Questões de Concursos: Prefeitura de Ponte Alta SC

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Ponte Alta SC de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q912083 | Direito Constitucional, Direitos ConstitucionaisPenais e Garantias Constitucionais do Processo, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Ponte Alta SC, OBJETIVA, 2023

Constitui um dos vértices de sustentação do direito de acesso à informação e da liberdade de imprensa. Esse direito, dada a sua relevância, recebeu proteção constitucional justamente no capítulo que trata dos direitos e das garantias fundamentais. Em conformidade com a Constituição Federal, o trecho descreve o(a):

3 Q912080 | Farmácia, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Ponte Alta SC, OBJETIVA, 2023

Das seguintes alternativas, a melhor forma de descartar medicamentos vencidos é:

4 Q912168 | Legislação de Trânsito CTB, Infrações Graves, Motorista I e II, Prefeitura de Ponte Alta SC, OBJETIVA, 2023

Um condutor estacionou seu veículo 70 centímetros afastado da guia da calçada (meio-fio). Em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro, essa situação:

5 Q912169 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas de Higiene ocupacional, Merendeira, Prefeitura de Ponte Alta SC, OBJETIVA, 2023

Sobre os serviços de limpeza que precisam ser realizados diariamente, analisar os itens abaixo:
I. Desinfetar e limpar os pisos. II. Recolher o lixo e repor papel higiênico nos banheiros. III. Realizar a limpeza de tetos, forros e paredes.

Está(ão) CORRETO(S):

6 Q912170 | Arquitetura, Circulações Verticais e Horizontais, Motorista I e II, Prefeitura de Ponte Alta SC, OBJETIVA, 2023

A iluminação urbana determina a característica da imagem noturna da cidade. A maneira pela qual uma cidade é iluminada, além de revelar sua natureza física, também direciona o seu uso durante o período noturno. Sobre a iluminação urbana, analisar os itens abaixo:
I. A iluminação urbana adequada proporciona maior segurança aos cidadãos.
II. Uma boa iluminação urbana proporciona melhoria nas condições de tráfego noturno nas cidades e rodovias.
III. É possível promover a valorização de monumentos, praças e parques através da iluminação urbana.

Está(ão) CORRETO(S):

7 Q912078 | Português, Uso da Vírgula, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Ponte Alta SC, OBJETIVA, 2023

Considerando-se o emprego da vírgula, assinalar a alternativa CORRETA:

8 Q912082 | Direito Constitucional, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Ponte Alta SC, OBJETIVA, 2023

Em relação à ação de impugnação de mandato eleitoral, nos termos da Constituição Federal, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de ________ dias contados da diplomação.

9 Q912086 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Ponte Alta SC, OBJETIVA, 2023

O Agente Comunitário de Saúde, ao realizar uma visita a uma família, constatou que uma idosa, residente nessa casa, apresentava manchas esbranquiçadas e avermelhadas nas pernas. Ela relatou perda de sensibilidade, não sentindo frio nem calor no local das lesões. Qual doença refere-se aos sintomas apresentados pela idosa?

10 Q911833 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Merendeira, Prefeitura de Ponte Alta SC, OBJETIVA, 2023

Texto associado.
O Curupira perdeu a força do mito

O Curupira é uma entidade mitológica do folclore brasileiro, tão antiga que o Padre José de Anchieta já o citava em 1560. Sua lenda alerta ao povo brasileiro sobre a proteção das matas e dos animais. Dizem que ele emite assovios horripilantes para assustar e confundir caçadores que não respeitam o período de procriação dos animais e caçam além do que necessitam para se alimentar, além de proteger as florestas dos lenhadores que derrubam árvores de forma predatória.
O Curupira tem os pés virados para trás para confundir com suas pegadas os malfeitores que, ao segui-lo, afastam-se cada vez mais para o centro da floresta e são confundidos com ilusões que os deixam perdidos e enlouquecidos.
No tempo de José de Anchieta, eram apenas os caçadores e lenhadores. Hoje, além deles, são madeireiros, barrageiros, mineradores, garimpeiros, agronegociadores e principalmente legisladores.
O Curupira há muito não consegue mais confundir os garimpeiros e mineradores que, com equipamentos mais sofisticados, multiplicam por muitas vezes a velocidade de exploração dos minerais da Amazônia a ponto de suplantar a capacidade de degradação natural de seus rejeitos tóxicos, transferindo como herança para as futuras gerações verdadeiros “cemitérios” de metais pesados nas proximidades da maior bacia hidrográfica do planeta.
Os mitos e lendas da Amazônia, tal como o Curupira, vêm sendo triturados e liquefeitos pelas serras, turbinas, fornos e engrenagens que nos últimos 50 anos promovem o “desenvolvimento” da Amazônia. Quanto mais se fala em sustentabilidade, a impressão que fica é a de que menos se pratica. Espero que haja tempo para uma reflexão da sociedade sobre o futuro que queremos, para que nossos mitos e lendas tenham algum significado para as futuras gerações.

(Fonte: EMBRAPA - adaptado.)
De acordo com o texto, o que é o Curupira?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.