Questões de Concursos Públicos: SEE AC Encontre aqui questões SEE AC de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEE AC Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q45812 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino SuperiorLuckesi (2007) define avaliação como um julgamento qualitativo sobre o processo de ensino-aprendizagem. Esse julgamento deve existir para: a) medir as informações que o aluno foi capaz de reter b) decidir o grau de dificuldade de testes e provas. c) auxiliar o professor na tomada de decisão quanto ao seu trabalho. d) atribuir notas aos alunos e) revelar o nível de aprovação/reprovação de uma escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q10117 | Matemática, Professor, SEE AC, FUNCAB, Ensino MédioNo ensino de geometria, nas séries iniciais, tem sua importância social o reconhecimento do universo tridimensional. Pensando nisso, uma professora levou para uma de suas aulas os objetos abaixo: I. Uma caixa de sapato (paralelepípedo). II. Uma lata de leite em pó (cilindro). III. Uma bola de futebol (esfera). Os sólidos acima são, respectivamente: a) poliedro, sólido de revolução e poliedro. b) sólido de revolução, poliedro e poliedro. c) sólido de revolução, sólido de revolução e poliedro. d) poliedro, sólido de revolução e sólido de revolução. e) sólido de revolução, sólido de revolução e sólido de revolução. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q10116 | Matemática, Professor, SEE AC, FUNCAB, Ensino Médio“O Material Dourado” é um dos materiais criado por Maria Montessori. Este material baseia-se nas regras do Sistema de Numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em madeira e é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos. Este material é de grande importância para o ensino de sistema de numeração decimal e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão. No Ano de 2006, a população do município de Xapuri era de 13.893 habitantes. Para representar essa população, em uma aula prática com “Material Dourado”, uma professora precisou de X cubos, Y placas, Z barras e K cubinhos. Depois da aula, a professora resolveu a seguinte operação X . K +Y. Z e o valor encontrado foi: a) 75 b) 84 c) 96 d) 104 e) 111 Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q45814 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino SuperiorQuanto à avaliação formativa, pode-se dizer: a) Gera conceitos que podem ser expressos em notas ou em outros códigos de caráter classificatório. b) Tem o objetivo de quantificar o conhecimento do aluno, hierarquizando o conhecimento. c) Preocupa-se com a construção de instrumento que seja capaz de avaliar o processo de aprendizageme não somente um produto final d) Busca criar uminstrumento que reflita um modelo que permita a contagem do conhecimento demonstrado e o nivelamento dos alunos. e) Coloca-se como um instrumento que encerra uma etapa educativa no tempo, medindo o conhecimento por meio do “certo” e do “errado”. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q45813 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino SuperiorSobre avalição escolar são feitas as seguintes afirmações: I. A avaliação é uma tarefa complexa que se resume à realização de provas e atribuição de notas. II. Uma avaliação pode ser realizada antes do processo de ensino, durante ou após este mesmo processo e, normalmente, recebe um nome específico, dependendo da fase em que ela acontece. III. Avaliar é medir no aluno sua capacidade de repetição do conteúdo transmitido pelo professor. IV. A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente. Estão corretas: a) I e III, apenas. b) II e III, apenas. c) II e IV, apenas. d) I, II e IV, apenas e) I, II, III e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q10120 | Pedagogia, Professor, SEE AC, FUNCAB, Ensino MédioDe acordo com Moreira (1999, p.153), David Ausubel, no que se refere à teoria da aprendizagem significativa, “recomenda o uso de organizadores prévios que sirvam de âncora para a nova aprendizagem e levem a o desenvolvimento de conceitos que facilitem a aprendizagem subsequente.” Para Ausubel, a principal função do organizador prévio é: a) ativar a cognição inata. b) mediar saberes posteriores. c) organizar a aprendizagem formal. d) criar novos métodos de ensino. e) funcionar como ponte cognitiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q45819 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino SuperiorAs avaliações somativas são quantificadoras. Suas principais características são, EXCETO: a) ocorrem, principalmente, no final do processo de ensino. b) tendem a considerar apenas os conteúdos principais c) têm como objetivo a atribuição de notas. d) possuem caráter classificatório. e) buscam compreender os processos mentais e suas alterações durante a aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q45803 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino SuperiorSão funções do planejamento escolar, EXCETO: a) explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática. b) expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, através de objetivos, métodos e formas organizativas do ensino. c) assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação. d) atualizar o conteúdo do plano sempre que for revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-os às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que irão sendo incorporados na experiência cotidiana e) facilitar a preparação de aulas, de forma amanter a unidade dos conteúdos, com vistas à formação de turmas homogêneas, possibilitando a exclusão de alunos que não acompanhem as aulas propostas Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q45802 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino SuperiorO Contrato didático pode ser definido como: a) um conjunto de regras determinadas pelo professor e pela escola que devem ser cumpridas pelos alunos b) regras e atitudes determinadas pela escola em seu Projeto Político Pedagógico e em seu Regulamento Interno. c) um documento com regras e atitudes que deve ser assinado pelos pais ou pelos alunos maiores de idade que regulamenta o comportamento dos alunos na escola e em sala de aula, com vistas a punições efetivas, caso seja desrespeitado. d) um conjunto recíproco de comportamentos esperados entre alunos e professor, sendo mediados pelo saber, auxiliando na análise das relações professor, aluno e saber. e) uma atitude docente que define que somente os alunos podem determinar o que desejam aprender e como as aulas devem ser ministradas Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q10119 | Matemática, Professor, SEE AC, FUNCAB, Ensino MédioBRIGADEIRO DE PANELA Ingredientes: 200g de manteiga; Uma lata de leite condensado; 140g de chocolate em pó. Modo de fazer: Misture tudo numa panela e leve ao fogo até engrossar, mexendo bem. Coloque em um prato, espere esfriar e coma com colher. A receita acima foi utilizada por uma professora para resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas – adição, subtração, multiplicação e divisão. Ela distribuiu cópias dessa receita para os alunos como objetivo de preparar o doce com eles em sala. Na despensa da escola, ela encontrou apenas 6 latas de leite condensado, 2 pacotes de 500g de manteiga e uma embalagemde 500g de chocolate em pó.O maior número inteiro de receitas, iguais à proposta acima, que a professora conseguiu fazer, somente com esses ingredientes da despensa, foi: a) 6 receitas. b) 5 receitas. c) 4 receitas. d) 3 receitas. e) 2 receitas. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro Próximo →🖨️ Imprimir questões
1 Q45812 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino SuperiorLuckesi (2007) define avaliação como um julgamento qualitativo sobre o processo de ensino-aprendizagem. Esse julgamento deve existir para: a) medir as informações que o aluno foi capaz de reter b) decidir o grau de dificuldade de testes e provas. c) auxiliar o professor na tomada de decisão quanto ao seu trabalho. d) atribuir notas aos alunos e) revelar o nível de aprovação/reprovação de uma escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q10117 | Matemática, Professor, SEE AC, FUNCAB, Ensino MédioNo ensino de geometria, nas séries iniciais, tem sua importância social o reconhecimento do universo tridimensional. Pensando nisso, uma professora levou para uma de suas aulas os objetos abaixo: I. Uma caixa de sapato (paralelepípedo). II. Uma lata de leite em pó (cilindro). III. Uma bola de futebol (esfera). Os sólidos acima são, respectivamente: a) poliedro, sólido de revolução e poliedro. b) sólido de revolução, poliedro e poliedro. c) sólido de revolução, sólido de revolução e poliedro. d) poliedro, sólido de revolução e sólido de revolução. e) sólido de revolução, sólido de revolução e sólido de revolução. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q10116 | Matemática, Professor, SEE AC, FUNCAB, Ensino Médio“O Material Dourado” é um dos materiais criado por Maria Montessori. Este material baseia-se nas regras do Sistema de Numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em madeira e é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos. Este material é de grande importância para o ensino de sistema de numeração decimal e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão. No Ano de 2006, a população do município de Xapuri era de 13.893 habitantes. Para representar essa população, em uma aula prática com “Material Dourado”, uma professora precisou de X cubos, Y placas, Z barras e K cubinhos. Depois da aula, a professora resolveu a seguinte operação X . K +Y. Z e o valor encontrado foi: a) 75 b) 84 c) 96 d) 104 e) 111 Resolver questão 🗨️ Comentários 3 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q45814 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino SuperiorQuanto à avaliação formativa, pode-se dizer: a) Gera conceitos que podem ser expressos em notas ou em outros códigos de caráter classificatório. b) Tem o objetivo de quantificar o conhecimento do aluno, hierarquizando o conhecimento. c) Preocupa-se com a construção de instrumento que seja capaz de avaliar o processo de aprendizageme não somente um produto final d) Busca criar uminstrumento que reflita um modelo que permita a contagem do conhecimento demonstrado e o nivelamento dos alunos. e) Coloca-se como um instrumento que encerra uma etapa educativa no tempo, medindo o conhecimento por meio do “certo” e do “errado”. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q45813 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino SuperiorSobre avalição escolar são feitas as seguintes afirmações: I. A avaliação é uma tarefa complexa que se resume à realização de provas e atribuição de notas. II. Uma avaliação pode ser realizada antes do processo de ensino, durante ou após este mesmo processo e, normalmente, recebe um nome específico, dependendo da fase em que ela acontece. III. Avaliar é medir no aluno sua capacidade de repetição do conteúdo transmitido pelo professor. IV. A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente. Estão corretas: a) I e III, apenas. b) II e III, apenas. c) II e IV, apenas. d) I, II e IV, apenas e) I, II, III e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q10120 | Pedagogia, Professor, SEE AC, FUNCAB, Ensino MédioDe acordo com Moreira (1999, p.153), David Ausubel, no que se refere à teoria da aprendizagem significativa, “recomenda o uso de organizadores prévios que sirvam de âncora para a nova aprendizagem e levem a o desenvolvimento de conceitos que facilitem a aprendizagem subsequente.” Para Ausubel, a principal função do organizador prévio é: a) ativar a cognição inata. b) mediar saberes posteriores. c) organizar a aprendizagem formal. d) criar novos métodos de ensino. e) funcionar como ponte cognitiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q45819 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino SuperiorAs avaliações somativas são quantificadoras. Suas principais características são, EXCETO: a) ocorrem, principalmente, no final do processo de ensino. b) tendem a considerar apenas os conteúdos principais c) têm como objetivo a atribuição de notas. d) possuem caráter classificatório. e) buscam compreender os processos mentais e suas alterações durante a aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q45803 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino SuperiorSão funções do planejamento escolar, EXCETO: a) explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática. b) expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, através de objetivos, métodos e formas organizativas do ensino. c) assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação. d) atualizar o conteúdo do plano sempre que for revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-os às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que irão sendo incorporados na experiência cotidiana e) facilitar a preparação de aulas, de forma amanter a unidade dos conteúdos, com vistas à formação de turmas homogêneas, possibilitando a exclusão de alunos que não acompanhem as aulas propostas Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q45802 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB, Ensino SuperiorO Contrato didático pode ser definido como: a) um conjunto de regras determinadas pelo professor e pela escola que devem ser cumpridas pelos alunos b) regras e atitudes determinadas pela escola em seu Projeto Político Pedagógico e em seu Regulamento Interno. c) um documento com regras e atitudes que deve ser assinado pelos pais ou pelos alunos maiores de idade que regulamenta o comportamento dos alunos na escola e em sala de aula, com vistas a punições efetivas, caso seja desrespeitado. d) um conjunto recíproco de comportamentos esperados entre alunos e professor, sendo mediados pelo saber, auxiliando na análise das relações professor, aluno e saber. e) uma atitude docente que define que somente os alunos podem determinar o que desejam aprender e como as aulas devem ser ministradas Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q10119 | Matemática, Professor, SEE AC, FUNCAB, Ensino MédioBRIGADEIRO DE PANELA Ingredientes: 200g de manteiga; Uma lata de leite condensado; 140g de chocolate em pó. Modo de fazer: Misture tudo numa panela e leve ao fogo até engrossar, mexendo bem. Coloque em um prato, espere esfriar e coma com colher. A receita acima foi utilizada por uma professora para resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas – adição, subtração, multiplicação e divisão. Ela distribuiu cópias dessa receita para os alunos como objetivo de preparar o doce com eles em sala. Na despensa da escola, ela encontrou apenas 6 latas de leite condensado, 2 pacotes de 500g de manteiga e uma embalagemde 500g de chocolate em pó.O maior número inteiro de receitas, iguais à proposta acima, que a professora conseguiu fazer, somente com esses ingredientes da despensa, foi: a) 6 receitas. b) 5 receitas. c) 4 receitas. d) 3 receitas. e) 2 receitas. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro