Questões de Concursos: Secretaria Municipal do Planejamento

Prepare-se para a prova com questões de Secretaria Municipal do Planejamento de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q390072 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento

Com intuito de catequizar e mudar a vida dos povos indígenas, os jesuítas chegaram em 1607. Fundaram várias aldeias e missões, tais como Caucaia, Paupina e Pavuna. No entanto, só foi em 1620 que, de fato, se concretizou a conquista esperada por Portugal. O nome do colonizador era:

22 Q390162 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento

No início da ocupação e da colonização do Ceará, sua principal característica era a atividade pastoril. Nesse momento, os colonizadores buscaram os índios nativos, impondo-lhes a sua maneira de viver e trabalhar. Os índios resistiram à escravidão e muitos fugiram para regiões mais distantes, longe do alcance dos portugueses. Apesar da luta e resistência dos nativos, muitos ainda foram escravizados, sendo utilizados, em sua maioria, como mão de obra:

23 Q484082 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento

Assinale a alternativa que apresenta, de forma CORRETA, o conceito do termo paisagem para a ciência geográfica.

24 Q483373 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento

Os pontos cardeais são muito utilizados na cartografia para orientar o posicionamento de uma determinada feição mapeada. Assinale a opção CORRETA, em que os pontos cardeais também são denominados de Oriente e Ocidente.

25 Q326209 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento

A escola, como local de trabalho, é a expressão micro da totalidade do contexto social e histórico em que o professor exerce com plenitude sua ação como ser de transformação. Pimenta (2002) distingue quatro saberes que são primordiais para o desempenho da atividade docente. Aquele que enfoca que o ensinar é uma prática educativa que tem diferentes e diversas direções de sentido na formação humana é o saber:

26 Q389926 | História, Ceará CE, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento

A estiagem forçou mais de cem mil sertanejos a migrarem para a capital em busca de auxílio - a cidade em 1877, note-se, possuía aproximadamente trinta mil habitantes! (FARIAS, Airton de; BRUNO, Artur. Fortaleza uma breve história, pág. 80). No final do século XIX para o XX, o estado sofreu várias secas que ficaram marcadas na história e na vida dos cearenses. Como a capital estava se urbanizando, as medidas de combate às secas tiveram uma relação mais direta com a remodelação de Fortaleza. Estamos falando, entre outras medidas:

27 Q325741 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento

Luckesi (2011) adverte que o currículo, num processo educativo escolar, é somente o mediador da formação do educando, nunca a finalidade da escola. Com base nessa assertiva, pode-se afirmar.

28 Q326457 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento

Ensinar é uma atividade interativa mediada pelo entendimento discursivo entre o professor, os alunos e o conhecimento. Em relação à ética do professor em sala de aula, pode-se inferir.

30 Q390266 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento

Durante o Regime Militar, a política local era diretamente ligada a fazendeiros e donos de terra que usavam do poder aquisitivo para entrar na política e depois se manter com a troca de favores com a comunidade. Tal prática ficou conhecida como coronelismo. Tasso Jereissati, jovem empresário na disputa pelo governo do estado, “denuncia”, em seus discursos, que os coronéis têm uma política tradicional atrasada. Nesse sentido, ele se refere a três coronéis:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.