Questões de Concursos: SEEMG Prepare-se para a prova com questões de SEEMG de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEEMG Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 21 Q913741 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023De acordo com a Resolução SEE nº 4.487, de 25/01/21, os protocolos de Inspeção Regular para a rede estadual de ensino de Minas Gerais contemplam indicadores relacionados às seguintes dimensões da gestão: a) pedagógica, curricular e financeira. b) curricular, logística e de planejamento. c) administrativa, planejamento e de pessoas. d) pedagógica, administrativa-financeira e de pessoas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 22 Q913717 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Acessibilidade, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023Ivo, pessoa com deficiência, tinha muitas dificuldades de locomoção, além de os seus familiares terem severas limitações financeiras para arcar com o custo do transporte até o hospital público mais próximo de sua residência, de modo que ele pudesse realizar o tratamento de caráter contínuo de que necessitava. Ao consultarem um advogado a respeito dos direitos de Ivo, foilhes corretamente informado que a) somente se esgotados os meios de tratamento de Ivo em sua residência será prestado atendimento no hospital público, garantidos o transporte e, se necessário, a acomodação, incluindo do acompanhante. b) ele deve ser atendido no hospital público mais próximo de sua residência, não em sua residência, de modo prioritário, considerando as pessoas sem deficiência, além de ser assegurada a gratuidade do transporte público para esse fim, incluindo o seu acompanhante. c) o tratamento deve ser efetivamente realizado no hospital público, de modo a assegurar a inclusão social de Ivo, não em sua residência, e o transporte e, se necessário, a acomodação, incluindo do acompanhante, devem ser garantidos pelo Poder Público. d) ele deve ser atendido de maneira prioritária no hospital público mais próximo de sua residência, considerando as pessoas sem deficiência, mas o custeio do transporte pelo Poder Público somente é obrigatório se houver política pública específica para esse fim. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 23 Q913723 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023O Art. 11 da Lei 13.005/14, que aprova o Plano Nacional de Educação, dispõe que: “O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino”. O parágrafo primeiro do referido artigo prevê que o Sistema Nacional de Avaliação produzirá, no máximo a cada dois anos, indicadores de a) rendimento escolar e de avaliação institucional. b) desempenho escolar e de avaliação institucional. c) rendimento escolar e de desenvolvimento institucional. d) desenvolvimento escolar e de desempenho institucional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 24 Q913726 | Direitos Humanos, Concepções doutrinárias sobre a natureza dos direitos humanos, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023“Desde a Declaração Universal, os direitos humanos são apresentados, como o próprio nome diz, como universais. No entanto, a questão do universal e do particular se deslocou e, hoje em dia, vários grupos em diferentes países questionam a universalidade dos direitos, tal como foi construída, considerando-a uma expressão do Ocidente e da tradição europeia.” Adaptado de CANDAU, Vera Maria. “Direitos humanos, educação e interculturalidade”. Revista Brasileira de Educação, n. 37, jan./abr. 2008. O trecho acima descreve uma tensão entre os seguintes dois temas conexos nas demandas sociais contemporâneas: a) humanos e não-humanos. b) direitos e deveres. c) sociedade e estado. d) igualdade e diferença. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 25 Q913735 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023A Resolução SEE nº 4.055, de 17/12/2018, que dispõe sobre o registro e a atualização de dados no Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) e a normatização do Diário Escolar Digital (DED) nas unidades das Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais, define, em relação ao SIMADE WEB, que é uma atribuição do Inspetor Escolar a) acompanhar a regularização de vida escolar, o cumprimento da progressão parcial, a autorização e inclusão de novas turmas, a realização de novas matrículas e a enturmação de estudantes. b) supervisionar, retificar, orientar e validar os registros de dados no SIMADE, sob a responsabilidade do professor de educação básica, do secretário escolar e do assistente técnico de educação básica. c) associar os docentes aos conteúdos curriculares, visando o acesso deles ao Diário Escolar Digital, da(s)respectiva(s) turma(s), realizar a configuração de Programa Pedagógico, observando a matriz curricular vigente. d) orientar os registros das informações educacionais no SIMADE pelas escolas estaduais, esclarecendo duvidas dos servidores das unidades escolares e demais equipes regionais de ensino quanto às funcionalidades do sistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 26 Q913737 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023A Avaliação de Desempenho dos Analistas Educacionais / Inspetores Escolares (ADIE) tem como finalidade o acompanhamento sistemático de desempenho do Analista Educacional / Inspetor Escolar (ANE/IE). As opções a seguir apresentam objetivos da ADIE, de acordo com a Resolução Conjunta SEPLAG/SEE nº 10.586, de 24/05/2021, à exceção de uma. Assinale-a. a) Aprimorar a implementação dos processos de Inspeção Escolar. b) Identificar e subsidiar as ações para o desenvolvimento profissional do servidor. c) Adequar o nível de acesso do ANE/IE às plataformas de gestão do sistema de ensino do estado. d) Acompanhar o cumprimento das atribuições previstas para o ANE/IE, pela Secretaria de Estado de Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 27 Q913722 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023Avalie, com base no que prevê a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, se as afirmativas a seguir estão corretas. I. O conjunto das competências específicas e habilidades definidas para o Ensino Médio concorre para o desenvolvimento das competências gerais da Educação Básica e está articulado às aprendizagens essenciais estabelecidas para o Ensino Fundamental. II. No Ensino Médio, o foco da área de Linguagens e suas Tecnologias está na ampliação da autonomia, do protagonismo e da autoria nas práticas de diferentes Linguagens. III. No Ensino Médio, com a incorporação da Filosofia e da Sociologia, a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas propõe o aprofundamento e a ampliação da base conceitual e dos modos de construção da argumentação e sistematização do raciocínio Estão corretas as afirmativas a) I e II, apenas. b) I e III, apenas c) II e III, apenas. d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 28 Q913730 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023No século XXI, a formação integral deve abranger o domínio e a habilidade no uso das novas tecnologias da informação e comunicação, as quais exercem papel fundamental em nossa sociedade atual. Nesse contexto, surge a proposta do letramento digital. Esse conceito pode ser definido como a) garantia do acesso a aparelhos eletrônicos com conexão à internet. b) alfabetização na língua materna com uso de recursos tecnológicos. c) flexibilidade comunicativa digital e a leitura crítica das informações. d) aquisição de proficiência no uso de linguagens de programação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 29 Q913731 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023Pensadores e profissionais da educação percebem um descompasso entre as juventudes contemporâneas e os modelos de instituição e de ensino, o que coloca o desafio de enfrentar e resolver esse desencaixe entre a escola e os jovens. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a base desse problema é a) o crescente desinteresse dos estudantes pelos temas tratados no ambiente escolar. b) a incompetência das instituições de ensino em responder às demandas atuais. c) o fato natural de que a juventude é um período de experimentação e irreflexão. d) a transformação dos valores e comportamentos dos jovens em relação às gerações anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 30 Q913734 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023No âmbito escolar da rede estadual de educação de Minas Gerais, a gestão integrada da Rede de Proteção e Promoção de Direitos Humanos é realizada em cinco níveis. Sobre o terceiro nível (Unidade Central da SEE), de acordo com a Resolução Conjunta SEE/SEDESE nº 8, de 10/12/2021, é correto afirmar que a) cabe ao Gestor da escola estadual chamar os responsáveis pelas instituições e/ou órgãos que não retornaram com a tratativa do caso para pactuação de um fluxo para o tipo de violência vinculada ao grupo temático referente ao caso pendente de integração. b) cabe à unidade vinculada às pautas temáticas de Direitos Humanos, demandar à Unidade Central da Secretaria de Estado de Educação, bem como os gestores das entidades locais receptoras, que não retornaram com informações, medidas e/ou ações realizadas sobre o caso, para pactuação de um fluxo de tratativa para o tipo de violência e grupo temático vinculado ao caso concreto. c) cabe à Unidade Central da Secretaria de Estado de Educação demandar à escola estadual (porta de entrada do caso), bem como a Superintendência Regional de Ensino e os gestores das entidades locais receptoras, que não retornaram com informações, medidas e/ou ações realizadas sobre o caso, para pactuação de um fluxo de tratativa para o tipo de violência e grupo temático vinculado ao caso concreto. d) cabe ao gestor da Superintendência Regional de Ensino e/ou ao Coordenador da inspeção escolar chamar a escola que cadastrou o caso de violência no SIMA Educação e os gestores das instituições e órgãos que não retornaram com a tratativa do caso, para pactuação de um fluxo para o tipo de violência vinculada ao grupo temático referente ao caso pendente de integração. 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21 Q913741 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023De acordo com a Resolução SEE nº 4.487, de 25/01/21, os protocolos de Inspeção Regular para a rede estadual de ensino de Minas Gerais contemplam indicadores relacionados às seguintes dimensões da gestão: a) pedagógica, curricular e financeira. b) curricular, logística e de planejamento. c) administrativa, planejamento e de pessoas. d) pedagógica, administrativa-financeira e de pessoas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
22 Q913717 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Acessibilidade, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023Ivo, pessoa com deficiência, tinha muitas dificuldades de locomoção, além de os seus familiares terem severas limitações financeiras para arcar com o custo do transporte até o hospital público mais próximo de sua residência, de modo que ele pudesse realizar o tratamento de caráter contínuo de que necessitava. Ao consultarem um advogado a respeito dos direitos de Ivo, foilhes corretamente informado que a) somente se esgotados os meios de tratamento de Ivo em sua residência será prestado atendimento no hospital público, garantidos o transporte e, se necessário, a acomodação, incluindo do acompanhante. b) ele deve ser atendido no hospital público mais próximo de sua residência, não em sua residência, de modo prioritário, considerando as pessoas sem deficiência, além de ser assegurada a gratuidade do transporte público para esse fim, incluindo o seu acompanhante. c) o tratamento deve ser efetivamente realizado no hospital público, de modo a assegurar a inclusão social de Ivo, não em sua residência, e o transporte e, se necessário, a acomodação, incluindo do acompanhante, devem ser garantidos pelo Poder Público. d) ele deve ser atendido de maneira prioritária no hospital público mais próximo de sua residência, considerando as pessoas sem deficiência, mas o custeio do transporte pelo Poder Público somente é obrigatório se houver política pública específica para esse fim. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
23 Q913723 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023O Art. 11 da Lei 13.005/14, que aprova o Plano Nacional de Educação, dispõe que: “O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino”. O parágrafo primeiro do referido artigo prevê que o Sistema Nacional de Avaliação produzirá, no máximo a cada dois anos, indicadores de a) rendimento escolar e de avaliação institucional. b) desempenho escolar e de avaliação institucional. c) rendimento escolar e de desenvolvimento institucional. d) desenvolvimento escolar e de desempenho institucional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
24 Q913726 | Direitos Humanos, Concepções doutrinárias sobre a natureza dos direitos humanos, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023“Desde a Declaração Universal, os direitos humanos são apresentados, como o próprio nome diz, como universais. No entanto, a questão do universal e do particular se deslocou e, hoje em dia, vários grupos em diferentes países questionam a universalidade dos direitos, tal como foi construída, considerando-a uma expressão do Ocidente e da tradição europeia.” Adaptado de CANDAU, Vera Maria. “Direitos humanos, educação e interculturalidade”. Revista Brasileira de Educação, n. 37, jan./abr. 2008. O trecho acima descreve uma tensão entre os seguintes dois temas conexos nas demandas sociais contemporâneas: a) humanos e não-humanos. b) direitos e deveres. c) sociedade e estado. d) igualdade e diferença. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
25 Q913735 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023A Resolução SEE nº 4.055, de 17/12/2018, que dispõe sobre o registro e a atualização de dados no Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) e a normatização do Diário Escolar Digital (DED) nas unidades das Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais, define, em relação ao SIMADE WEB, que é uma atribuição do Inspetor Escolar a) acompanhar a regularização de vida escolar, o cumprimento da progressão parcial, a autorização e inclusão de novas turmas, a realização de novas matrículas e a enturmação de estudantes. b) supervisionar, retificar, orientar e validar os registros de dados no SIMADE, sob a responsabilidade do professor de educação básica, do secretário escolar e do assistente técnico de educação básica. c) associar os docentes aos conteúdos curriculares, visando o acesso deles ao Diário Escolar Digital, da(s)respectiva(s) turma(s), realizar a configuração de Programa Pedagógico, observando a matriz curricular vigente. d) orientar os registros das informações educacionais no SIMADE pelas escolas estaduais, esclarecendo duvidas dos servidores das unidades escolares e demais equipes regionais de ensino quanto às funcionalidades do sistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
