Questões de Concursos: SEPLAG SEAPA DF

Prepare-se para a prova com questões de SEPLAG SEAPA DF de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q600232 | Agricultura, Técnico de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Em seis diferentes campos de produção de batata semente certificada ocorreram diferentes tipos de problemas fitossanitários. No primeiro campo, apareceram plantas com sintomas típicos de murchadeira causada por Ralstonia solanacearuam, com porcentagem muito baixa de plantas sintomáticas. Nos segundo e terceiro campos, apareceram sintomas bem semelhantes, inclusive na porcentagem de incidência, que foi baixa em ambos os campos, porém divergindo na severidade. No segundo campo, os sintomas típicos de viroses na forma de mosaicos somente apareceram na parte apical das plantas, enquanto, no terceiro campo, as viroses na forma de mosaicos apareceram em toda a parte vegetativa da planta. No quarto campo, ocorreram sintomas típicos do ataque de fungos transmissíveis pelo tubérculo, porém com muito baixa incidência e severidade. No quinto campo, ocorreram danos típicos do ataque de traça da batata com baixa incidência. No sexto campo, ocorreram danos em alguns tubérculos típicos do ataque da larva alfinete. Em todas os campos, as análises técnicas e científicas, inclusive laboratoriais, comprovaram a presença das pragas e doenças acima especificadas.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens de 76 a 81, acerca dos campos de produção de sementes.

A presença de danos causados pela larva alfinete, cujo adulto é o inseto conhecido como brasileirinho, no sexto campo de produção de sementes, não é indicativo para a condenação desse campo como produtor de batata semente.

82 Q750529 | Engenharia Agronômica, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Os organismos geneticamente modificados ou transgênicos estão regulamentados no Brasil desde 2005 e, apesar de controvérsias, são realidade em plantios comerciais. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

O arroz vermelho e o arroz preto são plantas daninhas da cultura do arroz de difícil controle, visto pertencerem à mesma espécie — Oryza sativa — do arroz cultivado, assim, herbicidas que controlam essas plantas daninhas também são tóxicos para a cultura. O manejo dessas plantas é feito por meio de práticas culturais e irrigação nos diferentes sistemas de cultivo da cultura. Com a utilização do arroz transgênico conhecido como arroz dourado ou golden rice, essa dificuldade inexiste, visto que é possível o manejo a partir dele com herbicidas.

83 Q599806 | Agricultura, Técnico de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

A correta identificação da praga é de suma importância para o sucesso da lavoura. Acerca da identificação e manejo de pragas de espécies agrícolas, julgue os itens de 89 a 94.

A cochonilha, que, caso não haja controle, ataca o abacaxizeiro causando murcha seguida de morte das plantas em poucos dias, é de fácil identificação em razão do quadro sintomático que as plantas apresentam.

84 Q749822 | Engenharia Agronômica, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do uso correto e seguro de agrotóxicos e afins, julgue os itens de 89 a 96.

É considerado intervalo de reentrada na lavoura, o intervalo de tempo entre a aplicação do produto e a entrada de pessoas na área tratada sem a necessidade de uso do equipamento de proteção individual. Cabe ao Ministério da Saúde estabelecer os intervalos de reentrada.

85 Q782376 | Engenharia de Alimentos, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Na panificação, os aditivos alimentares atuam corrigindo ou neutralizando deficiências da farinha de trigo, facilitando a padronização dos produtos, alterando o comportamento reológico das massas, aumentando a vida útil do produto, entre outros aspectos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

Monoglicerídios, polissorbatos e lecitina são substâncias emulsificantes de uso comum na panificação. Por terem regiões hidrofílicas e lipofílicas na mesma molécula, são capazes de formar emulsões, tornando miscíveis substâncias normalmente imiscíveis. Uma das principais vantagens quanto ao uso dessas substâncias deve-se à sua característica de ampliar a vida útil do produto, por agir, sinergicamente, com os sorbatos.

86 Q782481 | Engenharia de Alimentos, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Em relação ao destino adequado de resíduos de um abatedouro frigorífico, julgue os próximos itens.

As lagoas anaeróbias apresentam as vantagens da baixa produção de lodo biológico e de não necessitarem de aeração.

87 Q783344 | Agrimensura, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

A respeito de sensoriamento remoto e de processamento digital de imagens, julgue os itens de 86 a 95.

O modelo HSI é apropriado para o realce de imagens, uma vez que o componente de matiz H é desacoplado da informação de cor da imagem. Nesse caso, para exibição, basta converter a imagem para o formato HSI, processar o componente de matiz e converter o resultado para RGB. O conteúdo de cores da imagem não é afetado.

89 Q538648 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Nos projetos dos sistemas de saneamento básico são adotados parâmetros, coeficientes e condições de funcionamento que permitem o dimensionamento dos principais componentes desses sistemas. A compreensão do significado desses elementos de cálculo é fundamental para o bom desempenho dos sistemas projetados. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

Nos estudos para drenagem urbana, a utilização de curva IDF (intensidade, duração e frequência) permite concluir que maiores intensidades de chuva estão associadas a eventos com menor duração.

90 Q752533 | Engenharia Agronômica, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

A proteção de plantas por meio da quarentena vegetal é um programa de governo que visa prevenir a entrada e o estabelecimento de organismos exógenos hospedeiros de pragas em área indenes. A esse respeito, julgue os itens de 63 a 65.

Nos acordos de cooperação nas áreas da proteção de plantas e da quarentena vegetal com os objetivos de acelerar o transporte de plantas e de produtos vegetais e de reduzir o risco de ocorrência de pragas quarentenárias, a autoridade competente de uma parte contratante poderá, quando apropriado, e por acordo entre as partes contratantes, realizar a inspeção fitossanitária no território do Estado da outra parte contratante.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.