Q40721 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBA democratização da escola significa, essencialmente: ✂️ a) A construção de um saber erudito e elitista. ✂️ b) O acesso das classes menos favorecidas da sociedade à escola e a permanência nela o maior tempo possível. ✂️ c) O acompanhamento da política educacional, para um posicionamento crítico. ✂️ d) O regresso da autocracia tardia para o interior da escola, tendo em vista a autoridade e não o autoritarismo. ✂️ e) O retorno dos alunos à escola para resolver o problema dos déficits e das estatísticas educacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q40732 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBQualifique o paradigma que concebe a avaliação como oportunidade de ação-reflexão, formando seres críticos e participativos. ✂️ a) Tradicional. ✂️ b) Clássico. ✂️ c) Emancipatório. ✂️ d) Psicologizante. ✂️ e) Autoritário. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q40712 | Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBDuas máquinas de fazer papel, trabalhando juntas, fabricam 800 metros quadrados de papel em duas horas. Se uma das máquinas fabrica, por hora, 2/3 da quantidade de papel que a outra fabrica, quais as taxas de fabricação de papel de cada máquina?. ✂️ a) 130 m2 /h e 270 m2 /h. ✂️ b) 140 m2 /h e 260 m2 /h. ✂️ c) 150 m2 /h e 250 m2 /h. ✂️ d) 160 m2 /h e 240 m2 /h. ✂️ e) 170 m2 /h e 230 m2 /h. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q40725 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBPara trabalhar conteúdos acerca do aluno e do contexto social mais amplo, é coerente afirmar que o professor deve se preocupar com o (a): ✂️ a) Valorização do trabalho manual em detrimento do trabalho intelectual. ✂️ b) Reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociais em relação à etnia e à cultura. ✂️ c) Identificação das especificidades da vida particular do aluno. ✂️ d) Minimização do conhecimento da ação do homem sobre a natureza. ✂️ e) Percepção da existência de modelos únicos de família. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q40735 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBOs critérios de avaliação do terceiro ciclo do Ensino Fundamental explicitam as expectativas de aprendizagem, considerando objetivos e conteúdos propostos para a Matemática neste ciclo, e apontam as experiências educativas a que os alunos devem ter acesso e que são consideradas essenciais para o seu desenvolvimento e socialização. Qual dos itens abaixo não é um desses critérios, de acordo com os PCN? ✂️ a) Decidir sobre os procedimentos matemáticos adequados para construir soluções num contexto de resolução de problemas numéricos, geométricos ou métricos. ✂️ b) Utilizar as diferentes representações dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais e das operações envolvendo esses números, para resolver problemas apenas em contextos da própria matemática. ✂️ c) Utilizar a linguagem algébrica para representar as generalizações inferidas a partir de padrões, tabelas e gráficos em contextos numéricos e geométricos. ✂️ d) Analisar, classificar e construir figuras geométricas bidimensionais e tridimensionais, utilizando as noções geométricas como ângulos, paralelismo, perpendicularismo, estabelecendo relações e identificando propriedades. ✂️ e) Construir, ler e interpretar tabelas e gráficos e escolher o tipo de representação gráfica mais adequada para expressar dados estatísticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q40739 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBDentre as alternativas abaixo, qual NÃO corresponde a uma das diretrizes que devem ser observadas pelos conteúdos curriculares da educação básica, levando em consideração o artigo 27 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional? ✂️ a) A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática. ✂️ b) Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento. ✂️ c) Orientação para o trabalho. ✂️ d) Fortalecimento dos vínculos de família. ✂️ e) Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q40737 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBSegundo o Artigo 18 da lei 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases), qual(is) dos itens abaixo é compreendido pelos sistemas municipais de ensino? I – as instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal; II – as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; III – os órgãos municipais de educação. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) I. ✂️ b) III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q40717 | Legislação Municipal, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBSegundo a Lei nº 3.816/2009, “Preencher de forma clara e complexa as fichas dos doentes atendidos a domicílio, entregando -os a quem de direito, bem como registrar em livro especial ou dar destino adequado ao espólio ou pertences dos doentes ou acidentados em estado de inconsciência ou que venham a falecer durante o atendimento.”, é competência de que profissional constante no quadro de servidores do Município de Patos-PB? ✂️ a) Médico Classe II (Plantonista). ✂️ b) Enfermeiro Classe II (Plantonista). ✂️ c) Enfermeiro Classe III (Administrativo). ✂️ d) Técnico em enfermagem Classe II (Plantonista). ✂️ e) Recepcionista do USF. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q40718 | Legislação Municipal, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBDe acordo com a Lei 3.816/2009, compete ao arquiteto municipal: ✂️ a) Planejar, organizar, executar e controlar projetos na área da construção civil, bem como realizar investigações e levantamentos técnicos, definir metodologias de execução, desenvolver estudos ambientais, revisar e aprovar projetos, especificar equipamentos, materiais e serviços. ✂️ b) Planejar, organizar, analisar e interpretar as imagens e aspectos geográficos do município de Patos. ✂️ c) Inserir na base cartográfica digital do município meio-fios, eixo de logradouros, lotes, edificações, hidrografia, ferrovias e outros dados correlatos. ✂️ d) Realizar o levantamento periódico dos imóveis do município para embasar o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano – PTU. ✂️ e) Coordenar e coletar dados referentes aos aspectos físicos, econômicos e outros fatores e realizar estudos de urbanização que determinam a natureza, amplitude de ritmo de crescimento e desenvolvimento urbano da cidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q40715 | Legislação Municipal, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PBDe acordo com a Lei nº 3.809/2009, compete à secretaria de finanças: ✂️ a) Coordenar a elaboração e a execução do Plano de Governo Municipal. ✂️ b) Acompanhar a elaboração e a execução do Plano Plurianual de Investimentos da Prefeitura e do Orçamento Anual. ✂️ c) Gerenciar as feiras e mercados. ✂️ d) Coordenar e executar o Plano de Obras, Infraestruturas e Urbanização da Administração Municipal. ✂️ e) Implementar o planejamento nas ações administrativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro