Questões de Concursos: SEDU ES

Prepare-se para a prova com questões de SEDU ES de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q545365 | Física, Óptica, Professor de Física, SEDU ES, FCC

Uma fonte luminosa esférica de 2,0 cm de diâmetro ilumina um objeto opaco, também esférico, de diâmetro 3,0 cm, colocado a 1,0 m de distância. Um anteparo é colocado a 3,0 m do objeto e a 4,0 m da fonte, perpendicularmente à reta que une os seus centros.

Nestas condições, a relação entre os raios das regiões de penumbra e de sombra projetadas no anteparo vale

22 Q544702 | Física, Óptica, Professor de Física, SEDU ES, FCC

Um espelho esférico côncavo de raio de curvatura 36 cm fornece, de um objeto real colocado entre o vértice e o foco do espelho, uma imagem ampliada três vezes.

A distância do objeto ao vértice do espelho é, em cm,

23 Q331041 | Matemática, Equações Exponenciais, Professor de Matemática, SEDU ES, FCC

Depois de ensinar que (a + b) . (a ? b) = a2 ?b2, um professor pediu que os alunos utilizassem a diferença de dois quadrados para fazer a conta ?105 vezes 95? por meio de um cálculo mental simples. Os alunos que seguiram corretamente a proposta do professor finalizaram a operação fazendo a conta

24 Q546353 | Física, Grandezas e Unidades, Professor de Física, SEDU ES, FCC

Quando um corpo se move no interior de um fluido com velocidade v, a força de resistência que ele sofre é proporcional à v. A unidade da constante dessa proporcionalidade, no Sistema Internacional, é

25 Q794932 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

A lógica que rege o pensamento científico contemporâneo está centrada na ideia de demonstração e prova, baseada na definição ou construção do objeto do conhecimento por suas propriedades e funções e da posição do sujeito do conhecimento.

O fundamento que NÃO pertence à ciência contemporânea é:

26 Q382972 | Biologia, Metodologia Científica, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

A utilização da experimentação em sala de aula é uma tendência já defendida desde a década de 1970 pelos projetos curriculares, no entanto até hoje há resistências para sua incorporação. Uma das potencialidades pedagógicas e os principais desafios de se utilizar a experimentação nas aulas de ciências são, respectivamente,

27 Q383082 | Biologia, Biologia Celular, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC

O sistema sanguíneo ABO em humanos é constituído por três alelos, entre os quais IA e IB são codominantes entre si e dominantes em relação ao alelo i. Uma mulher do tipo A deu à luz um bebê do tipo O. Os fenótipos do pai podem ser:

28 Q322148 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Todos têm o direito de aprender. Por isso, sua proposta consiste fundamentalmente no planejamento racional da atividade pedagógica, com operacionalização dos objetivos, privilegiando as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. O plano pedagógico deve se submeter ao administrativo.

As características apresentadas estão relacionadas à tendência da educação

29 Q373749 | Português, Interpretação de Texto, Professor de Língua Portuguesa, SEDU ES, FCC

vaBAKHTIN, em Estética da Criação Verbal, explica que: ?O emprego da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e únicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo de atividade humana. Esses enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de cada referido campo não só por seu conteúdo (temático) e pelo estilo da linguagem, ou seja, pela seleção dos recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais da língua, mas, acima de tudo, por sua construção composicional. [...] Evidentemente, cada enunciado particular é individual, mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso?.

Depreende-se do texto que, na caracterização de um gênero discursivo, deve-se considerar, principalmente,

30 Q474047 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

O termo budo era sinônimo de bushido, que significa a ideologia e o comportamento dos samurais. Hoje é utilizado como denominação genérica de nove modalidades da arte marcial japonesa que surgiram na época moderna e englobam a arte do kenjutsu (esgrima) e do jujutsu (sem armas). Dentre elas, e cada qual com as suas características peculiares, encontra-se o
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.