A Educação tem sido cada vez mais considerada uma área-chave para enfrentar os problemas sociais da humanidade. Diante disso, o conceito de Educação tem sido ampliado e adjetivado: já não se restringe mais ao processo de ensino-aprendizagem no interior de unidades escolares formais e pode ser categorizado em educação formal, não formal e informal. Para Maria da Glória Gohn, a educação não formal é a categoria central de trabalho de um educador social, já que:
a) tem como método básico a vivência e a reprodução do conhecido, a reprodução da experiência segundo os modos e as formas como foi apreendida e codificada;
b) os resultados acontecem a partir do desenvolvimento do senso comum nos indivíduos, senso este que orienta suas formas de pensar e agir espontaneamente;
c) socializa os indivíduos, desenvolve hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e de se expressar no uso da linguagem, segundo valores e crenças de grupos que frequentam ou a que pertençam por herança, desde o nascimento;
d) tem foco na aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, normalizados por leis, dentre os quais destacam-se o de formar o indivíduo como um cidadão ativo, desenvolver habilidades e competências várias, fortalecer a criatividade, a percepção e a motricidade;
e) possui metodologias concebidas a partir da problematização da vida cotidiana; os conteúdos emergem com base nos temas que se colocam como necessidades, carências, desafios, obstáculos ou ações empreendedoras a serem realizadas, e não são dados a priori, mas geralmente construídos no processo.