Questões de Concursos: SEEDPR

Prepare-se para a prova com questões de SEEDPR de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q906460 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Geografia, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

Meio ambiente e indústria formam uma relação de reciprocidade de influência. A intervenção da indústria age como a força modeladora do entorno, criando e recriando o meio ambiente na forma e na força da escala técnica. A cada forma histórica de indústria corresponde, então, a uma forma correlata de entorno ambiental, cuja causa é a relação triangular que combina o nível técnico das forças produtivas, paradigma de matérias-primas e padrão de tipo de material produzido, e o efeito é a forma de relação homem-natureza e o modo de representação de mundo do tempo.
(MOREIRA, 2016, pág. 21.)
As questões associadas às dimensões ambientais, sociais e tecnológicas têm afetado a produção industrial que, por sua vez, tem buscado alternativas para mitigar os impactos relacionados às suas atividades. São medidas mitigadoras em relação aos impactos ambientais adotados pelas atividades industriais, EXCETO:

12 Q899216 | Química, Transformações Químicas: elementos químicos, Química, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

Em um laboratório foram feitas cinco experiências para a reação do brometo de t-butila (CH3)3CBr com o íon hidróxido, a 55oC. Os dados das cinco experiências foram coletados. De acordo com as experiências 1, 2 e 3, em cada uma delas a concentração de OH é a mesma e a concentração de (CH3)3CBr é variada. Quando a concentração de (CH3)3CBr é dobrada, a velocidade dobra e quando a concentração de (CH3)3CBr é triplicada, a velocidade triplica. Nas experiências 1, 4 e 5, a concentração de (CH3)3CBr é a mesma e a variação da concentração de OH não provoca nenhum efeito sobre a velocidade.

(CH3)3CBr + OH → (CH3)3COH + Br

Considerando os dados apresentados, a lei de velocidade para a reação é:

13 Q899150 | Pedagogia, Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação, Pedagogo, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

O feedback oferece aos professores informações valiosas sobre sua prática pedagógica, permitindo que identifiquem seus pontos fortes e áreas de melhoria. Com base nesses insights, eles podem desenvolver competências e habilidades, aprimorando sua prática e promovendo um ensino mais eficaz. Leia atentamente o caso fictício que descreve um recorte de uma situação cotidiana da pedagoga Maria e da professora Ana:
A professora Ana, uma entusiasta da língua portuguesa, dedicava-se a ensinar seus alunos do 6º ano com paixão. No entanto, sentia que faltava algo para suas aulas atingirem todo o potencial. A pedagoga da escola, Maria, em um procedimento formativo utilizando a estratégia da observação em sala de aula, observou atentamente como Ana conduzia a aula sobre a construção de parágrafos. Notou o entusiasmo da professora em compartilhar seus conhecimentos, mas identificou alguns pontos que poderiam ser aprimorados. Em uma conversa individualizada, Maria iniciou o feedback elogiando os pontos fortes de Ana: a capacidade de engajar os alunos e a clareza nas explicações. Em seguida, abordou os aspectos que poderiam ser melhorados, como a necessidade de diversificar as atividades e oferecer um feedback mais individualizado aos alunos. “Ana, sua aula foi muito interessante e os alunos demonstraram grande envolvimento. Percebi que você tem um dom para tornar a língua portuguesa mais atrativa. No entanto, acredito que poderíamos explorar um pouco mais a diversidade de estilos de aprendizagem dos alunos. Talvez você pudesse propor atividades que estimulem a criatividade e a autonomia dos estudantes”, sugeriu Maria. A partir desse retorno, Ana refletiu sobre sua prática e resolveu implementar algumas mudanças em suas aulas e, para complementar sua formação, decidiu participar de um curso sobre novas metodologias de ensino. Durante o curso, aprendeu sobre a importância de criar um ambiente de aprendizagem colaborativo e de utilizar recursos digitais para enriquecer as aulas. A pedagoga Maria, ao realizar uma nova observação, ficou impressionada com a evolução de Ana. A professora transformou sua sala de aula em um ambiente dinâmico e estimulante, onde todos os alunos têm oportunidade de aprender e crescer.
No caso em referência, estão presentes os seguintes elementos constitutivos de um feedback construtivo:

I. Especificidade, pois fornece exemplos concretos do comportamento ou prática que deseja abordar, evitando generalizações.
II. Equilíbrio de feedback positivo e construtivo.
III. Encorajamento da autorreflexão.
IV. Estabelecimento de metas claras e alcançáveis.

Está correto o que se afirma em

14 Q906279 | Educação Física, Dança, Educação Física, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

As danças de salão são uma forma de dança realizada em pares, caracterizadas por estilos que variam em termos de ritmo, técnica e expressividade. Um desses estilos se destaca pela sua dramaticidade. Originado na Argentina e no Uruguai, é tanto uma dança social quanto uma expressão cultural significativa. Os casais executam coreografias complexas, cheias de expressividade, valorizando a emoção e a sensualidade. Qual o nome desse estilo de dança de salão?

15 Q905259 | Marketing, Estratégias de Marketing, Produção Cultural e Design, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

No contexto atual de mercados altamente competitivos e consumidores cada vez mais exigentes, as organizações precisam adotar estratégias de marketing que não apenas atinjam seu público-alvo, mas também criem um valor significativo e diferenciado. As práticas de marketing devem se adaptar constantemente às mudanças no comportamento dos consumidores e às dinâmicas do mercado para garantir a relevância e a eficácia das campanhas. Philip Kotler, em seu trabalho seminal sobre administração e marketing, fornece insights valiosos sobre como as organizações podem alinhar suas estratégias para maximizar o impacto e a satisfação do cliente. Essa questão explora um conceito-chave do marketing moderno, essencial para entender como as organizações podem criar uma vantagem competitiva sustentável. Com base nisso, assinale a afirmativa correta sobre proposta de valor.

16 Q899140 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Pedagogo, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

Leia a situação hipotética a seguir.
Na sala de aula da professora Rebeca, a turma do 5º ano estava entusiasmada com a aula de ciências sobre o sistema solar. Enquanto explicava sobre os planetas, Rebeca notou que Bia estava se inclinando sobre a mesa, distraída com seus materiais. Calmamente, ela cruzou as mãos na frente do corpo, um sinal que ela ensinara aos alunos para lembrá-los de manter uma postura correta. Bia rapidamente se ajustou, sentando-se direito na cadeira. Continuando a explicação, Rebeca viu que João estava olhando para fora da janela, perdido em pensamentos. Sem interromper a fala, Rebeca apontou para seus próprios olhos com dois dedos. João, reconhecendo o sinal, direcionou imediatamente seu olhar para a professora. Rebeca também percebeu que alguns alunos estavam se levantando desnecessariamente para pegar materiais extras. Ela então fez o gesto de “sentado”, pressionando levemente a palma da mão para baixo. Os alunos entenderam a mensagem e voltaram a se sentar em seus lugares. Rebeca frequentemente fazia pausas e olhava ao redor da sala, certificando-se de fazer contato visual com cada aluno. Ela também dava pequenos acenos de cabeça para aqueles que estavam prestando atenção, incentivando-os a continuar. No meio da explicação sobre Júpiter, Rebeca lançou uma pergunta para a classe: “Alguém sabe quantas luas Júpiter tem?”. Ela fez questão de esperar alguns segundos, dando tempo para que todos pudessem pensar na resposta. Carla levantou a mão e, antes de responder, Rebeca usou um leve aceno para incentivá-la a falar. Carla respondeu corretamente e recebeu um sorriso aprovador da professora.

Ao analisar a descrição da aula da professora Rebeca, percebe-se que ela aplicou a técnica Lemov conhecida como:

17 Q899149 | Pedagogia, Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação, Pedagogo, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

Os resultados Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, embora sozinhos não sejam suficientes, servem como um indicador para corroborar a eficácia das políticas educacionais implementadas nas diversas unidades federativas do país. No caso do Paraná, presente no TOP 3 entre as UF – Unidades Federativas, em todos os níveis educacionais avaliados pelo MEC em 2023, uma das boas práticas é a gestão da sala de aula. Desse escopo faz parte a observação de sala de aula, que provoca o olhar para a ação, possibilitando ao professor refletir sobre sua prática e, assim, modificá-la para atender às necessidades de cada turma e estudante. Analise as afirmativas a seguir.

I. Tem como principal objetivo a formação continuada dos docentes, que devem aumentar seu conhecimento desenvolvendo autonomia para exercer a gestão na sala de aula com excelência, prescindindo de futuras intervenções.
II. É realizada pela equipe pedagógica, apoiando e desenvolvendo pedagogicamente os docentes das turmas atendidas. A partir da identificação das formas de ensino e de aprendizagem, efetivar um plano de desenvolvimento docente e demais ações de impacto na aprendizagem dos estudantes.
III. É realizada entre pares, provocando tanto o reconhecimento de boas práticas de ensino quanto a contribuição para o aperfeiçoamento do observado, a partir de sugestões retiradas da própria experiência profissional.
IV. É compreendida como uma metodologia a serviço da aprendizagem, onde o docente ignora a intencionalidade do observador, que planeja suas observações de sala de aula com foco nos dados e resultados da escola.

São características dessa estratégia o que se afirma em

18 Q903546 | Literatura, Teoria Literária, Língua Portuguesa, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

Leia a seguir a estrofe do poema de Manuel Bandeira – “Os sinos”:


Sino de Belém, como soa bem!

Sino de Belém bate bem-bem-bem.

Sino da paixão… Por meu pai?… –Não!

Não!

Sino da paixão bate bão-bão-bão.


As figuras de linguagem fonéticas também são reconhecidas como recursos estilísticos utilizados especialmente na literatura. Acerca da estrofe apresentada, pode-se afirmar que:

19 Q906469 | História, República de 1954 a 1964, História, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

O período do Regime Militar (1964-1985) no Brasil foi marcado por censura, repressão e restrições às liberdades civis. Especialmente após a implantação do Ato Institucional número 5 (AI-5) pelo governo de Costa e Silva, a situação político-social no país ficou ainda mais obscura. Indique o evento, ocorrido em 1968, que levou ao endurecimento do regime através do Ato Institucional Número 5 (AI-5).

20 Q906222 | Biologia, Sistema Imunológico, Biologia, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

O mundo é cercado por diversos agentes infecciosos e alérgicos que temos contato todos os dias. Por isso, nosso organismo é preparado com uma série de mecanismos de defesa, adquirindo, assim, imunidade. Porém, a imunidade pode ser adquirida de várias formas; uma delas é por meio da vacinação. Esse tipo de imunidade é conhecida como:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.