Questões de Concursos: SME RJ

Prepare-se para a prova com questões de SME RJ de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q472835 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

Em respeito aos processos de crescimento e desenvolvimento, a Educação Física para crianças pré-púberes deve enfatizar:

23 Q338743 | Matemática, Geometria, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Considere um trapézio ABCD retângulo em A, cuja medida do lado BC é o dobro da medida do lado AB, sendo esta a base menor do trapézio. Seja ainda M o ponto médio do lado BC e 114º a medida do ângulo D Mˆ B . Nestas condições, a medida do menor ângulo do trapézio é:

24 Q387711 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

A linguagem e as atitudes autoritárias devem ser combatidas para que possa fluir a personalidade total, que dá unidade ao trabalho de teatro. Essa idéia, baseada nos fundamentos de teatroeducação de Viola Spolin, pode ser referendada no princípio de:

25 Q334422 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Considerem-se duas ligas de ouro e cobre, a primeira com 88,5% de ouro puro e a segunda com 92%. Com a fusão de parte de ambas, deseja-se obter uma nova liga, com 90% de ouro puro. Se forem tomados 200 g da primeira, devem ser tomados, em gramas, da segunda:

26 Q591225 | Química, Professor, SME RJ, FJG

O chumbo é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como um dos elementos químicos mais perigosos para a saúde humana. No Brasil não existem parâmetros que limitem a concentração do chumbo no ar, assim como não existem normas específicas para o seu controle na atmosfera. Um átomo de chumbo tem 82 prótons e 127 nêutrons. O símbolo desse átomo e seu respectivo número atômico são:

27 Q352020 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

A Igreja Católica descobriu, no final do século XVII e no século XVIII, que a arte poderia servir para persuadir e converter. Convocaram-se artistas para grandiosas construções. Nesse período, os arquitetos usavam:

28 Q351498 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

Segundo Maria Heloisa T. Ferraz e Maria F. Fusari (Arte na Educação Escolar), conhecer as artes visuais significa:

29 Q335557 | Matemática, Geometria, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Geraldo comprou um terreno para construção e um campo para o cultivo de soja que têm, juntos, uma superfície de 1ha e 56a. O terreno custou R$ 19 200,00, e o campo R$ 14 000,00. O metro quadrado do terreno custa R$ 11,00 a mais que o do campo. Os preços dos metros quadrados do terreno e do campo são, respectivamente:

30 Q352318 | Artes, Professor, SME RJ, FJG

Uma professora de Artes Plásticas distribuiu bombons entre seus alunos, fazendo uma exigência: os alunos deveriam desembrulhar o bombom e observar os detalhes relacionados à sua forma e à composição visual da embalagem, como cor, textura, letras, desenho e sonoridade do papel. A partir das observações dos alunos, a professora trabalhou vários conceitos das artes visuais - como cor, textura, ponto e linha.

O professor pode trabalhar qualquer conceito estético a partir do cotidiano: embalagens, rótulos, fotografias, pedras, folhas. Nesta perspectiva, na organização do planejamento das aulas de Artes Plásticas, é indispensável que o professor valorize:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.