Questões de Concursos: SEE DF

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21 Q9871 | História, Estudantes Universitários, SEE DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Responda de acordo com o texto a seguir as questões 1 a 4:

“Já o bom historiador se parece com o ogro da lenda. Onde fareja carne humana, sabe que ali está a sua caça.”

                  Marc Bloch. “A história, os homens e o tempo”, Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, [primeira edição 1949], p. 54.

O trecho acima é parte do último livro do famoso historiador francês, conhecido como um dos mais criativos e importantes do século XX. Escrita em circunstâncias especiais, a obra pode ser lida como uma espécie de testamento acadêmico de Marc Bloch. O texto, contudo, não chegou a ser finalizado, pois Bloch, que era
judeu, estava preso e fora torturado pela Gestapo — polícia secreta alemã —, sendo fuzilado perto de Lyon no dia 16 de julho de 1944.
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o item subsequente.

Responda de acordo com o texto a seguir as questões 5 a 8:

No Brasil, as duas aspirações - a da independência e a da unidade -- não nasceram juntas e, por longo tempo ainda, não caminharam de mãos dadas. As sublevações e as conjunturas nativistas são invariavelmente manifestações desconexas da antipatia que, desde o século XVI, opõe o português da Europa e o do Novo Mundo. E mesmo onde se aguça a antipatia, chegando a tomar colorido sedicioso, com a influência dos princípios franceses ou do exemplo da América inglesa, nada prova que tenda a superar os simples âmbitos regionais.

            Sérgio Buarque de Holanda. A herança colonial - sua desagregação. In: História Geral da Civilização Brasileira. Tomo II, O Brasil Monárquico. 1.º volume, O processo da Emancipação. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, p. 9 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e o processo histórico ao qual se refere, julgue o item que se seguem.
Entre as heranças do período colonial mencionadas por Sérgio Buarque de Holanda, inclui-se a escravidão de africanos e de seus descendentes.

22 Q9860 | Geografia, Estudantes Universitários, SEE DF, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à população brasileira, julgue o item seguinte.

No Brasil, a indústria concentra-se na região Sudeste, o que favorece a integração do espaço geográfico na região e facilita as migrações para o sudeste.

23 Q9857 | Geografia, Estudantes Universitários, SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à geografia urbana no Brasil, julgue o item que se seguem.

Os fatores que propiciam o crescimento populacional no interior do Brasil incluem a atração de indústrias para as cidades de médio porte.

24 Q9880 | História e Geografia de Estados e Municípios, Estudantes Universitários, SEE DF, CESPE CEBRASPE

A respeito do Plano Piloto de Brasília, julgue o item a seguir.

O tombamento do Plano Piloto como patrimônio histórico nacional e sua inscrição na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) foram realizados com o objetivo de preservar as características essenciais que caracterizam o seu projeto urbanístico.

25 Q9865 | História, Estudantes Universitários, SEE DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Responda de acordo com o texto a seguir as questões 1 a 4:

“Já o bom historiador se parece com o ogro da lenda. Onde fareja carne humana, sabe que ali está a sua caça.”

                  Marc Bloch. “A história, os homens e o tempo”, Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, [primeira edição 1949], p. 54.

O trecho acima é parte do último livro do famoso historiador francês, conhecido como um dos mais criativos e importantes do século XX. Escrita em circunstâncias especiais, a obra pode ser lida como uma espécie de testamento acadêmico de Marc Bloch. O texto, contudo, não chegou a ser finalizado, pois Bloch, que era
judeu, estava preso e fora torturado pela Gestapo — polícia secreta alemã —, sendo fuzilado perto de Lyon no dia 16 de julho de 1944.
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o item subsequente.

Responda de acordo com o texto a seguir as questões 5 a 8:

No Brasil, as duas aspirações - a da independência e a da unidade -- não nasceram juntas e, por longo tempo ainda, não caminharam de mãos dadas. As sublevações e as conjunturas nativistas são invariavelmente manifestações desconexas da antipatia que, desde o século XVI, opõe o português da Europa e o do Novo Mundo. E mesmo onde se aguça a antipatia, chegando a tomar colorido sedicioso, com a influência dos princípios franceses ou do exemplo da América inglesa, nada prova que tenda a superar os simples âmbitos regionais.

            Sérgio Buarque de Holanda. A herança colonial - sua desagregação. In: História Geral da Civilização Brasileira. Tomo II, O Brasil Monárquico. 1.º volume, O processo da Emancipação. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, p. 9 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e o processo histórico ao qual se refere, julgue o item que se seguem.
Em nome da pretensa pureza do povo alemão e da raça ariana, considerada superior pelos nazistas, foram perseguidos e assassinados milhares de judeus, deficientes físicos e mentais, homossexuais e ciganos.

26 Q9872 | História e Geografia de Estados e Municípios, Estudantes Universitários, SEE DF, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item relativo a aspectos antecedentes à construção de Brasília.

Francisco Adolfo de Varnhagen, um dos precursores da ideia de interiorização da capital do Brasil, defendeu, em 1877, que uma nova cidade fosse construída na região em que se situam as lagoas Feia, Formosa e Mestre D’Armas.

27 Q9887 | Matemática, Estudantes Universitários, SEE DF, CESPE CEBRASPE

Considere a função F(t) = 0,8 sen(24Πt), em que t ≥ 0, e, a partir dela, defina P(t) = 10 – 5 F(t + 1/48). Com base nessas informações, julgue o próximo item.

Considerando-se que t1 ≤ t2 sejam números positivos, consecutivos, tais que F(t1) = F(t2), é correto afirmar que t2 – t1 < 1/12.

28 Q9870 | História, Estudantes Universitários, SEE DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Responda de acordo com o texto a seguir as questões 1 a 4:

“Já o bom historiador se parece com o ogro da lenda. Onde fareja carne humana, sabe que ali está a sua caça.”

                  Marc Bloch. “A história, os homens e o tempo”, Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, [primeira edição 1949], p. 54.

O trecho acima é parte do último livro do famoso historiador francês, conhecido como um dos mais criativos e importantes do século XX. Escrita em circunstâncias especiais, a obra pode ser lida como uma espécie de testamento acadêmico de Marc Bloch. O texto, contudo, não chegou a ser finalizado, pois Bloch, que era
judeu, estava preso e fora torturado pela Gestapo — polícia secreta alemã —, sendo fuzilado perto de Lyon no dia 16 de julho de 1944.
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o item subsequente.

Responda de acordo com o texto a seguir as questões 5 a 8:

No Brasil, as duas aspirações - a da independência e a da unidade -- não nasceram juntas e, por longo tempo ainda, não caminharam de mãos dadas. As sublevações e as conjunturas nativistas são invariavelmente manifestações desconexas da antipatia que, desde o século XVI, opõe o português da Europa e o do Novo Mundo. E mesmo onde se aguça a antipatia, chegando a tomar colorido sedicioso, com a influência dos princípios franceses ou do exemplo da América inglesa, nada prova que tenda a superar os simples âmbitos regionais.

            Sérgio Buarque de Holanda. A herança colonial - sua desagregação. In: História Geral da Civilização Brasileira. Tomo II, O Brasil Monárquico. 1.º volume, O processo da Emancipação. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, p. 9 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e o processo histórico ao qual se refere, julgue o item que se seguem.
Os portugueses do Novo Mundo são as pessoas nascidas em Portugal que habitavam a colônia portuguesa da América.

29 Q9853 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atualidades, Estudantes Universitários, SEE DF, CESPE CEBRASPE

Apesar da ampliação do acesso à escola e da crescente geração de emprego, uma população de 9,6 milhões de jovens, formada principalmente por mulheres, muitas delas com filhos, não estuda nem trabalha e é motivo de preocupação nos estudos sobre condições de vida da população brasileira, aponta a síntese de indicadores sociais de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados de 2012. Um em cada cinco brasileiros (19,6%) de 15 a 29 anos de idade faz parte da “geração nem nem”, jovens que nem estudam nem trabalham.

                         O Estado de S.Paulo, 30/11/2013, p. A34.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da realidade social brasileira contemporânea, julgue o item subsequente.
Cuidar dos filhos é importante fator para que jovens mulheres componham a ‘geração nem nem’.

30 Q9858 | Geografia, Estudantes Universitários, SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à geografia urbana no Brasil, julgue o item que se seguem.

A crescente utilização no campo de produtos oriundos do meio urbano, como o crédito bancário e os equipamentos agrícolas, contribui para intensificar a subordinação do campo à cidade.
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