Questões de Concursos: SME SP Prepare-se para a prova com questões de SME SP de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SME SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q327466 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental Prova 1, SME SP, FCCConhecer é captar e interpretar a realidade (...) se conhecer é captar e interpretar a realidade, nós podemos tanto captar errado como entender errado, o que significa que faz parte da idéia de conhecer duas outras noções. O conhecer correto/certo, ter a certeza e o erro fazem parte do processo de conhecimento, não existe processo de conhecimento sem incertezas e erros. Segundo Mario Sergio Cortella, fazem parte do processo de conhecimento o a) acerto e o erro. b) método certo a ser ensinado. c) trabalho do professor em escolher certo os conteúdos. d) entender certo e a certeza do significado do conhecimento adquirido. e) modo como o aluno abstrai o conhecimento e as dificuldades encontradas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 12 Q321917 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVSobre a presença de personagens negros em livros de literatura e didáticos, analise as afirmativas a seguir. I. A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura. II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro. III. A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano. Está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 13 Q379808 | Biologia, Citologia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm uma célula que produz proteínas para serem exportadas, o caminho percorrido pelos polipeptídeos, do local de síntese até o meio extracelular é a) cromossomos, envoltório nuclear, complexo golgiense e matriz extracelular. b) vacúolo contrátil, retículo endoplasmático rugoso e proteoma. c) ribossomos, retículo endoplasmático liso, lisossomos e proteoma. d) retículo endoplasmático rugoso, complexo golgiense e membrana plasmática. e) matriz nuclear, complexo golgiense e retículo endoplasmático rugoso. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 14 Q351501 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSobre a recepção nas ambientações artísticas do tipo performances, happenings e instalações, pode-se afirmar que o receptor está diante de obras que a) visam a contemplação ativa do olhar e a significação se dá unicamente em termos da visualidade. b) despertam o corpo do receptor e a produção da significação pode ser prejudicada pela falta de conhecimento sobre a poética pessoal do artista. c) visam uma convocação multissensorial e a significação é produzida na apreensão sinestésica. d) provocam apreensão sinestésica no receptor e a construção da significação exige uma familiaridade com os códigos da linguagem. e) necessitam de uma mediação estética e a significação ocorre pela participação do público com perguntas sobre a temática da obra. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 15 Q387684 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCPara Ana Mae Barbosa, arte-educação é uma a) área dos cursos universitários responsável pela preparação dos professores de arte e, portanto, visa capacitar para a compreensão dos objetivos e metodologias do ensino de artes visuais, música, teatro e dança. b) designação para o campo de trabalho de educadores que desenvolvem processos educativos em arte para crianças e adolescentes. c) designação que serve para garantir que a arte seja exigida e definida como uma matéria, uma disciplina igual às outras no currículo. d) expressão que a partir dos anos setenta e oitenta rompe com a livre-expressão como objetivo no ensino de arte e, portanto, oficializa a proposta triangular nas escolas. e) certa epistemologia da arte e, portanto, é a investigação dos modos pelos quais se aprende arte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 16 Q323219 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA respeito do documento “Currículo integrador da infância paulistana”, analise o fragmento a seguir. “Ao tratar de experiências e _____ no Currículo Integrador da infância paulistana é fundamental que as Unidades Educacionais trabalhem as múltiplas ______ para além das tradicionalmente valorizadas na escola como _____ e _____, e que reconheçam as experiências reais obtidas por meio _____ e de descobertas sensoriais e estéticas dos bebês e das crianças.” Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima. a) exercícios – habilidades – a escrita - as artes – das repetições b) vivências – linguagens – a escrita - a matemática – da pesquisa c) práticas – facetas – a escrita - a matemática – da pesquisa d) vivências – linguagens – as artes - a música – da pesquisa e) interesses – habilidades – a escrita - a matemática – das repetições Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 17 Q381756 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA disputa entre Galileu Galilei e a Igreja mantém-se como um dos símbolos históricos do conflito entre razão e dogma, ciência e fé. Em 1992, o Papa João Paulo II proferiu a declaração à Academia Pontifícia de Ciências, reconhecendo o erro cometido 359 anos antes, quando Galileu foi forçado a retratar-se e a viver confinado por desafiar os ensinamentos da Igreja Católica Romana, os quais baseavam-se no a) heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Aristóteles e Ptolomeu. b) heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton. c) heliocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico. d) geocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton. e) geocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 18 Q387753 