Questões de Concursos: SEDU ES

Prepare-se para a prova com questões de SEDU ES de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q331290 | Matemática, Agente de Suporte Educacional, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Em 2009, determinado município teve 1.440 estudantes matriculados em sua rede de ensino, distribuídos em 4 escolas situadas na zona urbana (U1, U2, U3 e U4) e em 2 escolas situadas na zona rural (R1 e R2), na proporção de 5 estudantes na zona urbana para 1 estudante na zona rural. A quantidade de estudantes matriculados na escola R1 foi 50% superior à da escola R2. As escolas U2 e U3 receberam, juntas, matrículas de 40% do total de estudantes da zona urbana. Na escola U1, houve 20% a mais de estudantes matriculados que a soma das matrículas nas escolas U2 e U3. Sabe-se que R$ 36.000,00 são destinados bimestralmente para as escolas desse município e rateados proporcionalmente ao número de estudantes matriculados em cada escola. Sabe-se, ainda, que o total destinado à zona rural é dividido proporcionalmente ao número de alunos que frequentam a sala de aula ao final de cada bimestre e que, do total destinado às escolas da rede urbana, é descontado 0,5% para cada aluno desistente.

Considerando as informações hipotéticas acima, julgue os itens seguintes.

Em 2009, a quantidade de alunos matriculados na zona urbana era igual a 1.200 estudantes.

82 Q474485 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

O Congo está presente em várias festas do Espírito Santo como as de: São Benedito, São Pedro, São Sebastião e Nossa Senhora da Penha. É a dança popular mais praticada nas comunidades localizadas no município de Serra, na Região metropolitana de Vitória. Considere as afirmativas abaixo sobre tal tradição.

I. Na festa de São Benedito, não se realiza a puxada de mastro sem a presença das Bandas de Congo.

II. No topo da casaca (instrumento musical), os congueiros reproduzem um costume dos escravos ao esculpir alguém odiado e seguram a casaca pelo pescoço como forma de satirizar as pessoas terríveis.

III. Com o Jongo, a Folia de Reis, o Ticumbi, o Carimbó e o Fandango compõem as danças típicas do Espírito Santo.

IV. Ao dançarem o Congo, os homens reproduzem os movimentos de lançar ao mar as redes de pesca, enquanto as mulheres simulam o movimento das redes lançadas.

V. Se caracteriza como dança popular ou folclórica por ser um grupo musical de estrutura simplificada, com dançadores e um dirigente (mestre de congo), possui coreografia própria, sem texto dramático. O congo pode ser dançado por qualquer pessoa.

Está correto o que se afirma APENAS em

83 Q794730 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

Alejandro Cerletti, em O ensino de filosofia como problema filosófico (2009) apresenta, às páginas 31 a 40, a ideia de que o fazer filosofia pode se caracterizar como ?repetição criativa? (concordando com outro autor, Alan Badiou) e, ao mesmo tempo, por defender que aulas de filosofia devam ser exercícios do filosofar, mediados pelo professor e dentro das possibilidades dos alunos, diz que, assumindo isso, pode-se dizer que esta ideia deve ser a ?condição de nosso ensino? (p. 35). Repetição, no caso, tem a ver com o apresentar os problemas postos pela tradição filosófica e as soluções dadas a elas; criação tem a ver com o atualizar estes problemas para a realidade de cada contexto no qual os alunos e o professor estão inseridos. A repetição ele a denomina de ?dimensão objetiva? e a criação de ?dimensão subjetiva?. Diz, também, que tradicionalmente o ensino de filosofia se esgotou na dimensão objetiva (repetição do já produzido). Indica superar isso mantendo a repetição com a atualização criativa dos problemas e das soluções, sempre provisórias.

Segundo o texto,

84 Q483950 | Geografia, Globalização, Professor de Geografia, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

A globalização consiste no processo de intensificação de trocas econômicas, de intercâmbio cultural e de avanços tecnológicos e informacionais sem precedentes na história da humanidade. Julgue os itens seguintes, acerca de globalização.

A globalização constitui um processo excludente, devido à intensificação da diferença entre povos de diferentes níveis de desenvolvimento econômico.

85 Q544349 | Física, Mecânica, Professor de Física, SEDU ES, FCC

Um corpo cai em queda livre da altura de 80 m, a partir do repouso. Considere para a aceleração da gravidade o valor 10 m/s2. Durante o último segundo da queda o corpo cai, em m,

86 Q545189 | Física, Aerodinâmica, Professor de Física, SEDU ES, FCC

Para medir a aceleração de um avião enquanto corre na pista para a decolagem, um passageiro segurou a extremidade de um pedaço de fio dental que sustenta uma porca de parafuso na outra extremidade. Verificou, então, que o fio permanece inclinado de um ângulo ? em relação à vertical. Nestas condições, o passageiro concluiu corretamente que a aceleração do avião tem intensidade

87 Q794540 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC

Diversos estudiosos de metodologia de ensino de filosofia insistem na necessidade de não apenas oferecer informações filosóficas aos alunos, mas também, em buscar, nas aulas de filosofia, desenvolver neles algumas características próprias do filosofar. Alguns destes estudiosos reportam-se a uma fala de Kant posta desta forma: não se deve ensinar filosofia e sim a filosofar. Lídia M. Rodrigo (2009) diz algo a respeito: ?Retoma-se, assim, a perspectiva posta pelos PCN sobre o ensino de filosofia, ao propor que a aquisição de um conteúdo filosófico esteja vinculada à apropriação de um método de acesso a esse conhecimento?. Ao se referir a alguns estudiosos, diz ela que eles apontam três aspectos como ?definidores da prática do ensino de filosofia: problematizar, conceituar e argumentar?.

A partir do texto acima, é correto afirmar:

88 Q335661 | Matemática, Geometria Analítica, Professor de Matemática, SEDU ES, FCC

O gráfico de uma função polinomial do 1o grau crescente é uma reta de inclinação 45° que intersecta o eixo das ordenadas em y = ?2. A equação geral dessa reta é

89 Q379775 | Biologia, Genética, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

        Considere que José tenha sangue do tipo AB, e seu genótipo seja IA  IB ; considere, ainda, que Maria tenha sangue do tipo A, e seu genótipo seja IAi. Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes.

José pode doar sangue para Maria, mas ela não pode doar sangue para José.

90 Q544463 | Física, Mecânica, Professor de Física, SEDU ES, FCC

Um bloco de massa 100 g oscila em MHS preso à extremidade de uma mola de constante K = 800 N/m, sobre uma superfície horizontal sem atrito. O máximo afastamento do bloco em relação à origem é de 10 cm.

A máxima velocidade do bloco é, em m/s,

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.