Questões de Concursos: SME RJ Prepare-se para a prova com questões de SME RJ de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SME RJ Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 31 Q352318 | Artes, Professor, SME RJ, FJGUma professora de Artes Plásticas distribuiu bombons entre seus alunos, fazendo uma exigência: os alunos deveriam desembrulhar o bombom e observar os detalhes relacionados à sua forma e à composição visual da embalagem, como cor, textura, letras, desenho e sonoridade do papel. A partir das observações dos alunos, a professora trabalhou vários conceitos das artes visuais - como cor, textura, ponto e linha. O professor pode trabalhar qualquer conceito estético a partir do cotidiano: embalagens, rótulos, fotografias, pedras, folhas. Nesta perspectiva, na organização do planejamento das aulas de Artes Plásticas, é indispensável que o professor valorize: a) o saber artístico sistematizado do aluno b) os conceitos trabalhados na série anterior c) as experiências dos alunos com a natureza e culturas d) a seqüência dos conteúdos a serem trabalhados naquela série Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 32 Q352278 | Artes, Professor, SME RJ, FJGO planejamento de um professor de Artes Plásticas, define, como objetivo geral, "desenvolver a criatividade dos alunos a partir da espontaneidade e autoliberação". Pode-se identificar nesse professor a concepção de ensino da arte como: a) atividade b) livre-expressão c) área do conhecimento d) articulação de conceitos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 33 Q473521 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJGA divisão de turmas de Educação Física em grupos homogêneos, por níveis de aptidão física, favorece o ensino de habilidades motoras e contribui para criar uma atmosfera social muito mais desejável para as aulas, o que facilita a superação dos alunos no aprendizado de movimentos. Tal organização didático-pedagógica coaduna-se com a concepção de Educação Física denominada: a) popular b) competitivista c) crítico-superadora d) crítico-emancipatória Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 34 Q352372 | Artes, Professor, SME RJ, FJGMiriam Celeste Martins, quando diz que "...cor não existe para ser fria ou quente, primária ou secundária, mas para expressar estados da alma, para construir sutis mutações ou explodir com a sua materialidade...Linha não existe para ser sinuosa, reta ou quebrada, mas para expressar tensão, fluência, devaneio, rigor." , torna claro que, no ensino das artes visuais, a técnica além de ser experimentada, existe também para: a) avaliar a compreensão dos conteúdos básicos da linguagem visual b) demonstrar a habilidade do aluno no manejo da linguagem visual c) sustentar e dar corpo às idéias que se desvelam pela linguagem visual d) exercitar o contato com os elementos que compõem a linguagem visual Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 35 Q546121 | Física, Professor, SME RJ, FJGA escala Kelvin, usada nos trabalhos científicos, é a unidade de temperatura do sistema internacional de unidades. Nessa escala, o zero corresponde ao zero absoluto, ou seja, a - 273o C. Na escala Kelvin, a temperatura da água em ebulição e a temperatura de fusão do gelo, respectivamente, são: a) 0 K e 100 K b) 100 K e 0 K c) 373 K e 273 K d) -173 K e -273 K Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 36 Q387743 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG"As três últimas décadas do século XIX constituem os primeiros 30 anos de uma nova época para a arte do teatro. Época nova em função da transformação das técnicas, da formulação dos problemas, da invenção de soluções..." (Jean Jaques Roubine) Do ponto de vista histórico e a partir desse período, a encenação firma-se como: a) arte autônoma b) reflexão filosófica c) vanguarda estética d) entretenimento sofisticado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 37 Q337649 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJAo arrumar seus livros de Matemática, um professor percebe que tem mais de 300 livros e menos de 400. Quando os amarra em pacotes de 13 livros, sobram 9. Se os amarra em pacotes de 15 livros, sobram 4. O professor tem, portanto, o seguinte número de livros: a) 308 b) 334 c) 354 d) 396 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 38 Q472492 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJGApoiando-se na tendência crítico-emancipatória, o(a) professor(a) de Educação Física, ao iniciar o ano letivo, deve apresentar aos(às) alunos(as): a) o programa do curso com as atividades programadas b) um questionário fechado para investigar suas preferências c) a lista de desportos olímpicos a serem escolhidos pelos(as) alunos(as) d) diversas possibilidades de atividades físicas para investigar suas preferências Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 39 Q472511 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJGA atividade em que as habilidades de um(a) aluno(a) são comparadas com as de outros (as); a iniciativa individual é reduzida; as táticas e as estratégias não têm lugar; e a ação direta entre os opositores (as) é inexistente, é do tipo: a) jogo b) conteste c) desporto d) brincadeira Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 40 Q335285 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJUma fração tem, como numerador, um número de dois algarismos, em que o algarismo das unidades é 9. O denominador da mesma fração é um número também de dois algarismos, em que o algarismo das dezenas é 9. Um aluno simplificou esta fração, cancelando os noves e obtendo uma fração cujo numerador é o algarismo das dezenas do numerador da fração inicial e cujo denominador é o algarismo das unidades do denominador da fração inicial. Com este erro, o aluno acertou a simplificação. Sabendo-se que a fração em questão é a menor possível, a soma de seus termos, quando escrita na forma irredutível, é: a) 5 b) 6 c) 7 d) 12 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