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSegundo Maria Fusari e M. Heloisa Ferraz, quanto aos procedimentos de ensino e aprendizagem, será preciso que as aulas de Arte sigam orientações que propiciem a) o fazer artístico e a apreciação de obras visuais, sonoras e cênicas, com atividades incorporadas às datas comemorativas do calendário escolar para oportunizar aos alunos a reelaboração da cultura artística vivida pela humanidade. b) o aprender a fazer e a analisar produções artísticas e estéticas visuais, sonoras, e cênicas, de tal maneira que os alunos apresentem progressos em seu saber artístico e estético nas dimensões técnica, inventiva, representacional e expressiva do mundo por eles conhecido. c) o aprender a fazer e contextualizar produções artísticas visuais, sonoras, e cênicas, de tal maneira que os alunos apresentem progressos em suas faculdades cognitivas, imaginativas, técnicas e de memória. d) o fazer artístico com atividades de releitura de produções artísticas visuais, sonoras e cênicas, que proponham a integração do saber artístico e estético com os demais componentes curriculares, para possibilitar os alunos a utilizar os conhecimentos em arte e mostrar suas habilidades. e) o aprender a fazer e a fruição de produções visuais, sonoras e cênicas com atividades de leitura comparativa para que os alunos apresentem progressos na aprendizagem de ver, descrever e julgar obras de arte em aliança com comportamentos apreciativos como empatia, distanciamento ou fusão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 19 Q352033 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCConsidere as afirmações abaixo. I. Permite o registro para que a execução de uma peça musical possa ser corrigida, aperfeiçoada e executada. II. Serve como apoio para a repetição e execução de obras musicais. III. Torna a música mais compreensível, ao apresentar o seu lado matemático, ajudando a perceber sua estrutura e organização. IV. Auxilia no ouvir e acompanhamento musical consciente. Trata-se de: a) escala musical. b) pauta musical. c) notação musical. d) partitura musical tradicional. e) notas musicais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 20 Q473847 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVSegundo Soares et al. (2012), diversos jogos apresentam gestos e estruturas semelhantes à dos jogos desportivos. Com base nesse ponto, assinale a afirmativa correta. a) A transferência de gestos motores faz com que os jogos favoreçam o aprendizado seguinte. b) Esses jogos devem ser utilizadas no desenvolvimento das habilidades dos jogos desportivos. c) Essa abordagem representa a criação de classificações ?pré-esportivas?, o que não é adequado. d) Esses jogos são etapas na direção dos jogos esportivos. e) As diferenças técnico-táticas, apesar das similaridades, impedem a transferência do aprendizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
11 Q327466 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental Prova 1, SME SP, FCCConhecer é captar e interpretar a realidade (...) se conhecer é captar e interpretar a realidade, nós podemos tanto captar errado como entender errado, o que significa que faz parte da idéia de conhecer duas outras noções. O conhecer correto/certo, ter a certeza e o erro fazem parte do processo de conhecimento, não existe processo de conhecimento sem incertezas e erros. Segundo Mario Sergio Cortella, fazem parte do processo de conhecimento o a) acerto e o erro. b) método certo a ser ensinado. c) trabalho do professor em escolher certo os conteúdos. d) entender certo e a certeza do significado do conhecimento adquirido. e) modo como o aluno abstrai o conhecimento e as dificuldades encontradas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
12 Q321917 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVSobre a presença de personagens negros em livros de literatura e didáticos, analise as afirmativas a seguir. I. A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura. II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro. III. A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano. Está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
13 Q379808 | Biologia, Citologia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm uma célula que produz proteínas para serem exportadas, o caminho percorrido pelos polipeptídeos, do local de síntese até o meio extracelular é a) cromossomos, envoltório nuclear, complexo golgiense e matriz extracelular. b) vacúolo contrátil, retículo endoplasmático rugoso e proteoma. c) ribossomos, retículo endoplasmático liso, lisossomos e proteoma. d) retículo endoplasmático rugoso, complexo golgiense e membrana plasmática. e) matriz nuclear, complexo golgiense e retículo endoplasmático rugoso. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
14 Q351501 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSobre a recepção nas ambientações artísticas do tipo performances, happenings e instalações, pode-se afirmar que o receptor está diante de obras que a) visam a contemplação ativa do olhar e a significação se dá unicamente em termos da visualidade. b) despertam o corpo do receptor e a produção da significação pode ser prejudicada pela falta de conhecimento sobre a poética pessoal do artista. c) visam uma convocação multissensorial e a significação é produzida na apreensão sinestésica. d) provocam apreensão sinestésica no receptor e a construção da significação exige uma familiaridade com os códigos da linguagem. e) necessitam de uma mediação estética e a significação ocorre pela participação do público com perguntas sobre a temática da obra. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