26 Q913737 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023A Avaliação de Desempenho dos Analistas Educacionais / Inspetores Escolares (ADIE) tem como finalidade o acompanhamento sistemático de desempenho do Analista Educacional / Inspetor Escolar (ANE/IE). As opções a seguir apresentam objetivos da ADIE, de acordo com a Resolução Conjunta SEPLAG/SEE nº 10.586, de 24/05/2021, à exceção de uma. Assinale-a. a) Aprimorar a implementação dos processos de Inspeção Escolar. b) Identificar e subsidiar as ações para o desenvolvimento profissional do servidor. c) Adequar o nível de acesso do ANE/IE às plataformas de gestão do sistema de ensino do estado. d) Acompanhar o cumprimento das atribuições previstas para o ANE/IE, pela Secretaria de Estado de Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
27 Q913722 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023Avalie, com base no que prevê a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, se as afirmativas a seguir estão corretas. I. O conjunto das competências específicas e habilidades definidas para o Ensino Médio concorre para o desenvolvimento das competências gerais da Educação Básica e está articulado às aprendizagens essenciais estabelecidas para o Ensino Fundamental. II. No Ensino Médio, o foco da área de Linguagens e suas Tecnologias está na ampliação da autonomia, do protagonismo e da autoria nas práticas de diferentes Linguagens. III. No Ensino Médio, com a incorporação da Filosofia e da Sociologia, a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas propõe o aprofundamento e a ampliação da base conceitual e dos modos de construção da argumentação e sistematização do raciocínio Estão corretas as afirmativas a) I e II, apenas. b) I e III, apenas c) II e III, apenas. d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
28 Q913730 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023No século XXI, a formação integral deve abranger o domínio e a habilidade no uso das novas tecnologias da informação e comunicação, as quais exercem papel fundamental em nossa sociedade atual. Nesse contexto, surge a proposta do letramento digital. Esse conceito pode ser definido como a) garantia do acesso a aparelhos eletrônicos com conexão à internet. b) alfabetização na língua materna com uso de recursos tecnológicos. c) flexibilidade comunicativa digital e a leitura crítica das informações. d) aquisição de proficiência no uso de linguagens de programação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
29 Q913731 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023Pensadores e profissionais da educação percebem um descompasso entre as juventudes contemporâneas e os modelos de instituição e de ensino, o que coloca o desafio de enfrentar e resolver esse desencaixe entre a escola e os jovens. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a base desse problema é a) o crescente desinteresse dos estudantes pelos temas tratados no ambiente escolar. b) a incompetência das instituições de ensino em responder às demandas atuais. c) o fato natural de que a juventude é um período de experimentação e irreflexão. d) a transformação dos valores e comportamentos dos jovens em relação às gerações anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
30 Q913734 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023No âmbito escolar da rede estadual de educação de Minas Gerais, a gestão integrada da Rede de Proteção e Promoção de Direitos Humanos é realizada em cinco níveis. Sobre o terceiro nível (Unidade Central da SEE), de acordo com a Resolução Conjunta SEE/SEDESE nº 8, de 10/12/2021, é correto afirmar que a) cabe ao Gestor da escola estadual chamar os responsáveis pelas instituições e/ou órgãos que não retornaram com a tratativa do caso para pactuação de um fluxo para o tipo de violência vinculada ao grupo temático referente ao caso pendente de integração. b) cabe à unidade vinculada às pautas temáticas de Direitos Humanos, demandar à Unidade Central da Secretaria de Estado de Educação, bem como os gestores das entidades locais receptoras, que não retornaram com informações, medidas e/ou ações realizadas sobre o caso, para pactuação de um fluxo de tratativa para o tipo de violência e grupo temático vinculado ao caso concreto. c) cabe à Unidade Central da Secretaria de Estado de Educação demandar à escola estadual (porta de entrada do caso), bem como a Superintendência Regional de Ensino e os gestores das entidades locais receptoras, que não retornaram com informações, medidas e/ou ações realizadas sobre o caso, para pactuação de um fluxo de tratativa para o tipo de violência e grupo temático vinculado ao caso concreto. d) cabe ao gestor da Superintendência Regional de Ensino e/ou ao Coordenador da inspeção escolar chamar a escola que cadastrou o caso de violência no SIMA Educação e os gestores das instituições e órgãos que não retornaram com a tratativa do caso, para pactuação de um fluxo para o tipo de violência vinculada ao grupo temático referente ao caso pendente de integração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro