Questões de Concursos: Prefeitura de Pindorama SP

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Pindorama SP de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q385724 | Biologia, Taxonomia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Sendo a taxonomia ou sistemática um ramo da Ciência que classifica e identifica os seres vivos. Aponte a alternativa em que demonstra a sequência hierárquica das categorias, em grau decrescente.

82 Q384370 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

O oxigênio é fundamental para a respiração celular, processo pelo qual é produzida a energia necessária para as funções vitais da célula. O oxigênio do ar chega até a célula através dos sistemas:

83 Q472439 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

No caso de quem os exercícios físicos podem ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. Sabendo que a sua prática regular aumenta os benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, ele auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.

84 Q472432 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

As reflexões sobre o corpo e sua cultura podem explicar as posturas corporais e as evoluções desde o homem primitivo até o atual. Desde a descoberta do primeiro instrumento de trabalho do homem, considerado a mão, desde a postura bípede, das linguagens corporais, tudo pode se explicar através da diversidade dos movimentos e das necessidades do homem. Esta reflexão evolutiva pode ser trabalhada na Educação Física escolar através de expressões corporais como: "dança, jogos, lutas, exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímicas, e outros que podem ser identificados como formas de representação simbólica de realidades vividas pelo homem historicamente criados e culturalmente desenvolvidos".(COLETIVO DE AUTORES, 1992). Porém, a Educação Física escolar não está sendo desenvolvida desta forma significativa com grande abordagem dos conteúdos. Estes estão resumidos à prática desportiva, principalmente aos esportes coletivos como voleibol, basquetebol, handebol e futebol, limitando a produção de conhecimento corporal e cultural do aluno. Qual foi a causa da mudança, desta relação de esporte e aula de Educação Física?

85 Q324093 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

87 Q440929 | Direito Constitucional, Administração Pública, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil – promulgada em 05/10/88:

I - São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

II - O servidor público estável só perderá o cargo: em virtude de sentença judicial transitada em julgado; mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

III - Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.

IV - Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração integral ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

V - Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

Assinale:

88 Q472217 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Os PCNs da área da Educação Física sugerem que as atitudes, os conceitos e os procedimentos dos conteúdos sejam trabalhados em toda a dimensão da cultura corporal, envolvendo, dessa forma, o conhecimento sobre o corpo (BRASIL, 1998). De acordo com os PCNs, quais são estes conteúdos?

89 Q472384 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

O que o professor tem de fazer para conhecer cada etapa do desenvolvimento tanto motor, quanto cognitivo e sócioafetivo dos alunos para que ele possa atender os objetivos propostos?

90 Q483888 | Geografia, Energia e Industria, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Durante a década de 70 ocorreu grandes mudanças no perfil da indústria paulista: além do aumento da participação das indústrias de bens intermediários, duráveis e de capital em detrimento das de bens não-duráveis, houve a consolidação do processo de industrialização do interior do Estado de São Paulo, com um grande aumento da participação desta região na produção industrial paulista e brasileira (em especial das indústrias de médio e grande porte). Inicia-se, também, o aumento da participação do resto do Brasil nas taxas de crescimento industrial, a índices cada vez maiores (Barjas Negri, 1996). Estes movimentos expressaram de forma inequívoca:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.