Questões de Concursos: Prefeitura de São Lourenço da Mata PE

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de São Lourenço da Mata PE de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q905805 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

No Brasil, as funções sociais da escola estão embasadas principalmente pela Constituição Federal (1988) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996), que regula a educação no Brasil e detalha as funções da escola, alinhando-se aos princípios estabelecidos pela Constituição Federal. Segundo essas legislações, a escola desempenha diversas funções sociais fundamentais para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade como um todo.
Considerando essas funções sociais da escola, avalie se as assertivas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Promover a socialização dos estudantes, permitindo que aprendam a conviver com diferentes pessoas e a respeitar as diversidades.
( ) Contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres na sociedade.
( ) Priorizar a transmissão de conhecimentos científicos e culturais acumulados pela humanidade ao longo da história.

As afirmativas são, respectivamente,

22 Q899124 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O valor da experiência de um povo historicamente colonizado, marcado por um presente e passado de violências, é também resistência. O olhar do educador para sua própria história pessoal e social, reconhecendo e inventariando sua cultura, abre possibilidades para a valorização também do outro, o ouvinte, o educando. A troca de saberes se faz possível quando a experiência de cada indivíduo é validada e ganha papel de protagonismo no ensino aprendizagem. [...]
A quem se dispõe ao contato com o lúdico para prática de atividades em educação, portanto, recomenda-se que faça o inventário de suas origens, de seu registro cultural, de sua ancestralidade.
PATO, Ana; ALCANTARA, Aureli Alves de. Educar, contar e brincar para resistir: a ditadura militar e o direito da criança à memória e à verdade. Caderno de Experiências Memorial Da Resistência de São Paulo, 2021. Disponível em: https://memorialdaresistenciasp.org.br/wp-content/uploads/2022/06/caderno-deexperiencia-educar-contar-e-brincar-para-resistir.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.
Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A prática do ensino de história deve levar em consideração a diversidade cultural e individual, admitindo que todos os sujeitos presentes em sala de aula, inclusive o próprio professor ou professora, são agentes ativos no processo de ensino-aprendizagem do ambiente escolar.
PORQUE
II. As fontes históricas, materiais e imateriais, são ótimos recursos didáticos, e, se utilizadas corretamente, podem diminuir preconceitos e estereótipos sobre o que não é conhecido ou experienciado no cotidiano.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

23 Q899126 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto I
Resumindo as características formais do jogo, poderíamos considerá-lo uma atividade livre, conscientemente tomada como “não-séria” e exterior à vida habitual, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o jogador de maneira intensa e total.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2019
Texto II
A utilização de jogos em sala de aula para o ensino de História tem sido compreendida cada vez mais como um método pedagógico profícuo na medida em que alia o lúdico às tarefas escolares e, dessa forma, consegue promover uma adesão mais entusiasmada dos alunos às práticas de ensino-aprendizagem.
SILVA, Andréa Maria da. A utilização de jogos no ensino de história: uma didática possível. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 246–260, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76510. Acesso em: 17 jul. 2024.

Qual é a vantagem oferecida pela estratégica metodológica discuta pelos textos para o ensino de História?

24 Q877743 | Saúde Pública, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

As doenças propagadas por águas contaminadas são citadas na alternativa

25 Q899125 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ao utilizar um monumento ou sítio histórico no processo educacional, como parte integrante do programa curricular em diferentes disciplinas, estamos propondo uma série de questões, das quais a principal é: como era este lugar no passado e como ele mudou? As questões que ocorrerão podem ser: quão antigo é o lugar? Quem o construiu? Por que o construíram? Como o construíram? Como se relaciona com outros lugares ou construções antigas? O que aconteceu aqui? Como sabemos isto? Na base destas perguntas está a intenção de compreender a evidência física que observamos, com o intuito de conhecer mais sobre ela, sobre a vida no local e as mudanças que ocorreram, de modo a perceber sua importância ou significados no presente.
HORTA, Maria Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico Da Educação Patrimonial. Museu Imperial: IPHAN – MINC, 1999. Disponível em: portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao _patrimonial.pdf.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.

Ao abordar a temática curricular descrita, propor as questões explicitadas é importante para a prática docente porque

26 Q899127 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Pode parecer contraintuitivo, mas, naquele tempo, dependendo do lugar que uma mulher ocupava na hierarquia social, ficar viúva não era seu fim [...]. No imaginário da região, essas mulheres eram conhecidas como as matriarcas do sertão. E é com esse epíteto que, uma vez viúva, a partir de 1809, Bárbara passa a atuar e ser reconhecida. [...]
Quando, em 6 de março de 1817, estoura a Revolução em Recife, não à toa, no mês seguinte, em abril de 1817, o rastilho de pólvora é levado até o Ceará pelo filho caçula de Bárbara [...]. A influência da mãe na região seria fundamental para irradiar a revolução. Pela primeira vez, um movimento anticolonial ultrapassava a fase conspiratória e chegava ao poder. Os revolucionários haviam proclamado a República.
PELLEGRINO, Antonia. Bárbara de Alencar e as raízes brasileiras da violência política de gênero. Sesc São Paulo: Revista do Centro de Pesquisa e Formação, nº 15, 2022. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/barbara-de-alencar-e-as-raizesbrasileiras-da-violencia-politica-de-genero/. Acesso em: 17 jul. 2024.

No Ensino de História, abordar a temática descrita pelo texto, a partir da análise feita pela autora, se justifica pela necessidade de

27 Q899129 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Sempre que, na infância, eu tentava levar as pessoas ao meu redor a fazer as coisas de outra maneira, a olhar o mundo de outra forma, usando a teoria como intervenção, como meio de desafiar o status quo, eu era castigada. Lembro-me de, ainda muito nova, tentar explicar à Mamãe por que parecia altamente injusto que o Papai, homem que quase não falava comigo, tivesse o direito de me disciplinar [...]. A resposta dela foi dizer que eu estava perdendo o juízo e precisava ser castigada com mais frequência. [...]
A teoria não é intrinsicamente curativa, libertadora e revolucionária. Só cumpre essa função quando lhe pedimos que o faça e dirigimos nossa teorização para esse fim.
BELL, Hooks. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

Como um(a) professor(a) de História pode utilizar a análise feita pela autora no processo de ensino-aprendizagem?

28 Q868928 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Os grupos sociais e familiares devem ser acompanhadas comunitariamente, mas as práticas de educação popular em saúde devem ser vivenciadas cotidianamente. A educação em saúde popular diante das políticas públicas, para poder fazer a edificação nas pessoas de uma conscientização específica de forma

29 Q905810 | Pedagogia, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

As metodologias de ensino na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental compartilham várias convergências, apesar de atenderem a diferentes fases do desenvolvimento infantil. Ambas as etapas visam criar uma base sólida para o aprendizado futuro, respeitando as necessidades e características específicas das crianças em cada fase.
Considerando essa temática, analise as afirmações abaixo:

I. Nos Anos Iniciais, as metodologias de ensino devem focar na construção ativa do conhecimento pela criança, com o estudante sendo o protagonista do seu processo de aprendizagem, explorando o mundo por meio de atividades práticas e interativas.
II. Na Educação Infantil, a prática pedagógica deve priorizar a transmissão de conteúdos formais e estruturados, focando na preparação para a alfabetização e na aquisição de competências cognitivas específicas.
III. O uso de jogos, brincadeiras e atividades de experimentação são fundamentais para o processo de aprendizagem na Educação Infantil, pois promovem a socialização, a criatividade e a autonomia das crianças.

É correto o que se afirma

30 Q899190 | Biologia, A origem da vida na Terra, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um dos conceitos evolutivos do século XIX é o de que a ontogenia reflete a filogenia. Essa frase sugere que, durante o desenvolvimento de um organismo, este irá passar por cada uma das fases adultas da sua história evolutiva. Sobre este tema, aponte a alternativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.