Início

Questões de Concursos Prefeitura de Pindorama SP

Resolva questões de Prefeitura de Pindorama SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


91Q471947 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Os primeiros anos de vida do ser humano são caracterizados por mudanças marcantes nas dimensões cognitivas, motoras, sociais e afetivas. Para fins de análise, esta visão das várias dimensões é aceita no meio acadêmico, mas ela joga para o profissional que atua diretamente com a educação de crianças a responsabilidade de integrar todo o conhecimento disponível de modo a garantir uma visão global e harmônica de um ser extremamente complexo. No contexto da escola, os problemas levantados nunca são apenas físicos, ou emocionais, ou cognitivos. Conseqüentemente, as soluções não se encontram nem na sala de aula, nem no refeitório, nem no trabalho individual, nem no trabalho em pequenos ou grandes grupos. Onde é que se encontram as soluções para os problemas encontrados nos alunos de acordo com o texto?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q471953 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Que tipo de habilidades são as que possibilitam ao indivíduo um relacionamento motor com um ou mais objetos, como (pegar, arremessar, chutar), sendo estes alguns exemplos de habilidades motoras fundamentais desse grupo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q384370 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

O oxigênio é fundamental para a respiração celular, processo pelo qual é produzida a energia necessária para as funções vitais da célula. O oxigênio do ar chega até a célula através dos sistemas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q472703 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A educação física escolar até uns 10 anos atrás tinha como seu principal enfoque de avaliação o desenvolvimento motor e melhora da performance, o que era mensurado por meio de métodos de avaliações quantitativas. Já nos dias de hoje, a educação física escolar objetiva englobar, além do desenvolvimento motor, também o desenvolvimento social, afetivo e psicomotor. Qual é o novo instrumento de avaliação utilizado hoje no ensino-aprendizagem?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q483386 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

“Colocar as crianças em grupo no decorrer das aulas de Geografia é uma estratégia importante na aprendizagem, pois a troca de conhecimentos leva à reflexão.” Acerca disso, marque a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q472384 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

O que o professor tem de fazer para conhecer cada etapa do desenvolvimento tanto motor, quanto cognitivo e sócioafetivo dos alunos para que ele possa atender os objetivos propostos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q383909 | Biologia, Ecologia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

No ecossistema é possível considerar dois componentes: um físico e outro vivo, que recebe o nome respectivamente de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q473495 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Qual foi o déficit descrito por Magill (2000), como sendo a "focalização e concentração da consciência" que quando se refere ao desempenho humano é associado a atividades perceptivas, cognitivas e motoras de habilidades, sendo um dos requisitos básicos para a coordenação e o controle motor. A falta ou a sua deficiência implica em danos a aprendizagem da linguagem, da escrita e das habilidades motoras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

101Q472474 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Qual é a dimensão dentro dos conteúdos da Educação Física na Escola que visa reconhecer e valorizar as atitudes não preconceituosas quanto a habilidade, sexo e religião, respeitar os adversários e colegas, participar das atividades em grupo e valorizar jogos e brincadeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q389032 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

“A incapacidade de acelerar o aumento da produção, cujo crescimento anteriormente ocorrido se explicava muito mais pela ampliação das áreas de cultivo, deixando uma parte considerável da população vivendo à beira da inanição, agravando-se ainda mais com as mudanças climáticas ocorridas no século XIV, quando um maior numero de verões teve períodos insuficientes de sol e de mais chuvas, e as temperaturas foram mais baixas do que no século anterior”.

 O Cenário acima descrito levou uma crise geral e profunda a qual sociedade?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q473755 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A proposta pedagógica da Educação física parte do princípio em que um dos objetivos gerais do ensino Fundamental, é fazer com que a criança através de atividades corporais conheça a si próprio e aos outros e principalmente que respeite as individualidades, com isso, quais são os blocos de conteúdos a serem trabalhados no ensino fundamental segundo os PCNs (1997)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q324536 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil - promulgada em 05/10/88:

I - Somente os havidos da relação do casamento terão direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

II - A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; direito de ser respeitado por seus educadores; direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; direito de organização e participação em entidades estudantis; acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

III - É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

IV - O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório.

V - No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q473306 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Se os alunos necessitam apenas de uma bola na quadra e, com ela, jogar os quatro esportes tradicionais (Vôlei, Futebol, Basquete e Handebol) e nada mais, para quê então freqüentamos tanto tempo uma instituição de ensino superior específica na área? É uma incoerência saber que possuímos tanto conhecimento para transmitir e, ao mesmo tempo, não somos capazes de elaborar um plano de aula que atenda às necessidades de nossos alunos. Cita os PCNs (1999), que o profissional de Educação Física durante sua formação acadêmica adquire inúmeros e diversificados conhecimentos, porém com o comodismo de seu trabalho, o professor não utiliza o que aprendeu, esquecendo do seu potencial, não resgatando suas capacidades e habilidades, perdendo a importância dentro do ambiente escolar. Conforme o texto, no que é que a aula se torna?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q388408 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Os principais efeitos da revolução industrial foram:

I. A afirmação do capitalismo como modo de produção dominante;

II. O aumento da produção e da urbanização;

III. O surgimento de novas ideologias como o Socialismo e o Anarquismo;

IV. A falência das antigas corporações e manufaturas;

V. O aumento da população dos campos;

Quais dos itens acima estão corretos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q472379 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

De acordo com De Rose Junior (2001), após os doze anos de idade, quando a criança já possuir um rico equipamento motor, uma adequada imagem corporal, uma estruturação espacial adequada e condições cognitivas suficientes assim como emocionais para pensar o jogo de forma a planejar a sua execução com base num raciocínio hipotético. Como podemos chamar esta etapa da aprendizagem?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q471675 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Segundo Kunz (1994) o esporte como conteúdo hegemônico impede o desenvolvimento de objetivos mais amplos para a Educação Física. Quais são estes objetivos citados pelo autor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q471914 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Sabe-se que a conduta motora, de coordenação motora global é concretizada através da maturação motora e neurológica da criança. Para isto ocorrer haverá um refinamento das sensações e percepções, visual, auditiva, sinestésica, tátil e principalmente proprioceptiva (VELASCO, 1996). Através de quê a criança consegue esta coordenação motora global?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q382796 | Biologia, Microbiologia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Os protistas são animais unicelulares, microscópios, isolados ou coloniais e os representantes mais primitivos dos eucariontes. Quando as condições ambientais tornam-se desfavoráveis para a espécie, o protista realiza a egestão e excreção: o citoplasma se desidrata, diminui de volume e secreta uma membrana resistente que o isola do meio externo, transformando-se em um:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.