15 Q387684 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCPara Ana Mae Barbosa, arte-educação é uma a) área dos cursos universitários responsável pela preparação dos professores de arte e, portanto, visa capacitar para a compreensão dos objetivos e metodologias do ensino de artes visuais, música, teatro e dança. b) designação para o campo de trabalho de educadores que desenvolvem processos educativos em arte para crianças e adolescentes. c) designação que serve para garantir que a arte seja exigida e definida como uma matéria, uma disciplina igual às outras no currículo. d) expressão que a partir dos anos setenta e oitenta rompe com a livre-expressão como objetivo no ensino de arte e, portanto, oficializa a proposta triangular nas escolas. e) certa epistemologia da arte e, portanto, é a investigação dos modos pelos quais se aprende arte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
16 Q323219 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA respeito do documento “Currículo integrador da infância paulistana”, analise o fragmento a seguir. “Ao tratar de experiências e _____ no Currículo Integrador da infância paulistana é fundamental que as Unidades Educacionais trabalhem as múltiplas ______ para além das tradicionalmente valorizadas na escola como _____ e _____, e que reconheçam as experiências reais obtidas por meio _____ e de descobertas sensoriais e estéticas dos bebês e das crianças.” Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima. a) exercícios – habilidades – a escrita - as artes – das repetições b) vivências – linguagens – a escrita - a matemática – da pesquisa c) práticas – facetas – a escrita - a matemática – da pesquisa d) vivências – linguagens – as artes - a música – da pesquisa e) interesses – habilidades – a escrita - a matemática – das repetições Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
17 Q381756 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA disputa entre Galileu Galilei e a Igreja mantém-se como um dos símbolos históricos do conflito entre razão e dogma, ciência e fé. Em 1992, o Papa João Paulo II proferiu a declaração à Academia Pontifícia de Ciências, reconhecendo o erro cometido 359 anos antes, quando Galileu foi forçado a retratar-se e a viver confinado por desafiar os ensinamentos da Igreja Católica Romana, os quais baseavam-se no a) heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Aristóteles e Ptolomeu. b) heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton. c) heliocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico. d) geocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton. e) geocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
18 Q387753 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSegundo Maria Fusari e M. Heloisa Ferraz, quanto aos procedimentos de ensino e aprendizagem, será preciso que as aulas de Arte sigam orientações que propiciem a) o fazer artístico e a apreciação de obras visuais, sonoras e cênicas, com atividades incorporadas às datas comemorativas do calendário escolar para oportunizar aos alunos a reelaboração da cultura artística vivida pela humanidade. b) o aprender a fazer e a analisar produções artísticas e estéticas visuais, sonoras, e cênicas, de tal maneira que os alunos apresentem progressos em seu saber artístico e estético nas dimensões técnica, inventiva, representacional e expressiva do mundo por eles conhecido. c) o aprender a fazer e contextualizar produções artísticas visuais, sonoras, e cênicas, de tal maneira que os alunos apresentem progressos em suas faculdades cognitivas, imaginativas, técnicas e de memória. d) o fazer artístico com atividades de releitura de produções artísticas visuais, sonoras e cênicas, que proponham a integração do saber artístico e estético com os demais componentes curriculares, para possibilitar os alunos a utilizar os conhecimentos em arte e mostrar suas habilidades. e) o aprender a fazer e a fruição de produções visuais, sonoras e cênicas com atividades de leitura comparativa para que os alunos apresentem progressos na aprendizagem de ver, descrever e julgar obras de arte em aliança com comportamentos apreciativos como empatia, distanciamento ou fusão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
19 Q352033 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCConsidere as afirmações abaixo. I. Permite o registro para que a execução de uma peça musical possa ser corrigida, aperfeiçoada e executada. II. Serve como apoio para a repetição e execução de obras musicais. III. Torna a música mais compreensível, ao apresentar o seu lado matemático, ajudando a perceber sua estrutura e organização. IV. Auxilia no ouvir e acompanhamento musical consciente. Trata-se de: a) escala musical. b) pauta musical. c) notação musical. d) partitura musical tradicional. e) notas musicais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
20 Q473847 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVSegundo Soares et al. (2012), diversos jogos apresentam gestos e estruturas semelhantes à dos jogos desportivos. Com base nesse ponto, assinale a afirmativa correta. a) A transferência de gestos motores faz com que os jogos favoreçam o aprendizado seguinte. b) Esses jogos devem ser utilizadas no desenvolvimento das habilidades dos jogos desportivos. c) Essa abordagem representa a criação de classificações ?pré-esportivas?, o que não é adequado. d) Esses jogos são etapas na direção dos jogos esportivos. e) As diferenças técnico-táticas, apesar das similaridades, impedem a transferência do aprendizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro