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Questões de Concursos Prefeitura de Rio Branco AC

Resolva questões de Prefeitura de Rio Branco AC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q378774 | Biologia, Parasitologia, Bioquímico, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A doença de Chagas, cujo nome foi dado em homenagem ao médico Carlos Chagas, que descobriu o agente causador, ainda constitui um sério problema de saúde pública no Brasil. Por incapacitar diversos indivíduos em conseqüência das síndromes de megacólon, megaesôfago e cardiopatia, a doença gera significativas perdas de naturezas individual, social e econômica. Considerando os diversos aspectos da doença de Chagas, bem como o seu agente etiológico e o seu vetor, julgue os itens que se seguem.

O agente etiológico da doença de Chagas é um protozoário.

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12Q58965 | Português, Sintaxe, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2017

Texto associado.
Aposentadoria feliz: idosos criam repúblicas para viver entre amigos 

      A amizade de Victor Gomes e Cruz Roldán tem 46 anos. Conheceram-se em uma excursão na Serra Nevada, na Espanha, com um grupo de caminhada. “Mas era mais do que isso, era um grupo de estilo de vida”, relembra Roldán, hoje com 79 anos. Quando estavam com meio século de vida, perguntaram-se: “por que não nos vemos envelhecer?". Quinze anos depois, moram com suas respectivas esposas em Convivir, uma república autogerida na cidade espanhola de Cuenca. Dezenas de amigos e familiares se entusiasmaram quando os dois casais de amigos propuseram a ideia de viver juntos, e hoje são 87 sócios que se identificam com o lema “dar vida à idade”. 
      O condomínio conta com todos os serviços de um asilo para idosos tradicional. “Mas não ficamos sentados o dia todo em uma cadeira entre desconhecidos” , explicou um dos amigos. Compartilham tarefas, mantêm-se ativos, mas conservam sua independência.
      A velhice chega mais tarde hoje, mas pensa-se nela desde cedo. Os mais velhos atualmente - especialmente europeus e japoneses - vivem mais e não querem passar a última fase da vida entre desconhecidos ou “ser uma carga para os filhos”. É o que demonstra um estudo de 2015, realizado pelo ministério da Saúde espanhol, no qual mais da metade dos pesquisados acha pouco provável viver em um asilo, enquanto quatro em cada dez veem como alternativa o cohousing. São moradias criadas e administradas pelos próprios idosos, que decidem entre amigos como e onde querem viver sua aposentadoria. Os apartamentos pertencem a uma cooperativa, mas podem ser deixados de herança para os filhos. Na Espanha, há oito projetos construídos e vários em gestação.
      [...] A idade media é de 70 anos, mas respira-se um ambiente juvenil. [...]
      Todas as residências de cohousing devem cumprir os requisitos de um ambiente tradicional para idosos: banheiros geriátricos, móveis sem quinas, botões de emergência em todos os quartos, entre outras coisas.
      Diferentemente da situação em Convivir, onde todos que querem um apartamento devem ter um conhecido e ser sócio, em Trabensol a oferta é para o público em geral. Entretanto, ainda custa caro viver em uma república para idosos. [...]
      Das experiências espanholas, os defensores concordam que os interessados se aproximam mais dos 50 que dos 70 anos. Nemesio Rasillo, um dos fundadores da residência Brisa Del Cantábrico, onde a idade média é de 63 anos, atribui isso a que “os mais idosos passam ao cuidado familiar”. Mas há muitos adultos que ainda não se aposentaram e já têm claro que não querem ser “uma carga para seus filhos”. Nesta residência, uma das normas é poder haver no máximo 15 pessoas nascidas no mesmo ano, para garantir a variedade geracional. Cada cooperativa tem suas regras, mas uma que se repete em relação à questão da dependência é que desde que um residente se soma ao projeto, parte de seu dinheiro vai para um fundo social. “Assim, quando algum dos colegas precisar de uma assistência especial, dividimos entre todos e não será um gasto expressivo”,explica Roldán.
      É a hora da siesta em Cuenca, e “o castelo do século XXI”, como o chamam os moradores de Convivir, parece ter parado no tempo. Ninguém circula pelos longos corredores dos dois andares, as raquetes de pingue-pongue descansam sobre a mesa e o salão de beleza está fechado a chave. É o momento de desfrutar do apartamento que cada um decorou a seu gosto. “Em vez de meu filho se tornar independente, eu é que me tornei”, diz em voz baixa Luis de La Fuente, enquanto fecha a porta de seu novo lar.

