Questões de Concursos: Prefeitura de Pindorama SP

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Pindorama SP de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q384910 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Complete as lacunas a seguir, assinalando a alternativa correta. “A energia manifesta-se sob diversas formas, podendo realizar diferentes tipos de trabalho. A ______________________, produz movimento e deformação mecânica dos corpos, e esta pode estar em uma dessas formas: ______________________ que ocorre quando a energia fica armazenada em um corpo e ______________________ que está associada ao movimento, podendo produzir alguma forma de trabalho.”

33 Q323113 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

I - a linguagem escrita é objeto de interesse pelas crianças. Vivendo em um mundo onde a língua escrita está cada vez mais presente, as crianças começam a se interessar pela escrita muito antes que os professores a apresentem formalmente.

II – O trabalho com a língua escrita com crianças pequenas não pode decididamente ser uma prática mecânica desprovida de sentido e centrada na decodificação do escrito.

III - A apropriação da língua pela criança se faz no reconhecimento, compreensão e fruição da linguagem que se usa para escrever, mediada pela professora e pelo professor, fazendo-se presente em atividades prazerosas de contato com diferentes gêneros escritos, como a leitura diária de livros pelo professor, a possibilidade da criança desde cedo manusear livros e revistas e produzir narrativas e textos, mesmo sem saber ler e escrever.

IV - Atividades que desenvolvam expressão motora e modos de perceber seu próprio corpo, assim como as que lhe possibilitem construir, criar e desenhar usando diferentes materiais e técnicas, ampliar a sensibilidade da criança à música, à dança, à linguagem teatral, abrem poucas possibilidades de vivências e desenvolvimento para as crianças.

V - Experiências que promovam o envolvimento da criança com o meio ambiente e a conservação da natureza e a ajudem elaborar conhecimentos, por exemplo, de plantas e animais, devem fazer parte do cotidiano da unidade de Educação Infantil.

Assinale:

34 Q483565 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Vilarejos que afundam devido ao derretimento da camada congelada do subsolo, uma explosão na quantidade de insetos, números recorde de incêndios florestais e cada vez menos gelo. Esses são alguns dos sinais mais óbvios e assustadores de que o Alasca está ficando mais quente devido às mudanças climáticas, disseram cientistas. As temperaturas atmosféricas no Estado norte-americano aumentaram entre 2ºC e 3ºC nas últimas cinco décadas, segundo a Avaliação do Impacto do Clima no Ártico, um estudo amplo realizado por pesquisadores de oito países. (Folha de S. Paulo, 28 set. 2005). O fenômeno cada vez mais evidente devido a inúmeros acontecimentos como os descritos no texto e que têm afetado toda a humanidade é:

36 Q472613 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, (Brasil, 1997), qual é a concepção de amplia a contribuição da Educação Física escolar para o pleno exercício da cidadania, na medida em que, tomando seus conteúdos e capacidades que se propõe a desenvolver como produtos socioculturais e, afirma como direito de todos o acesso a eles. Além disso, adota uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, a cooperação, a participação social e a formação de valores e princípios democráticos.

37 Q473299 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Kolyniak (2000) considera o movimento humano consciente como objeto de estudo da Educação Física: todo movimento corporal que possibilite uma representação psíquica e uma interferência voluntária imediata ou mediata é considerado como movimento humano consciente. O autor complementa citando que ao reconhecer o movimento humano consciente como objeto de estudo da Educação Física, faz com que a prática da disciplina deixe de ser o núcleo para ser as partes. Portanto, o que será necessário estabelecer para que envolvam todos os níveis de ensino?

38 Q471548 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

O trabalho da Educação Física é muito importante na medida em que possibilita aos alunos uma ampliação da visão sobre a cultura corporal de movimento, e, assim, viabiliza a autonomia para o desenvolvimento de uma prática pessoal e a capacidade para interferir na comunidade, seja na manutenção ou na construção de espaços de participação em atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. Trabalhar esses elementos da cultura e construí-los coletivamente é uma proposta de participação constante eresponsável na sociedade. Em quais séries este trabalho deve ser aplicado aos alunos?

40 Q389318 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

O Nomo era a reunião de comunidades de aldeias do antigo Egito, as quais formavam clãs aparentados entre si venerando o mesmo totem (“antepassado “ comum): um animal (falcão, chacal), uma planta (lótus) etc.

I. A economia dessas comunidades de aldeias encontravamse no estágio neolítico;

II. Utilizavam aperfeiçoados instrumentos de pedra, o que favoreceu a caça e o cultivo da terra;

III. Vigorava a propriedade em comum das terras e águas;

IV. Havia a divisão do trabalho entre os sexos;

V. As terras pertenciam ao Faraó e o regime de produção dominante era o de servidão coletiva;

VI. Os homens caçavam, pescavam, cuidavam do preparo do solo e dos rebanhos.

Quais item acima são verdadeiros:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.