Questões de Concursos: Secretaria da Educação CE

Prepare-se para a prova com questões de Secretaria da Educação CE de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q474254 | Educação Física, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

No que tange ao processo histórico da Educação Física na escola, assinale a afirmação verdadeira.

62 Q390294 | História, História Geral, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Considerando a cena cultural no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, analise as seguintes afirmações:

I. Os anos 60 se caracterizam como um período agitado: por um lado há uma explosão de criatividade e participação da juventude; por outro, uma repressão institucional, com censura, que chega ao auge a partir de 1968 com o endurecimento do regime militar após o AI-5.

II. Apesar da centralização, no Rio e em São Paulo, das grandes redes de televisão, surgidas na década de 60, há uma produção cultural expressa através de artistas de outros locais nos anos 60 e 70, tais como o Tropicalismo, o Clube da Esquina, os Novos Baianos, o Pessoal do Ceará, etc.

III. Esteve inicialmente restrita ao Sudeste, mas após a criação da TV globo e a formação de sua rede de emissoras afiliadas, após 1965, ganhou força o regionalismo e deu voz às diversidades e aos grupos sociais excluídos e opositores do governo.

Está correto que se afirma em

63 Q390395 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Leia atentamente os seguintes excertos: “A Lei de terras decretada no Brasil em 1850 proibia a aquisição de terras públicas através de qualquer outro meio que não fosse a compra, colocando um fim às formas tradicionais de adquirir terras mediante posse e mediante doações da Coroa”; COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à República: momentos decisivos,7. ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP,1999, p.171. “Abolido o trabalho escravo, praticamente em nenhuma parte houve modificações de real significação na forma de organização da produção e mesmo na distribuição da renda”.

FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1967, p. 149.

Relacionando-se os excertos acima aos resultados do processo de abolição da escravatura no Brasil, podese afirmar com precisão que

64 Q384214 | Biologia, Biologia Celular, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Sobre os processos celulares utilizados para obtenção de energia, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) A fermentação ocorre no citosol e converte piruvato em ácido láctico ou etanol.

( ) A fosforilação oxidativa, realizada nas mitocôndrias, desenvolveu-se após o surgimento do oxigênio atmosférico.

( ) A fermentação aproveita apenas 20 kcal/mol das 690 kcal/mol presentes na glicose.

( ) Na respiração celular, os transportadores reduzem-se na oxidação do piruvato e na cadeia transportadora de elétrons e depois são oxidados no ciclo do ácido cítrico.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

65 Q328485 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

A escola é uma instituição utilizada pela sociedade para oferecer, aos membros das novas gerações, as experiências de aprendizagem que lhes permitam incorporar-se a essa sociedade ativa e criticamente. A escola assim entendida, determina que a escolarização seja considerada

66 Q473901 | Educação Física, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Surgindo de uma necessidade do estado, o Movimento Ginástico Europeu reformulou a sociedade europeia, difundindo preceitos higienistas, nacionalistas, pedagógicos e morais por meio da prática da Ginástica. No que se refere ao processo de difusão do movimento ginástico, é correto afirmar que

67 Q474173 | Educação Física, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

Dentre os diversos métodos existentes para o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos, encontra-se o Método dos Jogos Esportivos Modificados. Atente para o que se afirma a seguir a respeito desse método e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso:

( ) O princípio fundamental é que os jogos modificados devem ser desenvolvidos sempre dos mais simples para os mais complexos, solicitando uma alta expectativa do aluno e garantindo uma intensidade máxima de prazer e participação.

( ) Os objetivos principais do aprendizado dos jogos modificados são o aperfeiçoamento da técnica motora, o domínio do material do jogo e o ensino do comportamento tático.

( ) Os jogos modificados se baseiam na abordagem da compreensão dos jogos em que todos podem participar na tomada de decisões; o ensino progride através da tática de jogo, ao invés das habilidades técnicas.

( ) Os jogos são denominados modificados por apresentarem uma forma diluída do jogo principal; podem ser competitivos ou cooperativos e são recomendados em qualquer nível de escolaridade.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

68 Q322266 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

A tecnologia informática tem-se tornado presente no quotidiano das escolas e no desenvolvimento do processo ensino–aprendizagem. Diversos estudiosos constataram que a inserção desta tecnologia contribui para a expansão das formas habituais de utilização de recursos materiais no trabalho dos professores em sala de aula. De todos os tópicos presentes no currículo da Matemática Básica, a geometria é o que tem experimentado as maiores e mais profundas transformações da tecnologia informática. O termo Geometria Dinâmica tem sido comumente usado para designar softwares geométricos, utilizando programas interativos que permitem a criação e a manipulação de figuras geométricas a partir de suas propriedades. Atente para o que se afirma a seguir sobre aspectos da tecnologia informática, com especial atenção na geometria dinâmica.

I. A geometria dinâmica deve ser vista como referência para uma nova geometria.

II. O manuseio dos softwares da geometria dinâmica pode ser usado para instigar os alunos a explicar o porquê da verdade de certas conjecturas, de forma intuitiva, tornando desnecessárias as demonstrações formais.

III. A integração de métodos visuais com métodos geométricos formais, comuns nos programas de geometria dinâmica, contribui para a construção e domínio do conhecimento geométrico pelo aluno.

IV. As potencialidades dos softwares de geometria dinâmica são algumas das mais importantes características, contribuindo para o enriquecimento do processo ensinoaprendizagem da geometria, bem como com a valorização do conhecimento matemático e sua construção.

Assinale a opção que corresponde ao número de afirmações, dentre as quatro apresentadas acima, apropriadas e adequadas no contexto do uso de tecnologias informáticas no processo de ensino aprendizagem, como aqui focalizado.

69 Q474078 | Educação Física, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

O Atletismo se insere no conteúdo Esportes e deve ser apresentado aos alunos nas aulas de Educação Física Escolar. São provas de atletismo apresentadas no conteúdo Esportes:

70 Q795178 | Filosofia, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

De acordo com Locke, um homem renuncia ao estado de natureza e ingressa na sociedade política porque
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.