Questões de Concursos: Prefeitura de armação de Buzios RJ

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51 Q325696 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O Dr. Cipriano Carlos Luckesi vem expondo e sinalizando em seus escritos e falas a diferença entre avaliar e examinar. O ato de examinar tem como função a classificação do educando, minimamente, em “aprovado ou reprovado”, no máximo, em uma escala mais ampla de graus, tais como notas. Ao ato de examinar não importa que todos os estudantes aprendam com qualidade, mas somente a demonstração e a classificação dos que aprenderam e dos que não aprenderam. Eisso basta. Diversamente, o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso seja necessário. Assim, a avaliação é diagnóstica. Nesse sentido, é correto afirmar que o ato de avaliar:

52 Q322054 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A Orientação Vocacional Ocupacional – facilitadora do processo de escolha profissional ajustada – deve propiciar às pessoas a capacidade de adaptação, interpretação e juízo da realidade, discriminação, hierarquização, esclarecer diar iamente a ambiguidade e tolerar a ambivalência. Esses aspectos nada mais são do que o desenvolvimento do raciocínio:

53 Q800157 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

No campo somático, a cronologia das hegemonias propostas pela R.P.G é:

54 Q368699 | Enfermagem, Nutrição e Dietética, Enfermeiro, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O Enfermeiro, ao realizar a consulta de enfermagem na puericultura, está estimulando a mãe manter a lactação após retornar ao trabalho. Em relação à conservação e ao armazenamento do leite materno, é correto afirmar:

55 Q794995 | Filosofia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Apesar de simplificar uma realidade mais complexa, a contraposição entre racionalismo e empirismo fixou-se nos esquemas tradicionais de Filosofia, é INCORRETOafirmar que:

56 Q323483 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Moretto (2007, p. 101) acredita que o professor, ao elaborar o plano de aula, deve considerar alguns componentes fundamentais que lhe possibilitem escolher as estratégias que melhor se encaixem, aumentando as chances de obter sucesso nas aula, tais como: conhecer a epistemologia e a metodologia mais adequada às particularidades das disciplinas, conhecer o contexto social de seus alunos e, principalmente, suas características.

57 Q550916 | Informática, Word, Administrador, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

No Word 2003, são modos de visualização que permitem a exibição dos números de páginas inseridos no rodapé:

58 Q320486 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A motivação está presente como processo em todas as esferas de nossa vida – no trabalho, no lazer, na escola. A preocupação do ensino tem sido a de criar condições tais, que o aluno se motive a estudar. A motivação é, portanto, o processo que mobiliza o organismo para a ação. Isso significa que, na base da motivação, está sempre um organismo que apresenta uma necessidade, um desejo, uma intenção, um interesse, uma vontade, uma predisposição para agir.

 O estudo da motivação considera três tipos de variáveis:

59 Q801433 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O método de cadeias musculares e articulares estipula que os indivíduos apresentam um eixo vertical e um eixo horizontal. Esses eixos estão relacionados, respectivamente, aos aspectos:

60 Q324147 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Um aluno com 16 anos de idade solicita matrícula no Ensino Fundamental em uma instituição de educação básica, que é autorizada a oferecer diversas modalidades de ensino. O Inspetor Escolar deve orientar para que o aluno seja matriculado:

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