Questões de Concursos: Prefeitura de São Gonçalo RJ

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41 Q869338 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Inspetor de Alunos, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

As teorias da aprendizagem são princípios, conceitos e pressupostos elaborados para explicar o processo de aprender. Uma delas enfatiza o papel ativo do aluno na construção do seu próprio conhecimento, defendendo que a aprendizagem é um processo interno, no qual os indivíduos atribuem significado às suas experiências por meio de interações, reflexões e assimilação de novas informações em seus esquemas cognitivos existentes. Nessa abordagem, o desenvolvimento da inteligência ocorre de forma gradual, através de estágios ou períodos, marcados pelo surgimento de novas formas de organização do pensamento. Essa concepção está associada à teoria conhecida como:

42 Q869342 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Inspetor de Alunos, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

A Lei Nº 10.639, de janeiro de 2003, incluiu o artigo 26-A na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), estabelecendo a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira no ensino fundamental e médio. A redação desse artigo foi alterada pela Lei nº 11.645, de 2008, que estabelece a obrigatoriedade do/da:

43 Q869343 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Inspetor de Alunos, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Conforme o artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases, Nº 9.394/96, cabe aos entes federados definir normas que tenham como princípios a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e da comunidade escolar nos Conselhos Escolares. Tal normatização refere-se à gestão:

44 Q869356 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Inspetor de Alunos, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente é assegurado a esses indivíduos alguns direitos, dentre eles aqueles efetivados por meio de políticas sociais públicas que propiciem o nascimento e o crescimento saudável e equilibrado, em condições de existência dignas, como previsto no art.7º. Tal artigo refere-se ao direito à:

45 Q893933 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

De acordo com os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, a comunicação mais individualizada entre as famílias e as instituições de educação infantil deve ocorrer desde o início de forma planejada. Isso se deve ao fato de:

46 Q893944 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Ao identificar um aluno com distúrbio de comunicação, é importante:

49 Q867966 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Ao longo da história da educação infantil, um problema foi identificado: a questão da dicotomia que se revelava na ideia de que a creche era o espaço do cuidar e a pré-escola, o lugar de educar. Para combatê-lo, foi prevista legalmente a concepção da educação infantil como etapa inicial da educação básica que tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento integral da criança pela tríade:

50 Q867967 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

O cuidar, na sua concepção mais ampla, é uma vertente importante da profissionalização do educador infantil, pois aponta para atitudes de:
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