Questões de Concursos: Prefeitura de Salto do Lontra PR

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91 Q881062 | Enfermagem, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

“Separação da pessoa infectada do convívio com outra pessoa, durante o período de transmissibilidade, com a finalidade de evitar que um indivíduo suscetível seja infectado. Pode ser domiciliar ou hospitalar”. A definição se refere à:

92 Q864433 | Legislação de Trânsito CTB, Infrações Gravíssimas, Motorista, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Constituí infração de natureza gravíssima: 

93 Q881073 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Professor, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Sobre o processo agudo de desertificação identificado no nordeste brasileiro recentemente, marque se V para Verdadeiro e F para Falso e assinale a alternativa que contém a sequência correta:

( ) No Brasil, áreas da Bahia e Pernambuco estão sendo atingidas pelo processo de desertificação e poderiam receber a classificação de clima “árido” ou “desértico”.
( ) A desertificação na Bahia e em Pernambuco foi comemorada pelos governos e pela população local, pois o setor do turismo poderá alavancar a região como o “primeiro deserto brasileiro”.
( ) A desertificação não tem relação com qualquer tipo de desmatamento ou suas consequências. Por isso, não há risco algum de transformar terras aráveis em terras improdutivas naquela região.
( ) Medidas para conter a desertificação envolvem ações como o uso sustentável do solo, irrigação correta, redução do desmatamento, reflorestamento e educação ambiental.

94 Q864436 | Gestão de Pessoas, Relacionamento interpessoal, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

NÃO é considerado um comportamento correto no local de trabalho: 

95 Q881078 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) leia as assertivas a seguir:

I - A principal função da BNCC é definir uma base comum de aprendizagem para todas as escolas do país, garantindo assim a equidade e a qualidade da educação. Ela estabelece os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de cada estudante, ou seja, o que se espera que todos os alunos aprendam em cada etapa da escolaridade, respeitando as diversidades regionais, culturais e étnico-raciais do Brasil.
II - A BNCC serve como referência para a elaboração dos currículos escolares e para a definição dos conteúdos, metodologias e avaliações utilizadas nas escolas. Ela substitui os currículos das redes de ensino, orienta sua elaboração, garantindo a coerência e a progressão dos aprendizados ao longo da Educação Básica.
III - A BNCC e os currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação.

A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:

96 Q881080 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

No livro "Pedagogia da Autonomia" de Paulo Freire, o autor destaca a importância de qual aspecto para o desenvolvimento de uma prática educativa emancipatória?

100 Q910855 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

O percurso histórico da Educação Física escolar brasileira teve seu início no ano de 1851, quando foi incluída como matéria no currículo escolar. Através da Reforma Couto Ferraz, a ginástica passou a ser disciplina obrigatória no ensino primário e a dança e a ginástica, no ensino secundário. Em 1920, os estados da federação iniciaram as reformas educacionais dentro da Educação Física e usaram o nome de ginástica para essa prática. Desde então as reformas pedagógicas e metodológicas da Educação Física vêm sofrendo grande evolução ao longo dos anos. Assim, surgem as Abordagens Pedagógicas da Educação Física Escolar. Dessa forma, assinale a alternativa que aponta correntemente as características da abordagem Pedagógica da Psicomotricidade:
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