Questões de Concursos: Prefeitura de armação de Buzios RJ

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31 Q323843 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A Didática da Escola Nova ou Didática ativa é entendida como “direção da aprendizagem”. A Didática ativa dá grande importância aos métodos e às técnicas, como o trabalho em grupo, atividades cooperativas, o estudo individual, as pesquisas, os projetos, as experimentações etc., bem como aos métodos de reflexão e método científico de descobrir conhecimentos.

Na Didática ativa, o centro da atividade escolar:

32 Q607233 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Biblioteconomista, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Em relação às regras da tabela de Cutter, idealizada pelo bibliotecário norte-americano Ammi Cuttter (1837-1903), é correto afirmar:

33 Q325607 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria. De acordo com o Art. 38 da Lei de Diretrizes e Bases (Lei n° 9.394/96), os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudosemcaráter regular. Os exames a que se refere esse artigo serão realizados no nível de conclusão do Ensino Fundamental e no Nível de conclusão do Ensino Médio, respectivamente:

35 Q365636 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Assinale a alternativa que contenha os conceitos corretos sobre sístole e diástole.

36 Q478487 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Segundo alguns autores , interações medicamentosas são “ações recíprocas dos componentes ativos dos medicamentos”. Os efeitos resultantes podem ser benéficos, quando melhoram a eficácia terapêutica, por exemplo, ou prejudiciais quando aumentam acentuadamente os efeitos farmacológicos dos princípios ativos ou estes se antagonizam a ponto de anular. Assinale abaixo o exemplo de interação medicamentosa grave e seus correspondentes efeitos.

37 Q319640 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

“Globalização, multiculturalismo, questões de gênero e de raça, novas formas de comunicação, manifestações culturais de adolescentes e jovens, expressões de diferentes classes sociais, movimentos culturais e religiosos, diversas formas de violência e exclusão social configuram novos e diferenciados cenários sociais, políticos e culturais.” Desta forma, segundo Candau (2000), é preciso superar a didática voltada ao aluno padrão e reinventar a didática escolar, numa perspectiva:

38 Q321741 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Jean Piaget dividiu os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento. Segundo o educador, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.

 O segundo período de desenvolvimento considerado por Piaget é o período pre-operatório , que coincide com a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até os sete anosemmédia. Este período é marcado:

39 Q324481 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Nos últimos anos, diversos estudos têm sido dedicados à história da Didática no Brasil, suas relações com as tendências pedagógicas e à investigação do seu campo de conhecimentos.

Vários autores concordam em classificar as tendências pedagógicasemdois grupos: as de cunho liberal – Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicismo Educacional; as de cunho progressista – Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Na Pedagogia Tradicional, a Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. Nessa Pedagogia, a atividade de ensinar é centrada no(na):

40 Q795106 | Filosofia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O problema dominante na filosofia pré-socrática até os sofistas é o cosmológico. O pensamento filosófico desse período – a cosmologia – é definido como um tipo de saber:

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