            Antonia Laborde. (Disponível em: brasil.elpais.com. Acesso em 10jan2017)
Assinale a opção que pode substituir a palavra destacada em: “ENTRETANTO, ainda custa caro viver em uma república para idosos.”, sem alteração de sentido.
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13Q58984 | Pedagogia, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2017

Sobre violência intraescolar, leia as afirmativas.

I. A violência como parte constitutiva do cenário escolar estimula os grupos de alunos a entrarem em confrontos constantes, em busca da dominação de territórios.
II. A violência muitas vezes tem início fora do ambiente escolar, levando os discentes a se agruparem para se resguardarem de violências no caminho para a escola.
III. A falsa ideia do "bom convívio” no ambiente escolar em muitos casos se mostra devido à lei do silêncio.
IV. Os líderes resolvem seus problemas sozinhos e se envolvem diretamente neles.

Está correto apenas o que se afirma em:
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14Q58978 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2017

O acesso ao AEE constitui direito do aluno público alvo da Educação Especial, cabendo à escola orientar a família e o aluno quanto à importância da participação nesse atendimento. Os aspectos relativos aos alunos, público-alvo da Educação Especial a serem contemplados no Atendimento Educacional Especializado, devem constar no:
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15Q58991 | Pedagogia, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2017

Para que o professor assuma seu papel de facilitador/motivador da aprendizagem é necessário:

1. manter o diálogo aberto com o aluno.
2. refletir sobre temas contemporâneos, oportunizando a participação do aluno.
3. encontrar formas diferenciadas para trabalhar com os alunos, buscando encantá-los e envolvê-los nas atividades.
4. que a dimensão afetiva não ocupe lugar de destaque nas práticas docentes.

Está correto apenas o que se afirma em:
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16Q58983 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2017

Na perspectiva da educação inclusíva, os Centros de AEE devem concorrer para a adoção de medidas de apoio necessárias à efetivação do direito de todos à educação. Os Centros de AEE, públicos ou privados, representam alternativa para a reorientação das escolas especiais, promovendo sua participação no processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência, sem se configurar como espaços substitutivos à:
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17Q58982 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2017

Dentre os serviços da educação especial que os sistemas de ensino devem prover, estão os profissionais de apoio. Na organização e oferta desses serviços, devem ser consideradas as atribuições deste profissional, para que se evite que ele passe a responsabilizar-se pelo ensino do aluno com necessidades educacionais especiais, desenvolvendo atividades:
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18Q58976 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2017

A Educação Especial deve ser ofertada em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), para os alunos com Deficiência (física, mental, sensorial), Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD) ou Altas Habilidades/Superdotação, bem como garante as condições de acesso, permanência e, principalmente, de aprendizagem desses alunos nas salas regulares de ensino, junto com os colegas da mesma faixa etária. O Atendimento Educacional Especializado deve ser realizado nas salas de:
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19Q481798 | Geografia, Demografia, Geógrafo, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

O território brasileiro, desde a sua origem colonialista, teve fluxos migratórios diretamente relacionados a fatores econômicos. Na concepção dos ciclos, as primeiras migrações estiveram ligadas à cana-de-açúcar na região Nordeste. Posteriormente, a região Sudeste, especialmente Minas Gerais, experimentou a intensificação da migração em função do ciclo do ouro; mais tarde, a mesma região expandiu-se em termos populacionais devido à ascensão da economia cafeeira, estendendo-se para a área ocupada hoje por parte do estado de São Paulo. Finalmente, a região Sudeste consagrou-se como o principal pólo de atração de migrantes, na grande parte saídos de suas regiões de origem em busca de empregos ou de melhores salários. A abertura de fronteiras agrícolas e mesmo o surgimento de novas cidades também atraiu migrantes em diferentes épocas. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Entre os estados brasileiros mais populosos, incluem-se São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná.

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20Q58977 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2017

Cabe aos sistemas de ensino, ao organizar a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, disponibilizar as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras e guia-intérprete, bem como de monitor ou cuidador dos estudantes com necessidade de apoio nas atividades de que exijam auxílio constante no(a):
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21Q58996 | Serviço Social, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2017

A identificação precoce, visando encontrar o momento ideal para intervir, é uma das propostas da Política Nacional de Prevenção de Deficiências (BRASIL, 1992). Dessa forma, quanto mais ações preventivas, menores serão as alterações no desenvolvim ento da população em geral. A identificação precoce é uma alternativa imprescindível, dessa forma, se suprimem condições que possam agravar o desenvolvimento da criança em seu aspecto:
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22Q58980 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2017

Entende-se por programa de atendimento e apoio especializado, um conjunto de recursos e ações educativas destinado à promoção do desenvolvimento integral e apoio ao processo de inclusão escolar das crianças com necessidades educacionais especiais, em interface com a área de:
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23Q478180 | Farmácia, Farmacocinética, Farmácia, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A aplicação dos princípios da farmacocinética e da farmacodinâmica no atendimento ao paciente é fundamental para se obter aumento do benefício terapêutico e redução da toxicidade dos medicamentos. Julgue os itens que se seguem, acerca desses princípios.

O coeficiente de partição lipídio/água de um fármaco determina o grau de facilidade com que uma molécula se desloca entre os meios aquoso e lipídico. As drogas lipossolúveis atravessam mais facilmente as barreiras lipídicas devido ao seu alto grau de ionização, que lhes confere a polaridade necessária para se deslocarem entre os lipídios celulares.

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24Q58988 | Pedagogia, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2017

Uma cena comum em escolas brasileiras são os estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de avisos. De um modo geral, são os resultados de final de ano ou de bimestre que irão informá-los sobre possíveis recuperações ou reprovações.

Essa prática denota que:

I. possivelmente, o resultado da avaliação foi dado ao final de um período.
II. é coerente com os princípios da inclusão, do processo, do diálogo.
III. há exposição do estudante em seu ambiente social.

Está correto apenas o que se afirma em:
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25Q332841 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Merendeira, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Dois tipos de ração, A e B, compõem o alimento dos frangos de uma granja, na seguinte proporção: para cada quilograma de ração do tipo A, devem ser acrescentados 250 g de ração do tipo B. Com base nessas informações e sabendo que cada frango adulto consome 110 g desse alimento diariamente, julgue os itens que se seguem.

Para alimentar 12 frangos adultos durante 1 dia, são necessários 1.250 g do alimento.

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26Q58997 | Serviço Social, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2017

O papel do cuidador é de fundamental importância na assistência à pessoa que necessita de cuidados diferenciados e na sua manutenção na comunidade, evitando situações de exclusão. Em alguns casos há um excesso de tarefas atribuídas ao cuidador, muitas vezes sem a orientação adequada e sem o suporte das instituições de saúde e das redes sociais. A alteração das rotinas e o tempo despendido nos cuidados, entre outros, podem interferir diretamente nos aspectos de sua vida:
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27Q458792 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Procurador Jurídico I, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

João, servidor público, querendo subtrair, com ânimo definitivo, o notebook da repartição pública em que trabalha, dirigiu-se, à noite, ao seu local de trabalho e identificou-se perante o vigia noturno do prédio, informando ser servidor e desejar entrar no prédio para apanhar objeto que lhe pertencia e que havia esquecido em sua sala. O vigia, por já o conhecer, franqueou-lhe a entrada. João pegou o notebook, colocou-o em sua pasta e levouo consigo até a sua residência.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subseqüentes.

A narrativa configura clássico caso de furto qualificado pela condição de ser o agente funcionário público.
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28Q58998 | Serviço Social, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2017

A Tecnologia Assistiva é um recurso para ajudar crianças a conquistar independência e autonomia nas atividades cotidianas e destaca sua importância como o apoio ao processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência. Nesta perspectiva, é importante compreender que a indicação e a utilização de TA é um processo:
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29Q58989 | Pedagogia, Cuidador, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2017

Para organizar o projeto da escola, faz-se necessário pensar nas finalidades cultural, política, social, profissional e humana que a escola se propõe, como alcançá-las e quais ações devem ser priorizadas. A finalidade humana visa:
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30Q358962 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Um homem de 63 anos de idade, residente em um asilo, sem doença anterior, foi levado por um agente de saúde a um serviço de atendimento básico com queixas de tosse persistente, fraqueza e anorexia por mais de um mês. O paciente submeteu-se a avaliação médica, a exames radiológicos do tórax e a exames laboratoriais. A área de endurecimento formada para a leitura da prova tuberculínica foi de 9 mm. Após as avaliações, o paciente recebeu o diagnóstico médico de tuberculose.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Para confirmação do diagnóstico médico, é correta a realização de pesquisa bacteriológica por meio de baciloscopia direta do escarro.

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