Questões de Concursos: Secretaria da Educação CE

Prepare-se para a prova com questões de Secretaria da Educação CE de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q484128 | Geografia, Meio Ambiente, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

A camada pré-sal no Brasil fica abaixo de uma extensa camada rochosa, posicionada abaixo do substrato marinho e que guarda grandes reservas de petróleo. Atente para o que se diz a seguir sobre essa camada e as reservas de petróleo que ela abriga.

I. Está presente nos estados de Santa Catarina e Espírito Santo, e também nas bacias sedimentares de Santos e Campos.

II. A extração de óleo do pré-sal tem se demonstrado inviável e ineficiente nos últimos anos, e ainda é pequeno o volume de petróleo extraído, devido às limitações técnicas e o elevado custo de exploração.

III. O avanço e consolidação das tecnologias e o conhecimento geológico aumentaram a eficiência da exploração de petróleo nesta região.

IV. A exploração de petróleo no pré-sal brasileiro é cada vez mais low cost, fato que pode deixar o nosso petróleo mais competitivo no mercado internacional.

Está correto somente o que se afirma em

52 Q474357 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Os fatores psicomotores devem ser de conhecimento dos professores que atuam com a abordagem psicomotora. Além dos fatores, existem os subfatores psicomotores, dentre os quais existe um denominado sincinesia, que é um movimento

53 Q384308 | Biologia, Genética, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Considerando o cruzamento Aa Bb x Aa bb, é correto afirmar que a fração da prole que terá o fenótipo recessivo para, pelo menos, um gene é

54 Q321897 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

O currículo escolar é um dos mecanismos que compõem o caminho que nos torna o que somos. Nesse sentido, atente para as seguintes afirmações:

I. O currículo escolar é um campo importante da política cultural, porquanto, é um lugar de circulação das narrativas, além de lugar privilegiado dos processos de subjetivação e da socialização dirigida.

II. O currículo escolar é um instrumento que pode nos contar muitas histórias sobre indivíduos, grupos, sociedades, culturas, tradições, e histórias que relatam como as coisas são ou como deveriam ser.

III. O currículo e seus componentes constituem um conjunto articulado de saberes, regidos por uma determinada ordem, em que estão em luta diferentes visões de mundo.

IV. É intenção curricular a concretização de um projeto de indivíduo para um projeto de sociedade, que independe do projeto políticopedagógico da escola.

Está correto o que se afirma em

55 Q794754 | Filosofia, Filosofia, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

A filosofia teórica de John Locke teve ampla influência na reflexão racional sobre o empirismo e o racionalismo. Considerando a teoria do conhecimento humano na filosofia de John Locke, assinale a afirmação FALSA.

56 Q390334 | História, Educação em História, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Leia atentamente o seguinte excerto:

“A apreensão das noções de tempo histórico em suas diversidades e complexidades pode favorecer a formação do estudante como cidadão, aprendendo a discernir os limites e possibilidades de sua atuação, na permanência ou na transformação da realidade histórica em que vive”.

(Grifo do autor) BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. MEC, p.25.

Das competências que se espera de um aluno do Ensino Médio em relação ao componente curricular de História apresentadas a seguir, assinale a opção que corresponde à competência que se refere à formação cidadã.

57 Q383823 | Biologia, Genética, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

As variáveis que podem ser utilizadas para definir a biodiversidade são as seguintes:

58 Q390387 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

As décadas de 1930 e 1940 foram marcadas por uma efervescência política no Brasil, pois, nesse período,

59 Q390375 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

O suicídio de Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954, teve uma grande repercussão na história do Brasil republicano. No que concerne a esse episódio, assinale a afirmação verdadeira.

60 Q483983 | Geografia, Meio Ambiente, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Os corredores de biodiversidade ou corredores ecológicos, foram regulamentados no Brasil no início dos anos 2000, como uma tentativa de mitigar os efeitos das ações antrópicas no meio ambiente.

Acerca desse assunto, analise as seguintes afirmações:

I. Os corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas.

II. Um dos objetivos desse sistema é proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal.

III. A movimentação de animais nesses corredores pode permitir a recolonização de áreas degradadas, conciliando a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento ambiental na região.

Está correto o que se afirma em

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.