Questões de Concursos: Prefeitura de Pouso Alegre MG

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Pouso Alegre MG de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q872451 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

Uma fábrica de automóveis está planejando aumentar sua produtividade em um período de dois anos. O objetivo é que, ao final do primeiro ano, o número de veículos produzidos aumente 10% em relação à produção atual e, ao final do segundo ano, deseja- -se que o número de veículos produzidos aumente 20% em relação ao número alcançado no final do primeiro ano. Se os objetivos forem plenamente alcançados e ao final dos dois anos o número de veículos produzidos passar a ser 330.000 unidades, qual a quantidade de veículos eles estão produzindo atualmente?

12 Q872457 | Matemática, Aritmética e Problemas, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

Para a construção de um jogo de tabuleiro matemático foi escolhido o sólido geométrico icosaedro como dado. O icosaedro é um sólido de 20 faces, sendo que, para a construção do dado, cada face recebeu um número de 1 a 20. Em determinada fase do jogo, para completar um desafio, o jogador deveria arremessar o dado e encontrar um número que seja divisor de 72. A probabilidade do jogador conseguir completar o desafio é de:

13 Q864704 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões Sinônimos e Antônimos, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

Texto associado.
As três bonecas
Ju morava numa rua tranquila com nome de heroína: Anita Garibaldi. Dali, das amigas da mãe, guarda boas lembranças: colos, cafunés, filhos, mimos, conselhos e broncas. Uma, ao ver Ju lavando alface como quem esfrega roupa, havia lhe ensinado a delicadeza das folhas. Outra, Marieta, lhe deixou uma lição. Numa visita, aproximou-se de Ju, que brincava de bonecas. E disse:
– Tenho uma boneca pra você!
Um forte desejo se acendeu na menina.
– Grande, como um bebê! Cabelos claros e curtos. Enroladinhos.
A menina sorriu. Mais tarde, folheando uma revista, adivinhou a boneca.
– É assim! – disse, abraçada à revista.
Deu-lhe o nome de Cecília. Chamaria as amigas, cada uma traria sua filha e fariam um lanche. Brincariam no jardim e ririam um bocado, até tarde. Cansadas, iriam cedo pra cama. Adormecer com Cecília seria melhor que mil mundos.
Foi uma espera em vão. Ainda lidava com a frustração, quando a mulher retornou. A claridade, que vinha do corredor, marcava a comprida silhueta que entrou falando:
– Tua boneca está lá guardada, esperando.
“Esperando o quê?”.
– Podia ter trazido. Comprei outra.
“Agora são duas bonecas!”, empolgou-se.
A mulher continuava:
– É moreninha, bem escura, cabelos compridos, arrumados em trança até a cintura. “Seria cor de jabuticaba?” Ju amava. Imaginou a boneca. “Será de pano? Fofa? Tem pano que tem cheiro bom, fino e macio, gostoso de pegar. Tem pano que é mais duro e pinica… Carmela!” Agora, numa só festa, apresentaria Cecília e Carmela às amigas. Já as via juntas, duas irmãs, cada uma de uma cor.
“Mas por que ela não trouxe logo as bonecas?”; “Vai ver que ela não sabia que ia passar aqui.”; “Vai ver que, outro dia, traz as duas.”; “Vai ver que…”; “vai ver…” Pensou durante a aula, em casa e antes de dormir.
Sonhou com Cecília e Carmela. Andaram de roda gigante, tão alto… Tocando as nuvens, Ju pegou um pedaço e experimentou. Azeda demais! Torceu o nariz, as outras riram. Ao acordar, procurou as bonecas e não achou. Onde estavam? Embaixo da cama? Dentro do armário? Na gaveta? Ou na casa de Marieta? Será que ela entregou para depois sequestrá-las? Se ela ia tirar, pra quê iria dar? Além de tudo, era amiga da mãe, por que faria isso? Só se a mãe não soubesse quem era a verdadeira Marieta…
Meses depois, ela chegou. A boneca não, Marieta! E falou pela terceira vez:
– Tenho outra boneca pra você. Podia ter trazido.
“Três? Sério?”
Daqui a pouco, só um reboque pra tanta promessa. Ju não se deixou enrolar. Um dia, fantasiou com Anita. Com nome de guerreira, lutaria, salvaria todas do cativeiro. A essa altura, era o que pensava: cativeiro.
Volta e meia, acontecia de sonhar com as três. Faziam estripulias, criavam brincadeiras e danças malucas e rolavam de rir. Um dia, Ju rolou pro chão mesmo. Doeu cotovelo, doeu bumbum, doeu tudo! Até a alma.
O tempo passou, tanto e mais um tico. Ju cresceu e se mudou da Rua Anita Garibaldi. De Marieta, ficou a lição: heroína mesmo era a criança que sobrevivia a certos adultos…
(Crônicas da infância: lembranças, afetos e reflexões [livro eletrônico] / organização Rosana Rios, Flávia Côrtes, Severino Rodrigues; ilustração Sandra Ronca. 1. ed. São Paulo: Edições AEILIJ: RR Literatura, 2021. PDF. Vários autores.)

Considere a expressão sublinhada no trecho “Foi uma espera em vão.” (8º§). É correto afirmar que, ao assim descrever a espera de Ju, a autora quis dizer que o tempo esperado foi:

14 Q908025 | História, Questões Internacionais: história do tempo presente, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

Os constantes desafios que se interiorizam no âmbito da ordem internacional vêm modulando a forma como governos, empresas, sociedade civil e centros de pensamento estão se relacionando. Em um mundo cada vez mais multifacetado, o monopólio da política externa já não cabe mais como instrumento de competência exclusiva de entidades governamentais, seja em seu aspecto de formulação ou em aspecto decisório.

(Lafer. 2001.)


Alguns temas estruturais fazem parte da agenda de debates e das preocupações especificamente do Brasil, tais como:

15 Q872741 | Química, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Auxiliar de Serviços Gerais Pronto Atendimento, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

O etanol é uma substância química, de fórmula C2H6O, pertencente à função orgânica dos álcoois. Comercialmente, é conhecido como álcool etílico, sendo um líquido incolor, inflamável e miscível em água. Possui diversas aplicações industriais, dentre elas como solvente e na produção de bebidas alcoólicas. O etanol é considerado um:

16 Q872743 | Economia, Auxiliar de Serviços Gerais Pronto Atendimento, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

“Financiamento para custeio e investimentos em implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas, visando à geração de renda e à melhora do uso da mão de obra familiar.” As informações se referem ao programa governamental conhecido pela sigla:

17 Q872745 | Direito Constitucional, Auxiliar de Serviços Gerais Pronto Atendimento, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

A Constituição de 1988 estabelece critérios para a eleição de Vereadores, Prefeitos, Deputados e Senadores. Dentre os vários critérios, está definida a idade mínima para serem elegíveis. O cargo de Senador deve ter a seguinte idade mínima:

18 Q888284 | Gestão de Pessoas, Administração de Recursos Humanos em Gestão de Pessoas, Auxiliar Administrativo Pronto Atendimento, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

O Google e a Amazon deram o pontapé inicial nas demissões em massa em 2024. Este mês, ambas anunciaram o desligamento de “centenas de funcionários”. Segundo as companhias, o objetivo dos desligamentos é cortar gastos. No ano passado, janeiro também foi marcado pelas demissões no setor. Foram mais 240 mil funcionários dispensados em 2023, sendo 84.000 só em janeiro. A quantidade representa mais de 1/3 do total. O mês com menos desligamentos foi em setembro, com 4.632 demitidos no setor.
(Disponível em: https://www.poder360.com.br/tecnologia/ Em: janeiro de 2024.)
Nomes como Google, Apple, Meta, Amazon e Microsoft entraram na vida do mundo de uma forma inexorável e tão cedo não parecem que vão sair desse mercado global, tais empresas:

19 Q872746 | Direito Constitucional, Auxiliar de Serviços Gerais Pronto Atendimento, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

Segundo a Constituição Federal, todos são iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição.

II. Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

III. Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante.

IV. É livre a manifestação do pensamento, sendo permitido o anonimato.

Está correto o que se afirma apenas em

20 Q872447 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

Procurando ver a satisfação de seus clientes, um restaurante fez uma pesquisa sobre os sabores de suco disponíveis em seu cardápio-caju, laranja e uva. Selecionando 100 pessoas para a pesquisa, os dados obtidos foram:

• 5 clientes gostam dos três sabores de suco;
• 46 clientes gostam do suco de caju;
• 55 clientes gostam do suco de laranja;
• 39 clientes gostam do suco de uva.

Qual a probabilidade de selecionar um cliente que goste de pelo menos dois sabores de suco?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.