Questões de Concursos: SAD MT

Prepare-se para a prova com questões de SAD MT de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q321255 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A escola deve assegurar a mediação entre a criança e os modelos sociais. Alguns teóricos defendem que o professor deve assumir o papel do adulto mediador, sem, contudo, tornar-se membro do grupo de crianças. Com base nessa teoria, o papel de professor mediador consiste em

22 Q387597 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Algumas cidades já possuem políticas que tratam a grafitagem, forma de expressão típica da cultura urbana das grandes cidades. Com relação à técnica do grafite-arte como produto da cultura brasileira, assinale a opção correta.

23 Q379819 | Biologia, Meio Ambiente, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A educação ambiental, por meio de um processo pedagógico permanente, deve despertar no educando uma consciência crítica quanto aos problemas ambientais. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

I A educação ambiental deve enfatizar o respeito pelos diferentes ecossistemas e culturas humanas da Terra.

II A educação ambiental deve facilitar a percepção integrada do meio ambiente, tornando possível uma ação racional, capaz de responder às necessidades sociais.

III A educação ambiental deve contribuir para o desenvolvimento de um espírito de responsabilidade e de solidariedade entre os povos de modo a garantir a conservação e a melhoria do meio ambiente.

Assinale a opção correta.

24 Q481806 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

O pantanal é uma depressão sazonalmente inundada. Nessa planície inundável, podem ser reconhecidas planícies de baixa, média e alta inundação, destacando-se os ambientes de inundação fluvial generalizada e prolongada. Nas partes mais baixas, predominam as gramíneas. Nas alturas intermediárias, predominam árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras. A poucos metros acima das áreas inundáveis, ficam os capões de mato, com árvores maiores. Nas altitudes maiores, o clima árido e seco torna a paisagem parecida com a da caatinga. Esses ambientes, periodicamente inundados, apresentam alta produtividade biológica, grande densidade e diversidade de fauna. Por suas características, o pantanal foi reconhecido como reserva da biosfera.

A partir das idéias do texto acima, julgue os itens que se seguem, acerca do ecossistema pantanal.

I O pantanal constitui um ecossistema biodiverso, cujo equilíbrio ecológico depende do ciclo de cheias e secas da região.

II A vegetação pantaneira apresenta padrões diferenciados de flora, de acordo com o solo e a altitude.

III Nas alturas intermediárias, o pantanal apresenta vegetação típica predominante da floresta amazônica.

Assinale a opção correta.

25 Q482549 | Geografia, Meio Rural, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A modernização da agricultura brasileira tem induzido a uma reordenação territorial no campo. As transformações vividas por esse setor econômico não incluem o(a)

26 Q794819 | Filosofia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Com respeito à correlação entre filosofia e ciência, assinale a opção correta.

27 Q794856 | Filosofia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista a contribuição das aulas de filosofia para o desenvolvimento do senso crítico do aluno, assinale a opção correta.

28 Q332304 | Matemática, Aritmética e Algebra, Técnico, SAD MT, NCE

Sabendo-se que 5 é raiz do polinômio x³ - 4x² - 11x + 30 , a soma das outras duas raízes deste polinômio é:

29 Q482411 | Geografia, Mato Grosso MT, Técnico Administrativo, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Quanto à cidade de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, assinale a opção correta.

30 Q387669 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

O Impressionismo foi um movimento que revolucionou a pintura. Os artistas dessa época buscavam observar os efeitos da luz solar sobre os objetos ao longo do dia e registrar na tela essas variações. Acerca das características desse movimento, assinale a opção correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.