31 Q352318 | Artes, Professor, SME RJ, FJGUma professora de Artes Plásticas distribuiu bombons entre seus alunos, fazendo uma exigência: os alunos deveriam desembrulhar o bombom e observar os detalhes relacionados à sua forma e à composição visual da embalagem, como cor, textura, letras, desenho e sonoridade do papel. A partir das observações dos alunos, a professora trabalhou vários conceitos das artes visuais - como cor, textura, ponto e linha. O professor pode trabalhar qualquer conceito estético a partir do cotidiano: embalagens, rótulos, fotografias, pedras, folhas. Nesta perspectiva, na organização do planejamento das aulas de Artes Plásticas, é indispensável que o professor valorize: a) o saber artístico sistematizado do aluno b) os conceitos trabalhados na série anterior c) as experiências dos alunos com a natureza e culturas d) a seqüência dos conteúdos a serem trabalhados naquela série Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
32 Q352278 | Artes, Professor, SME RJ, FJGO planejamento de um professor de Artes Plásticas, define, como objetivo geral, "desenvolver a criatividade dos alunos a partir da espontaneidade e autoliberação". Pode-se identificar nesse professor a concepção de ensino da arte como: a) atividade b) livre-expressão c) área do conhecimento d) articulação de conceitos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
33 Q473521 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJGA divisão de turmas de Educação Física em grupos homogêneos, por níveis de aptidão física, favorece o ensino de habilidades motoras e contribui para criar uma atmosfera social muito mais desejável para as aulas, o que facilita a superação dos alunos no aprendizado de movimentos. Tal organização didático-pedagógica coaduna-se com a concepção de Educação Física denominada: a) popular b) competitivista c) crítico-superadora d) crítico-emancipatória Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
34 Q352372 | Artes, Professor, SME RJ, FJGMiriam Celeste Martins, quando diz que "...cor não existe para ser fria ou quente, primária ou secundária, mas para expressar estados da alma, para construir sutis mutações ou explodir com a sua materialidade...Linha não existe para ser sinuosa, reta ou quebrada, mas para expressar tensão, fluência, devaneio, rigor." , torna claro que, no ensino das artes visuais, a técnica além de ser experimentada, existe também para: a) avaliar a compreensão dos conteúdos básicos da linguagem visual b) demonstrar a habilidade do aluno no manejo da linguagem visual c) sustentar e dar corpo às idéias que se desvelam pela linguagem visual d) exercitar o contato com os elementos que compõem a linguagem visual Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
35 Q546121 | Física, Professor, SME RJ, FJGA escala Kelvin, usada nos trabalhos científicos, é a unidade de temperatura do sistema internacional de unidades. Nessa escala, o zero corresponde ao zero absoluto, ou seja, a - 273o C. Na escala Kelvin, a temperatura da água em ebulição e a temperatura de fusão do gelo, respectivamente, são: a) 0 K e 100 K b) 100 K e 0 K c) 373 K e 273 K d) -173 K e -273 K Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
36 Q387743 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG"As três últimas décadas do século XIX constituem os primeiros 30 anos de uma nova época para a arte do teatro. Época nova em função da transformação das técnicas, da formulação dos problemas, da invenção de soluções..." (Jean Jaques Roubine) Do ponto de vista histórico e a partir desse período, a encenação firma-se como: a) arte autônoma b) reflexão filosófica c) vanguarda estética d) entretenimento sofisticado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
37 Q337649 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJAo arrumar seus livros de Matemática, um professor percebe que tem mais de 300 livros e menos de 400. Quando os amarra em pacotes de 13 livros, sobram 9. Se os amarra em pacotes de 15 livros, sobram 4. O professor tem, portanto, o seguinte número de livros: a) 308 b) 334 c) 354 d) 396 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
38 Q472492 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJGApoiando-se na tendência crítico-emancipatória, o(a) professor(a) de Educação Física, ao iniciar o ano letivo, deve apresentar aos(às) alunos(as): a) o programa do curso com as atividades programadas b) um questionário fechado para investigar suas preferências c) a lista de desportos olímpicos a serem escolhidos pelos(as) alunos(as) d) diversas possibilidades de atividades físicas para investigar suas preferências Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
39 Q472511 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJGA atividade em que as habilidades de um(a) aluno(a) são comparadas com as de outros (as); a iniciativa individual é reduzida; as táticas e as estratégias não têm lugar; e a ação direta entre os opositores (as) é inexistente, é do tipo: a) jogo b) conteste c) desporto d) brincadeira Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
40 Q335285 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJUma fração tem, como numerador, um número de dois algarismos, em que o algarismo das unidades é 9. O denominador da mesma fração é um número também de dois algarismos, em que o algarismo das dezenas é 9. Um aluno simplificou esta fração, cancelando os noves e obtendo uma fração cujo numerador é o algarismo das dezenas do numerador da fração inicial e cujo denominador é o algarismo das unidades do denominador da fração inicial. Com este erro, o aluno acertou a simplificação. Sabendo-se que a fração em questão é a menor possível, a soma de seus termos, quando escrita na forma irredutível, é: a) 5 b) 6 c) 7 d) 12 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro