Questões de Concursos: Prefeitura de Sapucaia do Sul RS

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Sapucaia do Sul RS de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q715845 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Françoise Choay, em “A alegoria do patrimônio”, esclarece que na França, em 1837, foi criada a primeira Comissão dos Monumentos Históricos, onde foram estabelecidas as três grandes categorias de monumentos históricos, constituídas pelos remanescentes da Antiguidade, os edifícios religiosos da Idade Média e alguns castelos, sendo que essas categorias provinham da arqueologia e da história da arquitetura erudita. Em relação ao domínio patrimonial, atualmente, afirma-se que:

I. Abrange edifícios individuais.

II. Compreende os aglomerados de casas e bairros.

III. Abrange aldeias.

IV. Compreende cidades inteiras.

V. Abrange conjuntos de cidades.

Quais estão corretas?

42 Q694267 | Português, Interpretação Textual, Secretário de Escola, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Texto associado.
TEXTO I                                Eu amo os meus defeitos. E você? Deveria... 
                                                                                                                                               Mônica Salgado
01     A questão que se coloca neste texto é: somos programados para querer tudo. Sem isso ou
02 aquilo. É isso e aquilo. Com roupas de grife, conta bancária polpuda, férias descoladas, coach,
03 masterclass com o Karnal, amigos fiéis e divertidos, um propósito profissional e muita meditação.
04     Ah, e a regra é clara: não postou, não aconteceu. Viver para dentro não tem a menor graça, não
05 dá likes nem gera engajamento. Fomos da sociedade do ser ___ sociedade do ter. Chegamos
06 agora ___ sociedade do parecer. Só aparece o que parece ser bom. Só parece ser bom o que
07 aparece.
08     Num mundo de culto excessivo ___ positividade superficial das redes sociais; de ode ___
09 gratidão suprema (pedir? Nunca! Afinal, já temos tanto); num planeta onde a grama verde do
10 vizinho é vista através de olhos míopes com óculos cor de rosa, felicidade, fama e sucesso
11 parecem prêmios certeiros de uma existência robótico-ensaiada. Se você não chegou lá, não
12 agradeceu o suficiente. Não meditou como poderia. Ou não leu a autoajuda best-seller da vez.
13 Sentiu raiva, inveja, cobiçou algo de alguém. Logo, não merece ser agraciado com a plenitude
14 que só abençoa os perfeitinhos bem-intencionados e politicamente corretos que habitam o
15 mundo digital.
16     Basicamente, se eu não realizo o que desejo num mundo que anuncia tudo ser possível, é
17 como se a deficiência fosse minha. Certo? NÃO!!! Não há nada mais humano do que a falta, a
18 falha, a deficiência, a fraqueza, a síndrome de impostor, a sombra, o lado B. Por que, então,
19 pega tão mal admitir que sentimos isso tudo?
20     E tudo bem não estar sempre bem – ainda que você pareça a única. Minha alma é
21 bifurcada. Tem sombra e tem luz. Kharma e dharma. Não sou caricatura de Instagram: sou real.
22     Me deixem, portanto, na minha sombrinha ocasional em paz. Me deixem lamber as feridas que,
23 numa boa, só eu sei que tenho. Com licença: deixem-me xingar, me lamentar, autodepreciar,
24 chorar... Valorizo minhas bênçãos, mas reverencio minhas fraquezas também. Graças a esse
25 combo, eu sou eu.
26     Que saibamos, eu e você, aceitar, acolher e amar isso em nós. Isso é, afinal, ser humano!
                                                    Excerto adaptado. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/
Na linha 22, o nexo linguístico “portanto” introduz a ideia de _______________, e poderia ser corretamente substituído por _______________, desde que ___________ alterações no período a fim de que se mantenham as relações de correção gramatical e de sentido do texto.

43 Q365095 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Em Gerenciamento em enfermagem, encontra-se que, numa instituição de Saúde, o Enfermeiro é corresponsável pelo gerenciamento de recursos físicos. O Ministério da Saúde (1994) considera seis etapas para viabilização do processo de desenvolvimento de recursos físicos em saúde. Qual das alternativas abaixo relacionadas NÃO diz respeito à viabilização do processo de desenvolvimento de recursos físicos em saúde?

45 Q681783 | Secretariado, Secretário de Escola, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Para a boa execução de suas atividades cotidianas, o secretário escolar deve:
I. Organizar os arquivos com racionalidade, garantindo a segurança, a facilidade de acesso e o sigilo profissional. Ter atualizadas as coleções de leis, pareceres, decretos, regulamentos e resoluções, bem como as instruções –
circulares, portarias, avisos e despachos que digam respeito às atividades da escola.
II. Conservar o regimento da escola em local de fácil acesso a toda a comunidade escolar. Oferecer visibilidade às concepções pedagógicas, às normas e às diretrizes da escola.
III. Gerenciar os processos de matrícula e de transferência dos alunos, observando a transcrição fiel dos documentos originais – documento legível sem rasuras e incorreções.
Quais estão corretas?

46 Q692736 | Inglês, Professor Área II Língua Portuguesa, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Texto associado.
Instruction: Answer questions 31 to 40 based on the following text.
                  This Chrome extension lets you learn a new language by watching Netflix
01     Learning a new language through immersion doesn’t mean you have to pack your bags and
02 move to Europe for three months. Now, you just need to turn __ Netflix. Language Learning with
03 Netflix is a Chrome extension that lets you watch shows with two subtitles on __ the same time
04 so you can visually pair translations with dialogue and learn some new vocabulary in the process.
05 Its a clever service that makes use of Netflix’s massive catalogue and all of the major languages
06 in which it already offers subtitles, including Danish, Dutch, English, French, German, Italian,
07 Norwegian, Portuguese, Spanish, Swedish, and Turkish.
08     The extension was created by developers David Wilkinson and Ognjen Apic who experimented
09 with making their own language learning software before collaborating on Language Learning with
10 Netflix. “For some languages (Farsi, for example), there’s only a limited amount of learning
11 materials available”, Wilkinson said in an email. “I think a lot of people would enjoy studying a
12 language with material they are already familiar with”.
13     The tool works best as a supplement for people who already have some basic understanding
14 of the language they’re learning. There’s a vocabulary-highlighting feature that greys out less
15 common words, which is adjustable to match your vocabulary level. Hovering over a word
16 produces a pop-up dictionary, and clicking the word lets you hear it. You can also slow down the
17 dialogue or automatically pause playback at the end of every subtitle, so you can learn line by
18 line. There’s even a catalogue of recommendations for movies and shows that are good to study.
19     The Chrome extension is free to use, but Wilkinson and Apic’s product is expected to have
20 more features, like additional subtitles __ dubbed dialogue, which would only be available for paid
21 users. “Netflix has alternative audio tracks for many well-known series, but the subtitles in other
22 languages don’t match the audio”, Wilkinson said. “We’re considering creating new subtitles for
23 these alternative audio tracks, so you could study German, for example, with Breaking Bad with
24 matching German audio and subtitles”.
25     One of the few downsides is that the tool only works on Google Chrome, so you can’t use it
26 with your Netflix app on tablets or streaming services like Roku or Apple TV. Hopefully, the service
27 can make it’s way beyond browsers soon because it’s obvious that the potential __ language
28 learning through media is huge. Viki, a streaming service for Asian dramas, implemented a “Learn
29     Mode” in 2017 that essentially does the same thing by showing two subtitles at once. The
30 developers say they haven’t contacted Netflix yet, but “the project could likely go faster and
31 further with their support”.
(Source: https://www.theverge.com/2019/2/12/18220289/language-learning-netflix-chrome-extension-two-subtitles – Adapted)
If ‘a’ (l.16) was replaced by ‘two’, how many other words would be necessary to change?

47 Q690884 | Português, Função Sintática dos Termos Sujeito, Secretário de Escola, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Texto associado.
TEXTO I                              Eu amo os meus defeitos. E você? Deveria... 
                                                                                                                                               Mônica Salgado
01     A questão que se coloca neste texto é: somos programados para querer tudo. Sem isso ou
02 aquilo. É isso e aquilo. Com roupas de grife, conta bancária polpuda, férias descoladas, coach,
03 masterclass com o Karnal, amigos fiéis e divertidos, um propósito profissional e muita meditação.
04     Ah, e a regra é clara: não postou, não aconteceu. Viver para dentro não tem a menor graça, não
05 dá likes nem gera engajamento. Fomos da sociedade do ser ___ sociedade do ter. Chegamos
06 agora ___ sociedade do parecer. Só aparece o que parece ser bom. Só parece ser bom o que
07 aparece.
08     Num mundo de culto excessivo ___ positividade superficial das redes sociais; de ode ___
09 gratidão suprema (pedir? Nunca! Afinal, já temos tanto); num planeta onde a grama verde do
10 vizinho é vista através de olhos míopes com óculos cor de rosa, felicidade, fama e sucesso
11 parecem prêmios certeiros de uma existência robótico-ensaiada. Se você não chegou lá, não
12 agradeceu o suficiente. Não meditou como poderia. Ou não leu a autoajuda best-seller da vez.
13 Sentiu raiva, inveja, cobiçou algo de alguém. Logo, não merece ser agraciado com a plenitude
14 que só abençoa os perfeitinhos bem-intencionados e politicamente corretos que habitam o
15 mundo digital.
16     Basicamente, se eu não realizo o que desejo num mundo que anuncia tudo ser possível, é
17 como se a deficiência fosse minha. Certo? NÃO!!! Não há nada mais humano do que a falta, a
18 falha, a deficiência, a fraqueza, a síndrome de impostor, a sombra, o lado B. Por que, então,
19 pega tão mal admitir que sentimos isso tudo?
20     E tudo bem não estar sempre bem – ainda que você pareça a única. Minha alma é
21 bifurcada. Tem sombra e tem luz. Kharma e dharma. Não sou caricatura de Instagram: sou real.
22     Me deixem, portanto, na minha sombrinha ocasional em paz. Me deixem lamber as feridas que,
23 numa boa, só eu sei que tenho. Com licença: deixem-me xingar, me lamentar, autodepreciar,
24 chorar... Valorizo minhas bênçãos, mas reverencio minhas fraquezas também. Graças a esse
25 combo, eu sou eu.
26     Que saibamos, eu e você, aceitar, acolher e amar isso em nós. Isso é, afinal, ser humano!
                                                    Excerto adaptado. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/
Na linha 16, temos a expressão “que anuncia tudo ser possível”. Assinale a alternativa que explica corretamente a função de sentido dessa expressão no texto, bem como sua equivalência com termos sintáticos.

48 Q691435 | Inglês, Professor Área II Língua Portuguesa, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Texto associado.
Instruction: Answer questions 31 to 40 based on the following text.
                  This Chrome extension lets you learn a new language by watching Netflix
01     Learning a new language through immersion doesn’t mean you have to pack your bags and
02 move to Europe for three months. Now, you just need to turn __ Netflix. Language Learning with
03 Netflix is a Chrome extension that lets you watch shows with two subtitles on __ the same time
04 so you can visually pair translations with dialogue and learn some new vocabulary in the process.
05 Its a clever service that makes use of Netflix’s massive catalogue and all of the major languages
06 in which it already offers subtitles, including Danish, Dutch, English, French, German, Italian,
07 Norwegian, Portuguese, Spanish, Swedish, and Turkish.
08     The extension was created by developers David Wilkinson and Ognjen Apic who experimented
09 with making their own language learning software before collaborating on Language Learning with
10 Netflix. “For some languages (Farsi, for example), there’s only a limited amount of learning
11 materials available”, Wilkinson said in an email. “I think a lot of people would enjoy studying a
12 language with material they are already familiar with”.
13     The tool works best as a supplement for people who already have some basic understanding
14 of the language they’re learning. There’s a vocabulary-highlighting feature that greys out less
15 common words, which is adjustable to match your vocabulary level. Hovering over a word
16 produces a pop-up dictionary, and clicking the word lets you hear it. You can also slow down the
17 dialogue or automatically pause playback at the end of every subtitle, so you can learn line by
18 line. There’s even a catalogue of recommendations for movies and shows that are good to study.
19     The Chrome extension is free to use, but Wilkinson and Apic’s product is expected to have
20 more features, like additional subtitles __ dubbed dialogue, which would only be available for paid
21 users. “Netflix has alternative audio tracks for many well-known series, but the subtitles in other
22 languages don’t match the audio”, Wilkinson said. “We’re considering creating new subtitles for
23 these alternative audio tracks, so you could study German, for example, with Breaking Bad with
24 matching German audio and subtitles”.
25     One of the few downsides is that the tool only works on Google Chrome, so you can’t use it
26 with your Netflix app on tablets or streaming services like Roku or Apple TV. Hopefully, the service
27 can make it’s way beyond browsers soon because it’s obvious that the potential __ language
28 learning through media is huge. Viki, a streaming service for Asian dramas, implemented a “Learn
29     Mode” in 2017 that essentially does the same thing by showing two subtitles at once. The
30 developers say they haven’t contacted Netflix yet, but “the project could likely go faster and
31 further with their support”.
(Source: https://www.theverge.com/2019/2/12/18220289/language-learning-netflix-chrome-extension-two-subtitles – Adapted)
Consider the following sentences from the text:
I. “Its a clever service that makes use of Netflix’s massive catalogue” (l.05).
II. “there’s only a limited amount of learning materials available” (l.10-11).
III. “Hopefully, the service can make it’s way beyond browsers soon” (l.26-27).
Which ones DON’T have grammar mistakes?

49 Q723725 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Em novembro próximo, os eleitores norte-americanos escolherão seu próximo Presidente. Tradicionalmente, as eleições presidenciais nos Estados Unidos são polarizadas entre os partidos

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.