Questões de Concursos: Secretaria da Educação CE

Prepare-se para a prova com questões de Secretaria da Educação CE de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q374876 | Português, Literatura, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

A geração de 1930 vive um período de tensão e de crise e busca uma estabilização das conquistas modernas. Analise as afirmações sobre os poetas brasileiros dessa geração e sua produção.

I. Carlos Drummond de Andrade: as diferentes fases de sua poesia refletem a evolução de seu pensamento. Era também contista e cronista.

II. Jorge de Lima: sua poesia evoluiu de realista para uma poesia religiosa, mística, e então surrealista.

III. Vinicius de Morais: sua poesia evoluiu de católica para uma poesia erótica onde a presença da mulher é constante.

IV. Cecília Meireles: vem do Parnasianismo e filia-se ao Modernismo de segunda fase, quer pelo espiritualismo, quer pela forma, quer pela harmonia de seus versos.

É correto apenas o que se afirma em

32 Q374986 | Português, Literatura, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Considerando o Romantismo da primeira metade do século XIX e o Realismo no Brasil, atente para os itens listados a seguir e escreva, nos parênteses, 1 para as características do Romantismo e 2 para as características do Realismo.

( ) Objetividade e compromisso com a verdade narrada com imparcialidade e impessoalidade diante dos fatos narrados e dos seres que inventa para viver esses fatos.

( ) O escritor preocupa-se com o seu momento histórico, presente.

( ) O escritor dá grande destaque ao passado.

( ) Observação impessoal e objetiva da realidade.

( ) Autêntica subjetividade e fantasia.

( ) Linguagem simples, preferência por períodos curtos, com clareza e harmonia, observando a correção gramatical, retratando fielmente os personagens.

A sequência correta, de cima para baixo, é

33 Q474512 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Capoeira é uma das práticas corporais mais presentes no Brasil. Sua importância também é notada por ter sido, em 2008, considerada patrimônio nacional. No que diz respeito a essa prática, é INCORRETO afirmar que

34 Q374504 | Português, Literatura, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Sobre os aspectos étnicos e raciais na literatura brasileira,

I. a presença do negro na literatura brasileira não escapa ao tratamento marginalizador que, desde as instâncias fundadoras, marca a etnia no processo de construção da sociedade brasileira.

II. a matéria negra, embora só ganhe presença mais significativa a partir do século XIX, surge na literatura brasileira desde o século XVI, nos versos satíricos e demolidores de Gregório de Matos.

III. evidenciam-se, na trajetória do negro no discurso literário nacional, dois posicionamentos: a condição negra como objeto, numa visão distanciada do escritor sobre o negro (Bernardo Guimarães e Castro Alves, no Romantismo; Aluísio de Azevedo e Adolfo Caminha, no Realismo, por exemplo) e o negro como sujeito, numa atitude compromissada do escritor negro (Luiz Gama no Romantismo; Cruz e Souza no Simbolismo: Lima Barreto no Prémodernismo).

IV. Na terceira geração romântica brasileira, os poetas interessam-se mais pela idealização amorosa, em um sentimentalismo exacerbado, do que pelo conflito entre liberdade e escravidão, que atingia a sociedade da época.

V. Desde os anos de 1970, a designação literatura negra, tal como vem sendo utilizada no Brasil e em outros países da América, vincula-se à uma literatura feita por negros ou por descendentes assumidos de negros e emerge no bojo de uma situação histórica dada, configuradora da reivindicação pelos negros de determinados valores caracterizadores de uma identidade própria.

É correto apenas o que se afirma em

35 Q390333 | História, História Geral, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

“Bizâncio” e “Império Bizantino” são termos convencionais, utilizados por estudiosos modernos e contemporâneos, para referir-se à continuação do Império Romano no Oriente. No que concerne aos dois termos analise as seguintes afirmações:

I. O termo “bizantino” deriva de “Byzantion”, antigo assentamento helênico que o imperador Constantino, à procura de um segundo centro para o Império, decidiu urbanizar e atribuir ao lugar o seu próprio nome “Constantinopla”.

II. Os árabes e otomanos chamavam os bizantinos “rum”, isto é, romanos, mas Carlos Magno, considerando-se como único sucessor dos antigos imperadores romanos, designava-os como “gregos”.

III. Nas fontes medievais, é possível encontrar a palavra “bizantino”, algumas vezes, para indicar apenas os habitantes da capital imperial.

É correto o que se afirma somente em

36 Q474469 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Assinale a opção em que a modalidade de esporte coletivo está corretamente relacionada com seus principais fundamentos.

37 Q338333 | Matemática, Cálculo Aritmético, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Sejam u e v funções reais de variável real definidas por u(x) = sen(3x) e v(x) = 3sen(x). Se a é o maior valor que v pode assumir e b é o menor valor que u pode assumir, então, o produto a.b é igual a

38 Q593227 | Química, Reações, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

O odor e o sabor do etanoato de 3-metilpentila são semelhantes aos da banana, e os do propanoato de isobutila, aos do rum. Assinale a opção que apresenta correta e respectivamente suas fórmulas moleculares, função orgânica a que elas pertencem e o tipo de isomeria constitucional existentes nessas substâncias.

39 Q374599 | Português, Literatura, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Embora não exista uma divisão única e estanque em relação às manifestações da literatura brasileira, em uma visão panorâmica, é correto afirmar que

40 Q594883 | Química, Elementos Químicos, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Os sólidos estão divididos em duas grandes categorias: sólidos cristalinos e sólidos amorfos. Por sua vez os sólidos cristalinos podem ser iônicos, covalentes ou metálicos. Analise as proposições abaixo, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os sólidos amorfos, líquidos superresfriados ou vidros apresentam partículas dispostas desordenadamente.

( ) O diamante apresenta ligações com orbitais sp2 e o grafite apresenta ligações com orbitais sp3.

( ) O dióxido de silício é um sólido covalente porque cada átomo de oxigênio está ligado a dois átomos de silício.

( ) Nos sólidos metálicos existe uma rede em que os pontos reticulares estão ocupados por íons unidos por ligações do tipo metálico não direcionais.

( ) Gelo e dióxido de carbono são exemplos de sólidos moleculares porque possuem unidades moleculares discretas com ligações dipolares ou de hidrogênio.

A sequência correta, de cima para baixo, é

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.