Questões de Concursos: Prefeitura de armação de Buzios RJ

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21 Q361848 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Um estudo clínico que acompanha, por um determinado tempo, um grupo de pessoas que fumam, para observar se elas irão desenvolver câncer de pulmão, é denominado de:

24 Q322129 | Pedagogia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A tendência tecnicista em educação resultou da tentativa de aplicar na escola o modelo empresarial, que se baseia na “racionalização”, própria do sistema de produção capitalista. No Brasil, a tendência tecnicista foi introduzida no período da ditadura militar, nas décadas de 1960 e 1970, e prejudicou sobretudo as escolas públicas. A partir daí, desenvolveu-se uma reforma autoritária, vertical, domesticadora, que visava a atrelar o sistema educacional ao modelo econômico dependente, imposto pela política norte-americana para a América Latina. A reforma citada assentava-se em três pilares. São eles:

25 Q325084 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, a garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta na qualidade social da educação, que é uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo.Aescola de qualidade social adota como centralidade:

26 Q810302 | Legislação Federal, Lei 9782 1999, Agente Fiscal Sanitário, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

De acordo com a Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999, que define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária , quando ficar comprovada a comercialização de produtos sujeitos à vigilância sanitária, imprópria para o consumo, ficará a empresa responsável obrigada a:

27 Q319838 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Segundo Érica Giaretta Biase, atualmente, “a figura deste profissional nas Instituições Escolares proporciona uma estreita ligação entre os outros órgãos do Sistema Educacional, quer sejam Secretarias quer sejam Regionais e Unidades Escolares, para garantir a aplicação legal do regime democrático. Por isso, o Inspetor tem uma grande concentração nos aspectos Administrativos, Financeiros e Pedagógicos das Unidades Escolares, trabalhando inclusive, como agente sociopolítico.” Considerando que a autonomia da instituição educacional se baseia na busca de sua identidade, expressa na construção de seu projeto pedagógico e do seu regimento escolar, como manifestação de seu ideal de educação e que permite uma nova e democrática ordenação pedagógica das relações escolares, a LDBEN, ao conceder autonomia às instituições de ensino destas , exige responsabilidade. Cabe à Inspeção Escolar do sistema de ensino ao qual a instituição estiver vinculada acompanhar o desenvolvimento de suas atividades visando à garantia da oferta de uma educação de qualidade. O Inspetor Escolar, no exercício de sua função, verifica:

28 Q324648 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Em relação à organização curricular da educação básica, é correto afirmar:

29 Q385512 | Biologia, Zoologia Vertebrados, Biólogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Analise as afirmações abaixo sobre ClasseAmphibia.

I. Pele úmida e glandular; sem escamas externas.

II. Coração tipicamente com duas câmaras: uma aurícula eumventrículo.

III. Excreção por meio de rins mesonéfricos.

IV. Respiração por brânquias, pulmões, pele.

São Corretas:

30 Q325280 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Segundo Libâneo (2004),“uma escola bem organizada e bem gerida é aquela que cria condições pedagógico-didát icas, organizacionais e operacionais que propiciam o bom desempenho dos professores em sala de aula, de modo que todos os seus alunos sejam bem-sucedidos na aprendizagem escolar”. Para se alcançar a qualidade social e pedagógica do projeto educativo, reafirma-se a relevância de ações pensadas e geridas de forma:

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