Questões de Concursos: SEDU ES

Prepare-se para a prova com questões de SEDU ES de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q474489 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Os megaeventos esportivos (Copa do Mundo e Olimpíadas) fomentaram políticas públicas, formuladas no âmbito do Ministério dos Esportes, visando incrementar, valorizar as práticas esportivas na Educação Física escolar e atrelar o esporte ao binômio educação-saúde e, ainda, contribuir para a formação da personalidade da criança mediante a incorporação de valores importantes para a vida social e para o pleno desenvolvimento da cidadania: espírito de grupo, espírito competitivo, respeito às regras (leis), entusiasmo pelo esforço, assimilação adequada das derrotas, atitude humilde na vitória etc. A prática esportiva ainda contribui para que as crianças em situações de vulnerabilidade social não se envolvam no consumo de drogas e na delinquência. No entanto, essas políticas sofrem severas críticas porque o modelo esportivo presente

12 Q474033 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

A distância entre os oponentes é um dos possíveis critérios para classificação das lutas. Dessa maneira, podem ser consideradas lutas de curta, média e longa distância, respectivamente:

13 Q794808 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

Há posições diversas sobre a função da arte na vida dos seres humanos. Uma dessas discussões diz respeito à sua função social. Afirma-se, em certas posições que a arte não tem função além dela própria. A arte é pela arte. Em outras que ela tem a função consciência crítica a respeito do que não é justo, por exemplo, nas sociedades. Segundo Chauí (2003, p. 288) ?As duas concepções são problemáticas. A primeira porque imagina o artista e a obra de arte como desprovidos de raízes no mundo e livres das influências da sociedade sobre eles - o que é impossível. A segunda porque corre o risco de sacrificar o trabalho artístico em nome das ?mensagens? que a obra deve enviar à sociedade para mudá-la, dando ao artista o papel de consciência crítica do povo oprimido?.

Segundo o texto,

14 Q373901 | Português, Figura e Vícios de Linguagem, Professor de Língua Portuguesa, SEDU ES, FCC

Segundo FIORIN, em Polifonia Textual e Discursiva (1999), ?a intertextualidade é o processo de incorporação de um texto em outro, seja para reproduzir o sentido incorporado, seja para transformá-lo. Há de haver três processos de intertextualidade: a citação, a alusão e a estilização. [...] A estilização é a reprodução dos procedimentos do ?discurso de outrem?, isto é, do estilo de outrem?, em geral, com ?função polêmica?.

Considere o contexto de produção dos enunciados a seguir para identificar aquele em que ocorre o processo de estilização.

15 Q321579 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Numa visão linear do processo pedagógico, o planejamento didático é uma sucessão de etapas que começa com a definição dos objetivos do ensino, passa pela definição dos conteúdos e dos métodos, pela execução do planejado e finalmente pela avaliação do estudante. Em forma alternativa de ver o processo pedagógico em sala de aula,

I. a avaliação não figura ao final, mas está justaposta aos próprios objetivos.

II. é preciso que a avaliação classifique os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

III. são os objetivos que dão base para a construção da avaliação.

IV. os conteúdos e o nível de domínio destes, projetados pelos objetivos, permitem extrair as situações que possibilitarão ao aluno demonstrar seu desenvolvimento em uma situação de avaliação.

V. os objetivos e a avaliação orientam todo o processo de aprendizagem.

Está correto o que se afirma APENAS em

16 Q386122 | Biologia, Anatomia Vegetal, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

Os estuários e mangues possuem solos com baixa quantidade de gás oxigênio e por isso a vegetação apresenta adaptações que permitem sua sobrevivência. Os manguezais apresentam características muito específicas que condicionam a presença de um pequeno número de espécies de vegetais. Um estudante fez as afirmações abaixo sobre as adaptações presentes em plantas dos manguezais.

I. As chamadas raízes suporte são projeções do caule que ampliam a área de sustentação das plantas permitindo a fixação em solos lamacentos.

II. Os pneumatóforos são estruturas do sistema radicular que crescem para fora do solo permitindo uma aeração adequada das raízes.

III. As raízes suporte e pneumatóforos contribuem para o aumento dos sedimentos que chegam aos rios e canais dos estuários

Está correto o que se afirma APENAS em

17 Q380807 | Biologia, Biofísica, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Em pH fisiológico, a quase totalidade das macromoléculas que se encontram no fluido intracelular possuem carga negativa. Para contrabalançar essas cargas negativas, o fluido intracelular possui também elevadas concentrações de íons potássio (K+). A grande concentração desses solutos no fluido intracelular significa que, se o fluido extracelular não contivesse soluto, haveria uma grande pressão para a água se mover do fluido extracelular para o fluido intracelular, o que provocaria aumento do volume celular para além da elasticidade da membrana. Em células animais, existe um mecanismo cuja função é manter as concentrações de íons inorgânicos longe da posição de equilíbrio, evitando assim a sua acumulação no fluido intercelular: a bomba de Na+/K+. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

A bomba de Na+/K+ transporta ativamente o íon sódio para o lado interno da célula, ao mesmo tempo em que transporta o íon potássio para fora da célula.

18 Q544578 | Física, Termologia, Professor de Física, SEDU ES, FCC

Uma máquina térmica opera, segundo o ciclo de Carnot, entre duas fontes a 300 K e 700 K, respectivamente.

Se, em cada ciclo, ela retira da fonte quente 2,0 . 103 calorias, o trabalho realizado, em joules, em cada ciclo, por essa máquina é de

Dado: 1 cal = 4,2 J

19 Q322009 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Enquanto tomo café vou me lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando: ? Não é ninguém, é o padeiro! Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo? "Então você não é ninguém?" Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: "não é ninguém, não senhora, é o padeiro".

 Assim ficara sabendo que não era ninguém... As ideias contidas no conto de Rubem Braga nos alerta, numa concepção crítica de educação, que

20 Q386848 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

Após uma refeição, a glicemia aumenta devido à absorção da glicose no intestino delgado. A homeostase da glicemia precisa do transporte da glicose para o interior das células do organismo, o que depende da liberação de insulina pelas células beta do pâncreas.

As moléculas do hormônio interagem com canais proteicos na membrana das células provocando a sua abertura e, consequentemente, a entrada da glicose.

O controle da glicemia descrito depende de qual tipo de transporte de membrana?

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.