Questões de Concursos: Prefeitura de Santa Fé do Sul SP

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Santa Fé do Sul SP de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q896676 | Geografia, Modernização Agrícola, Geografia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Em uma pequena propriedade, as galinhas antes ciscavam soltas no terreiro e comiam minhocas e restos de alimento. Punham uma certa quantidade de ovos e depois iam chocá-los durante semanas, quando paravam de botar. Mas logo descobriu-se que a procriação podia ser agilizada pela chocadeira elétrica, permitindo controlar a temperatura e evitar quebra de ovos. Para não perder tempo ciscando, foram colocadas em pequenas gaiolas metálicas e alimentadas à base de ração. Logo percebeu-se que era mais produtivo separar a produção de ovos da de pintinhos. Foram separadas também da produção de matrizes (galos e galinhas). E tudo isso porque galinha comia minhocas [...]


(OLIVA, J. et all de J. Graziano da Silva: O que é questão agrária. Adaptado)


Considerando o texto, é possível afirmar que trata-se do seguinte tipo de transformação sofrida pela agricultura:

22 Q896677 | Geografia, Agricultura tradicional, Geografia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

A agricultura familiar e a agricultura camponesa são responsáveis pela maior parte da geração de emprego e a grande parte da produção agrícola brasileira, principalmente produtos ligados à alimentação diária da população, como hortaliças, feijão e farinha de mandioca, por exemplo. Agricultura familiar é entendida como sendo aquela que a família ao mesmo tempo que é proprietária dos meios de produção, assume o trabalho no estabelecimento produtivo. Já a agricultura camponesa pode ser descrita como uma das formas sociais da agricultura familiar, mas com particularidades que a especificam. A geografia no Brasil tem feito estudos sistemáticos sobre a agricultura camponesa, se destacando autores como Ariovaldo Umbelino de Oliveira, Bernardo Mançano Fernandes, Paulo Roberto Raposo Alentejano e Maria de Nazareh Baudel Wanderley, entre outros. Sobre o conceito de agricultura camponesa, assinale a afirmativa INCORRETA.

23 Q896679 | Geografia, Relevo, Geografia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

O relevo brasileiro é constituído por um conjunto de rochas sedimentares, com base em estruturas litológicas cristalinas de formação bastante antigas, com terrenos cratônicos que datam do período Pré-Cambriano médio, por volta de dois bilhões de anos atrás. Já a morfologia do relevo brasileiro é resultante tanto de forças endógenas quanto de forças exógenas de formação do relevo, mas com a preponderância do segundo tipo. São consideradas ações exógenas que contribuem para a formação do relevo brasileiro, EXCETO:

24 Q896710 | Pedagogia, Educação Especial, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

As diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) elencam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como um de seus pilares. Considerando as funções e as características do papel do AEE no contexto da educação inclusiva, assinale a afirmativa correta.

25 Q896711 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Analise as afirmativas a seguir identificando o que deve estar presente na formação dos profissionais da educação para o atendimento aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com a Nota Técnica nº 24/2013 e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) Mediação pedagógica nos processos de aquisição de competências, por meio da antecipação da organização das atividades de recreação, alimentação e outras, inerentes ao cotidiano escolar.


( ) Interlocução com a área clínica quando o estudante estiver submetido a tratamento terapêutico e se fizer necessária a troca de informações sobre seu desenvolvimento.


( ) Intervenção pedagógica para o desenvolvimento das relações sociais e o estímulo à comunicação, oportunizando novas experiências ambientais, sensoriais, cognitivas, afetivas e emocionais.


( ) Identificação das competências de comunicação e linguagem desenvolvidas pelo estudante, vislumbrando estratégias de comunicação no âmbito da educação escolar.


A sequência está correta em

26 Q896712 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

A tecnologia assistiva é reconhecida como importante meio para a autonomia e a inclusão social de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, conforme a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Brasil, 2015). Assinale a afirmativa que descreve corretamente o papel da tecnologia assistiva na promoção da inclusão escolar de estudantes com deficiência.

27 Q896716 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

A inclusão escolar de estudantes com deficiência visual requer o uso de diversos recursos e metodologias específicas para promover o acesso ao conteúdo. São meios empregados na inclusão de estudantes com deficiência visual, EXCETO:

28 Q896717 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

As especificidades dos estudantes com deficiência intelectual exigem uma avaliação adaptada, considerando suas características. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996) estabelece que a avaliação deve ser contínua, cumulativa e que valorize os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Com base nas práticas de apoio do campo da educação especial, assinale, a seguir, o instrumento utilizado pelos professores da sala de aula regular para os processos avaliativos de estudantes com deficiência intelectual.

29 Q896658 | História, Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

A mineração, como já mencionado, foi uma das atividades econômicas mais importantes no Brasil colonial, em particular na Capitania de Minas Gerais. Segundo Paiva (2002), foi nesse contexto que as populações africanas introduziram técnicas diversas nos processos de mineração, trazendo ao Brasil tecnologias como canoas (tradicionalmente feitas de madeira, rasas e medindo de dois a três palmos de diâmetro) e bateias, recipientes de couro de boi, cuja função é reter o ouro.

(Paiva, 2002.)


A despeito dessa importância histórica e da significativa presença de tecnologias e conhecimentos africanos e afrodescendentes na atualidade, os estudos do tema ainda são relativamente escassos. Em relação ao escopo tecnológico africano:

30 Q896666 | Inglês, Infinitivo e gerúndio | Infinitive and gerund, Inglês, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

A 9th grade group was given a handout containing a list of sentences to be observed and analysed as a pair work activity, having the lexicon found in the sentences been already studied, and, if necessary, dictionary checking on word meaning allowed. The teacher conducted class discussion based on the perceptions resulting from the list examination performed. Being the handout as follows, consistent data to ground conclusions is introduced in:


• Summer’s arriving will be happily celebrated in the touristic cities and towns this year.


• People are coming to attend the Rock in Rio shows on the multiple stages of Rock City.


• Beating among opponent sports fans has become an issue during championship playoffs.


• For his disregarding teacher’s instructions during tests, Carl got detention on several occasions.


• The candidates are campaigning all around the country for elections are just around the corner.


• Some boys are beating each other in the school yard and there’s not any adult out there.


• Tourists’ coming to spend summer vacations is surely bound to fill in all hotels and inns.


• Since our bus’s arriving, we should get our luggage together and be ready to get it.


• The candidate hasn`t stayed much with her family because campaigning takes her all over.


• The way that man drives tells us he’s totally disregarding both, human life and traffic laws.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.